Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação
Quem pensa em Jurerê, hoje em dia, imediatamente imagina uma praia badalada, cheia de beach clubs, música, bebida e agitação. E sim, esta é a realidade do lado esquerdo da faixa de areia, na famosa Jurerê Internacional, especialmente em épocas de Réveillon e Carnaval. Mas o que muita gente não sabe é que é possível desfrutar das belezas naturais da Praia de Jurerê com uma certa tranquilidade na ponta direita da baía, em um pequeno pedaço do paraíso escondido depois das pedras onde “termina” o Jurerê Tradicional – ou pelo menos é ali que a maioria pensa que a praia termina.
Aí você pode pensar: “ah, se eu quiser fugir da badalação de Jurerê Internacional, basta eu ficar no Tradicional e pronto!”. O problema é que o Jurerê Tradicional também fica extremamente lotado nos meses de verão, mas em vez de beach clubs com bebida e música alta, a areia é ocupada por centenas de famílias com crianças, que buscam as águas tranquilas e mornas desse canto de Floripa. Isso sem falar nos inúmeros carrinhos dos vendedores ambulantes, praticamente cobrindo toda a visão do mar.
Então, se você quiser fugir das multidões, ou se simplesmente for passar uma temporada na Praia de Jurerê e quiser curtir um dia diferente, focado na paz e em belas paisagens, se liga na dica de passeio que vou te dar nesse post!
Para chegar nessa ponta toda especial da praia, você tem duas opções: pode ir caminhando pela areia a partir de qualquer ponto de Jurerê Internacional ou Tradicional, ou ir de carro até as pedras. Se precisar de uma ajudinha para encontrar esse local, coloque no GPS o restaurante Toca de Jurerê, estacione em alguma rua ali por perto e pegue qualquer entrada para a praia.
Siga para o lado direito, ultrapasse o riachinho e continue em direção às pedras. Se a maré estiver alta, pode ser necessário subir nas rochas ou entrar dentro d’água para passar, então é bom estar com roupa de banho (caso você ache arriscado ir pelas pedras).
Ultrapassado esse obstáculo, você já estará numa parte de praia muito mais vazia, com um mar calminho e verdinho praticamente só para você.
Note que há muitas lanchas, iates e veleiros ancorados nessa região: é porque um pouquinho mais adiante fica o Iate Clube Veleiros da Ilha, que tem um trapiche bem comprido para ajudar no embarque de seus sócios. Como o trapiche é aberto, você pode caminhar até a ponta para olhar a vista e o mar e tirar belas fotos da Praia de Jurerê.
Continuando pela praia você vai passar também pela Marina Blue Fox, um verdadeiro estacionamento de iates e o lugar perfeito para você perceber que tem gente muito rica por aí! Hehehe!
A praia nessa região é super tranquila, com quase ninguém na areia e um mar que é uma verdadeira lagoa! Os barquinhos de pesca e o riachinho que corre da vegetação formam uma paisagem maravilhosa para fotos.
Passando o próximo conjunto de pedras (há uma pequena trilha pelo mato), chega-se a uma prainha minúscula, mas com ares paradisíacos. É irresistível tomar um banho de mar entre as altas rochas que protegem esse lugar recluso e cheio de privacidade!
Depois de curtir um pouquinho, continue por trás das rochas em mais uma pequena trilha e chegará a outra praia lindíssima, com mar azul e areia branca e fininha. Essa praia foi apelidada de Canajurê, porque fica a meio caminho entre Jurerê e Canasvieiras.
Aqui é perfeito para relaxar por algumas horas, curtindo a paisagem encantadora, com vegetação abundante, coqueiros e muito azul. Ah, e zero vendedores ambulantes e quiosques, então leve uma bebidinha na mochila!
Nada mal né?
Embora eu não seja nenhum bicho do mato, acho sempre bom conhecer opções de locais mais tranquilos onde a gente possa descansar da correria do dia-a-dia e apreciar o mar com uma certa paz. E você? Prefere badalação ou sossego? Me conta ali nos comentários!
Leia também:
- Onde comer em Florianópolis: dicas nos 3 cantos da ilha
- Praia do Santinho: natureza e história em Floripa
- Praia da Solidão: paz em meio ao agito de Floripa
- A Praia da Armação e suas Piscinas Naturais
- Mergulho na Ilha do Arvoredo em Santa Catarina
- Cascata do Avencal: beleza e aventura em Urubici
- Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva em Urubici
- Serra do Corvo Branco: curvas e mirantes de tirar o fôlego
Como eu não curto lugares de muito badalação, nem cogitava conhecer a praia de Jurerê… mas olha só, quanta dica bacana pra curtir do jeitinho que eu gosto! Preciso conhecer!
Jurerê é uma praia muito bonita e com um dos mares mais quentinhos e mansos de Floripa. Concordo que nas épocas de mais alta temporada é um lugar a ser evitado, mas vale a pena se programar para passar uma semana no início de dezembro ou março, quando a praia é bem vazia. Ou, se só puder ir em janeiro e fevereiro, tem que usar essa minha dica e fugir para o canto direito da baía!
Que lindeza de lugar! Confesso que só conheço a parte badalada de Jurerê e assim já morro de saudades… Mas essa versão mais pacata e privada me conquistou! Sonhando em voltar logo praí!
Nossa, adorei a sua dica de como curtir a Praia de Jurerê de um jeito mais tranquilo. Eu já passei um carnaval em Floripa e só dei uma passada rápida em Jurerê… estava lotada! Rs
Sim, Carnaval e Réveillon são épocas em que não dá nem pra pisar na areia, de tanta gente! Eu não recomendo pra ninguém, a não ser que seja pra fazer festa mesmo!!!
Adorei as dicas da Praia do Jurere, pois badalação realmente também não é comigo, gosto desse clima mais calminho das viagens, uso esse tipo de viagem pra descansar muito, aliás.
Nossa, muito obrigada por essas dicas sobre a Praia de Jurere! Acertou em cheio no que eu estava buscando. Não vejo a hora de poder ir pra lá
Adorei a praia de jurere e tambem gosto de locais mais tranquilos e sossegados para descansar e apreciar a paisagem.
É linda, né?