Passeio de Barco para Snorkel em Aruba

29 de julho de 2018 0 Por Passagem Comprada
Passeio de barco em Aruba

Uma das atividades mais clássicas de Aruba (e também uma das mais legais!) é o passeio de catamarã ou barco pirata. Existem diversas empresas, barcos e roteiros disponíveis, ficando a critério do viajante a escolha do que mais lhe interessar.

Certo, mas e quais as principais diferenças entre eles?

A primeira diferença é o horário. Normalmente os barcos que saem pela manhã são um pouquinho mais caros do que os da tarde, mas têm a grande vantagem de encontrar o mar mais tranquilo e com uma melhor visibilidade. Na minha opinião, para garantir um bom mergulho de snorkel, vá pela manhã!!

Há, ainda, alguns passeios ao pôr-do-sol, cujo objetivo não é ver os peixinhos e sim relaxar e curtir drinques no horário mais lindo do dia.

Quanto ao tempo de duração, os passeios podem levar de 2h30 a 4hrs. Em regra, os de 4hrs servem almoço quente depois das paradas para mergulho (tipo um churrasco caribenho)  e são mais caros.

O preço pode variar de US$ 40,00 a US$ 80,00 mais ou menos, dependendo dos serviços escolhidos.

A última principal diferença são os pontos de parada para snorkel. Algumas empresas param em apenas dois locais, enquanto outras param em três.

A parada que é unanimidade em todos os passeios é o naufrágio do navio de guerra alemão SS Antilla, um dos locais mais famosos de Aruba, por ser o único navio naufragado do Caribe que pode ser visto apenas com snorkel (sem a necessidade de realizar mergulho com tubos de oxigênio). Realmente, é uma experiência bem diferente e não tão fácil de encontrar em outros lugares se você não fizer mergulhos mais profundos. O sucesso dessa parada depende muito das condições do mar: se estiver calmo e com boa visibilidade, você verá o navio e a vida marinha em volta com mais clareza; mas se estiver muito agitado, o pessoal do barco até desencoraja quem não é bom nadador a ir para a água, pois as correntes ali podem ser mais fortes (de qualquer forma, é possível usar coletes salva-vidas sempre que desejar).

As outras paradas variam entre Malmok, Boca Catalina e Arashi, que são locais de águas mais calmas e mais próximos à praia, onde é possível ver peixes maravilhosos.

Snorkel em Boca Catalina - passeio de barco
Foto tirado com a nossa Go Pro na parada para snorkel em Boca Catalina

Todos os barcos oferecem drinques gratuitos e, no mínimo, algum lanche (alguns servem frutas, outros sanduíches). Além disso, o equipamento de snorkel está incluído nos passeios: são fornecidos pés de pato, máscaras de mergulho, snorkel e colete salva-vidas.

Uma última diferença a observar é o tipo de passeio que você pretende fazer no geral. Se quer uma viagem mais animada, com muita gente e mais barulho, talvez vá preferir os barcos piratas. Para um passeio mais calmo, com o objetivo de relaxar e praticar snorkel num ambiente com um número um pouco menor de pessoas, procure os catamarãs menores.

Ah! E alguns barcos têm uma corda para a pessoa se balançar e pular na água. Se isso for uma exigência sua, fique ligado nos barcos que oferecem essa brincadeira.

Minha experiência no passeio de barco para snorkel

Depois de muito pesquisar, escolhi um catamarã bem pequeno, com capacidade para apenas 15 pessoas, do Roberto’s WaterSports (foi o menor barco que encontrei e o menor preço US$ 40,00). Meu objetivo era ter a melhor experiência de snorkel possível. Quando fui na barraquinha dele contratar o passeio para o dia seguinte, fiquei sabendo que o barco não ia sair naquele dia por falta de interessados. Me ofereceram, então, um passeio no barco de outra empresa (as barraquinhas de praia vendem os passeios de todas as empresas, não apenas da sua), pelo mesmo valor. Era um barco maior, para até 25 pessoas, mas concordei, pois já havia me programado para fazer o passeio naquele dia.

Chegamos na barraquinha do Roberto (na frente do nosso hotel) às 9h20 da manhã, conforme orientados, e eles nos levaram de lancha até o Arusun, o catamarã de passeio do Aruba Watersports Center. Fomos recepcionados por funcionários muito simpáticos, que fizeram uma apresentação inicial, explicando como seria o passeio, e o barco logo partiu, ao som de músicas caribenhas.

Pegamos uma bebida e nos acomodamos numa grande rede que ficava na frente do catamarã, diretamente sobre a água. Uma delícia.

Passeio de barco para snorkel em Aruba

Ficamos deitados por ali até chegar na primeira parada, o naufrágio do SS Antilla. Como o mar estava um pouco agitado, foi dada orientação para não se afastar muito do barco e não descer se não estivéssemos confiantes. Colocamos colete salva-vidas, por cautela, e pulamos na água.

Logo avistamos o naufrágio, o que foi bem emocionante. A água realmente estava um pouco mexida (nada perigoso) e a visibilidade não estava perfeita, mas foi possível enxergar bem direitinho o barco afundado. Ficamos uns 20 minutos nadando ali, procurando peixes e explorando o navio naufragado e fomos chamados de volta para o barco. Eu, completamente viciada, fui a última a voltar.

Naufrágio visto no passeio de barco - Aruba
Foto tirada com a nossa câmera à prova d’água em um dia de mar agitado

Menos de 10 minutos depois, já estávamos na próxima parada: Boca Catalina Bay. Ali havia uma variedade e um número muito maior de peixes do que no naufrágio. A água era muito tranquila e ficamos bem à vontade sem colete salva-vidas. Acho que o mergulho ali durou uns 30 minutos.

Também é possível mergulhar em Boca Catalina sem fazer passeio de barco, conforme conto nesse post aqui.

Snorkel em Boca Catalina - passeio de barco Aruba
Foto tirada com a Go Pro na parada para snorkel em Boca Catalina Bay

De volta ao barco, haviam servido wraps de atum e de frango, bem light. Como já era meio-dia, comemos bem e aquilo ali já foi o nosso almoço, acompanhado de um gostoso Fruit Punch preparado pelo staff do catamarã.

Em suma: adorei o passeio e faria de novo se tivesse mais tempo em Aruba! Recomendo tanto a experiência no geral quanto a empresa Aruba Watersports Center!