Cascata e Caverna dos Bugres na Rota Romântica Gaúcha

Cascata e Caverna dos Bugres na Rota Romântica Gaúcha

19 de fevereiro de 2021 6 Por Passagem Comprada

Localizada na cidade de Santa Maria do Herval, no meio da Rota Romântica gaúcha, a Cascata e Caverna dos Bugres é o lugar perfeito para relaxar, curtir belas paisagens e tirar fotos espetaculares sem nenhum esforço!

Caverna dos Bugres

Para quem não sabe, a Rota Romântica é um conjunto de estradas que passa por 14 cidades de origem germânica no Estado do Rio Grande do Sul, entre o Vale dos Sinos e a Serra, sendo considerado um dos trajetos mais bonitos para se fazer de carro no Brasil.

Santa Maria do Herval é uma dessas cidades, com forte colonização alemã, que pode ser facilmente observada nas construções enxaimel, na gastronomia típica e na maneira de falar da população – cerca de 90% dos habitantes ainda se comunicam através do dialeto Hunsrück. Vale a pena escolher um restaurante por ali para degustar os sabores da culinária colonial alemã!

E foi nessa cidade que descobri, de forma totalmente inesperada, o lindo parque natural, de administração municipal e entrada gratuita, conhecido como Cascata e Caverna dos Bugres!


O Google Maps conhece bem o caminho, mas não custa dizer que, para quem sobe a serra pela BR 116, em direção a Nova Petrópolis, Gramado e Canela, basta entrar à direita em Morro Reuter e seguir pela VRS-873 até Santa Maria do Herval, já curtindo a paisagem rural e cercada de montanhas. Pouco depois da igreja da cidade, haverá uma placa indicando a Caverna dos Bugres à direita, em uma estradinha de terra.

Entrada cascata

Você vai andar por essa estrada por cerca 5000m e chegará ao pequeno parque onde se localizam a cascata e a caverna. A viagem, partindo de Porto Alegre, dura em torno de 1h20.

Caverna dos Bugres
“Estacionamento”

É só estacionar o carro e em poucos passos estará nesse recanto super pitoresco, cheio de verde, bancos para descansar, pontes de madeira e quase ninguém para atrapalhar.

Trilha cascata
A foto foi tirada na entrada da “trilha” e ao fundo já é possível ver a cascata dos Bugres

O primeiro som que ouvi ao descer do carro foi o “canto” dos bugios, que se escondiam na mata. Naquele momento tive certeza que estava cercada de natureza intocada!

Cascata dos Bugres
Chegando na cascata

À direita, um caminho com corrimão leva à caverna onde os índios (chamados “bugres”) se protegiam do clima frio da região. Lá dentro, um banco perfeitamente posicionado permite que os visitantes relaxem enquanto observam a cascata logo à frente.

Caverna dos Bugres
Caverna dos Bugres

De volta à “trilha” (que nada mais é que um curto caminhozinho demarcado), basta seguir alguns passos em frente para chegar à Cascata dos Bugres, com cerca de 10m de altura, linda em meio à vegetação e à paisagem bem cuidada. Ali também há bancos para curtir a paisagem.

Cascata dos Bugres
Cascata Santa Maria do Herval

Não é permitido tomar banho nem fazer churrasco no local. A ideia do passeio é realmente apreciar uma bela paisagem, sentar por alguns momentos no meio da natureza e relaxar curtindo o barulhinho da água correndo.

Também achei o lugar perfeito para um ensaio fotográfico, com diversos recantos que garantem fotos maravilhosas em meio ao verde.

Cascata dos Bugres
Cascata dos Bugres

E tudo isso sem a necessidade de longas trilhas ou utilização de estradas de chão complicadas, de forma que recomendo muito esse lugar para pessoas de qualquer idade!

Saindo dali, é possível retornar para a BR 116 em 20 minutos, pela mesma estrada, ou seguir em frente por estradas rurais (sem asfalto) até Nova Petrópolis ou Gramado. É uma opção bem legal para quem já conhece o trajeto completo pela BR 116 e quer fazer algo diferente, passando por muitas plantações, fazendas e pequenos rebanhos de vacas e ovelhas.

Área rural
Subindo para Nova Petrópolis pelo interior

Aliás, menos de 10 minutos após a Caverna dos Bugres, seguindo pela Estrada Boa Vista, fica a Cascata da Linha Marcondes, que pode ser avistada da estrada mesmo, entre a vegetação do lado esquerdo (colocar no Google Maps “Mirante Cascata dos Marcondes” e ficar atento quando chegar no ponto exato indicado).

Cascata dos Marcondes
Cascata dos Marcondes

Também é possível fazer uma trilha para chegar até a queda d’água, mas como estava com o tempo curto, tive que deixar para uma próxima oportunidade. Se alguém já tiver feito essa trilha, conta aqui nos comentários o que achou!

Leia também: