Castelo Neuschwanstein: dicas essenciais para sua visita

16 de agosto de 2018 10 Por Passagem Comprada

Você pode não saber, mas conhecer o castelo Neuschwanstein é seu sonho desde criança. Isso porque foi esse castelo que inspirou Walt Disney a criar o Castelo da Cinderela (em Orlando) e o Castelo da Bela Adormecida (na Califórnia) – dizem que este último seria inclusive uma réplica daquele da Alemanha.

Para quem já visitou castelos em lugares como França ou Inglaterra e sentiu falta daquelas torres pontudinhas, famosas nas histórias de príncipes e princesas, vai finalmente encontrar o que procurava no Neuschwanstein.

Castelo Neuschwanstein

Um pouco de história

Esse castelo foi construído no século XIX por ordem do Rei Ludwig II da Bavária, que, em razão de derrotas militares para o reino na Prússia, acabou perdendo completamente o seu poder (passou a ser apenas um chefe de Estado sem qualquer influência nas decisões do governo), lhe sobrando apenas um mundo de fantasia, criado por ele mesmo, para se sentir um verdadeiro rei. O Neuschwanstein era o grande símbolo disso.

O rei, no entanto, morou ali por apenas algumas semanas – já depois de ter sido declarado louco pelo governo e retirado do trono -, visto que logo sofreu uma morte um tanto misteriosa (foi encontrado morto próximo ao Lago Starnberg junto com o psiquiatra que o havia declarado louco). Sete semanas após a sua morte o castelo já foi aberto ao público (com apenas 14 dos 200 cômodos previstos finalizados) e é, até hoje, o castelo mais visitado da Alemanha e um dos mais famosos do mundo.

Vista a partir do Castelo Neuschwanstein

Mas não se engane: a fachada e a decoração baseadas em histórias da Idade Média, cantadas nas óperas de seu grande amigo Richard Wagner (a quem o castelo foi dedicado), escondem uma tecnologia bastante avançada para a época, com aquecimento central, água encanada, sistema de descarga automática nos banheiros, elevadores para alimentos, telefones e um sistema de sinos elétricos para chamar os empregados.

E então, como conhecer tudo isso?

Dicas para visitar o Neuschwanstein

Primeiramente, você pode se hospedar em Füssen (como eu fiz e conto em outro post), em Schwangau ou fazer um bate-e-volta de alguma outra cidade, como Munique (mais ou menos 2hrs de carro).

Como o melhor é reservar seu ingresso (com horário marcado) pela internet para evitar filas – e até mesmo para garantir que haja vaga para o dia que você quer –, diria que a opção mais tranquila é se hospedar em uma dessas cidades mais próximas do castelo mesmo. Fora que a região é muito bonita, então não vai fazer mal nenhum dar um passeio de um dia inteiro por ali.

Devo esclarecer, também, que há outro castelo bem próximo ao Neuschwanstein: o Hohenschwangau. É possível visitar os dois no mesmo dia por €25. Como eu já havia conhecido outro castelo no dia anterior, achei que seria demais e preferi fazer outras coisas, como passear no lago e na cidade de Füssen. Mas fica essa informação caso você tenha interesse.

Castelo Hohenschwangau

Bom, agora vamos ao que interessa.

Assim que você souber o dia que vai fazer a visita, acesse este site aqui e reserve os seus ingressos. Esse é o primeiro momento em que você pode fazer a escolha errada.

São oferecidos diversos horários, com tours em inglês ou alemão. Na hora marcada, você precisa estar na porta do castelo e terá 5 minutos para passar por uma catraca eletrônica (que verifica automaticamente se é o horário do seu tour ou não). Se chegar um minuto atrasado a catraca já não abre e você perde o seu ingresso!

O tempo para chegar do estacionamento até a porta do castelo não é nada pequeno e, por isso, não recomendo marcar o seu tour para antes das 11h da manhã.

Você vai entender o porquê dessa dica assim que ler o próximo tópico.

Roteiro passo-a-passo para visitar o Neuschwanstein

A primeira questão que você deve ter em mente é que precisa chegar ao Ticketcenter com 1h30min de antecedência, exigência que consta na própria página de confirmação da reserva – a qual deve ser levada no dia para retirar o ingresso. Embora pareça um exagero, achei esse tempo insuficiente, mas depois explico.

Se você estiver hospedado em um hotel com café da manhã, precisa calcular o horário de início do serviço (o meu só abria às 8h) e o tempo que demora para comer.

Se estiver em Füssen, o deslocamento até o estacionamento do castelo demora uns 15min.

Chegando lá, escolha um dos 4 estacionamentos disponíveis (preço fixo: €6). Eu recomendo seguir até o P4, que é o último a aparecer, passando o Ticketcenter e quase chegando no Lago Alpsee. É bem próximo ao Ticketcenter e grudado no ponto de ônibus que leva ao castelo.

Dirija-se ao Ticketcenter para trocar a sua reserva pelo ingresso em si. Pode haver uma pequena fila (não entre na fila grande, que é para quem não tem reserva).

Subida

Após trocar o ingresso, você terá que subir até o castelo. Existem 3 (três) opções:

• A pé – é grátis e dizem que demora uns 40 min (eu acho que, dependendo do preparo físico, pode demorar até mais, porque é uma subida bem puxada e a pessoa pode ter que parar de vez em quando para descansar)
  • De charrete – €6 para subir e €3 para descer (por pessoa). Demora aproximadamente 20 minutos e deixa os passageiros em um local abaixo do castelo, sendo necessário subir a pé mais 15 minutos até a entrada. As carruagens podem ser encontradas em frente ao Hotel Müller.
  • De ônibus – €2,50 para subir, €1,50 para descer e €3,00 ida e volta. Demora aproximadamente 15 minutos e deixa o passageiro na entrada para a Marienbrücke, sendo necessário descer 10/15 min a pé até a entrada do castelo. O ponto de ônibus é no estacionamento P4 e pode haver fila (quando fui, fiquei uns 40 minutos na fila, pois havia grupos enormes de chineses na frente que lotavam os ônibus).

Ou seja, são pelo menos 40 minutos de deslocamento do estacionamento até a porta do castelo, isso sem contar filas para ônibus ou charrete. No meu caso, tudo isso demorou quase 1h30 em razão da fila para o ônibus, e tivemos que correr ladeira abaixo após desembarcar para chegar ao castelo a tempo. Fora que descemos do ônibus bem pertinho da Marienbrücke (ponte de onde se tiram fotos lindíssimas do castelo) e não pudemos parar para olhar por causa do horário do tour. Aí no final tivemos que subir até lá de novo para ir na ponte (porque é a parte mais legal do passeio).

Então, para mim, o cenário ideal, considerando que você queira gastar o mínimo possível e fazer tudo com calma, é chegar no Ticketcenter mais de 2h antes do horário do seu tour, subir de ônibus, ir na Marienbrücke tirar fotos do castelo assim que descer do ônibus e, por fim, ir até a entrada do castelo para a sua visita guiada. Após o tour, se estiver disposto, pode descer até o estacionamento a pé, sem pressa, saindo diretamente do Neuschwanstein.

Mas, se optar por descer de ônibus (que também é bem barato), pode chegar com apenas 1h30 de antecedência e deixar para tirar as fotos na Marienbrücke após o tour do castelo, já que você terá que subir até o ponto de ônibus que fica na frente da ponte.

E eu insisto: NÃO DEIXE de ir na Marienbrücke!! Para mim, é o ponto alto do passeio. É apertado, cheio de turistas, mas vale a pena. Dali se vê o castelo em seu melhor ângulo, com floresta e lagos ao redor. As fotos ficam maravilhosas! Dica: o melhor horário para ir, considerando a direção do sol, é pela manhã.

Vista do Neuschwanstein a partir da Marienbrücke

Marienbrücke vista do Neuschwanstein

Visita ao castelo

Quanto ao interior do castelo, é muito suntuoso e meio maluco em certas partes (há uma gruta lá dentro, em um andar alto!). Foi tudo pensado por um rei meio louco, afinal de contas. Infelizmente, não é possível tirar fotos.

Alerto que pessoas com dificuldade de locomoção ou que não possam subir uns 4 ou 5 andares de escada sem parar devem deixar esse passeio de fora. É preciso seguir o guia na velocidade ditada por ele (ninguém pode ficar para trás – vai outra pessoa no final do grupo garantindo que todos andem juntos) e o tour já começa com uma escadaria circular que parece ter uns 4 ou 5 andares (como se a gente estivesse subindo numa torre).

Descida

Como eu já disse, é possível descer de volta ao estacionamento a pé, de ônibus ou de charrete.

Se você tiver visitado a Marienbrücke antes do tour, há uma trilha a pé que sai diretamente do castelo.

Caso tenha deixado a ponte para depois da visita, o cenário é o seguinte: Em frente à parada de ônibus na Marienbrücke há duas opções de trilhas para descer a pé até o estacionamento, uma passando de novo pelo castelo (que é indicada como mais longa) e outra que segue diretamente pela mata. Desci pela mata e achei meio cansativo. Era bastante íngreme e o chão não era asfaltado, então chegou um ponto em que estava com muita dor nos joelhos e no dedão do pé (pode parecer estranho, mas mais de meia hora descendo uma lomba bem íngreme faz com que a gente force bastante os joelhos e esmague as pontas dos pés no sapato). Todas as pessoas que estavam comigo tiveram a mesma impressão, por isso sugiro descer de ônibus ou experimentar o trajeto mais longo (voltando até o castelo), que é por onde andam as carruagens (que acho que é menos íngreme e possivelmente asfaltado).

Alpsee

Chegando de volta ao estacionamento, siga até o fim da rua, onde fica o Museu dos Reis da Bavária e o Lago Alpsee. Confesso que não visitei o museu (praticamente nem tomei conhecimento dele), porque avistei o lago e fiquei maravilhada. A paisagem é realmente deslumbrante e a água, além de super verde, é completamente transparente. Era primavera, então havia pessoas tomando banho ali, especialmente crianças. Bem que dava vontade! Fora isso, é possível alugar pedalinho ou caiaque para passear no lago.

Dali também se tem uma bela vista do Hohenshwangau à tarde (por causa do sol).

Sugiro que você não entre de volta no seu carro após ir ao castelo, DE JEITO NENHUM, sem ir olhar esse lago lindo.

Uma última dica: se for do Neuschwanstein para Füssen, não deixe de abrir as janelas e prestar atenção nas vaquinhas alpinas balançando os seus sininhos. É a coisa mais fofa!!!