
10 Atrações Gratuitas em Gramado (muitas na Rua Principal!)
Que Gramado é cara todo mundo sabe, mas muita gente esquece que é possível passear pela cidade sem gastar nada e ainda assim aproveitar bastante! O melhor de tudo é que boa parte das atrações gratuitas estão bem próximas umas das outras, não sendo necessário nem mesmo usar o carro para conhecê-las. Então dá uma olhada nessa lista que eu preparei com 10 atrações gratuitas em Gramado (quase todas na rua principal, a Av. Borges de Medeiros) e pode começar a organizar a sua viagem sem medo de ir à falência!
1 – LAGO JOAQUINA RITA BIER
Vamos começar o nosso passeio por uma das primeiras coisas que chama a atenção de quem chega em Gramado, o belo Lago Joaquina Rita Bier, que recebe todos os anos um dos principais shows do Natal Luz de Gramado. Nessa ocasião, ele é palco de muita luz, música, águas dançantes e projeções que contam a história do Natal.
Durante o resto do ano, o lago é um local tranquilo, cercado por grama verdinha e enormes araucárias, convidando os visitantes a relaxarem por alguns minutos, especialmente ouvindo o barulhinho constante da água do chafariz.

Curiosidade: o lago é artificial, tendo sido idealizado por Leopoldo Rosenfeldt (o mesmo responsável pelo Lago Negro). Recebeu esse nome para homenagear Joaquina Rita Bier, grande visionária que comprou uma enorme área no ano de 1972 para deixar para seus herdeiros. E foi uma ótima jogada! Em 1932 eles fizeram o loteamento que originou essa cidade urbanizada que Gramado é hoje em dia.

2 – PRAÇA DAS ETNIAS
Continuando pela Av. Borges de Medeiros, você vai passar pela Rótula das Bandeiras, onde estão hasteadas as bandeiras dos 27 estados brasileiros e onde há uma réplica em tamanho grande do Kikito, o troféu entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.
A partir dali já começa uma grande concentração de lojas e restaurantes (incluindo alguns dos mais antigos e tradicionais de Gramado, como a Cantina Pastasciutta e a galeteria Nonno Mio). Em poucos passos, chega-se à Praça das Etnias, onde os povos que colonizaram Gramado são representados em três casas típicas: a Casa Alemã, a Casa Italiana e a Casa Portuguesa.

Por ali você vai encontrar fornos comunitários, onde famílias se revezam para produzir e vender pães, cucas e bolos típicos, feira de artesanato e produtos coloniais (na Casa do Colono).

Nos sábados pela manhã, a praça recebe uma feira de alimentos orgânicos, das 7h às 12h.
Passear peça Praça das Etnias é muito agradável, pois ela é muito bonita e bem cuidada, com lindos canteiros de flores coloridos, pergolados de madeiras e bancos para relaxar e curtir a paisagem.

Não deixe de passar por lá também durante o Natal Luz, época em que a praça sempre recebe uma decoração muito especial, além de uma feira com produtos natalinos, fazendo desta uma das melhores atrações gratuitas em Gramado durante o evento.
3 – RUA TORTA
Do outro lado da Av. Borges de Medeiros, logo que acaba a Praça das Etnias, impossível não reparar no burburinho em frente à Rua Emílio Sorgetz, apelidada de Rua Torta.
Essa rua ficou conhecida como um dos lugares mais instagramáveis de Gramado, por ser a irmã brasileira daquela famosa rua de São Francisco, na Califórnia, a Lombard Street.

As fotos realmente ficam bem legais, com as curvas descendo a colina bem demarcadinhas no chão.
Após mais uma quadra de caminhada, você vai avistar à frente o Hard Rock Café Gramado e fazer uma leve curva à esquerda, para permanecer na Av. Borges de Medeiros.
Daqui em diante, e só passear tranquilamente, olhando as vitrines das muitas lojas de roupas, sapatos, couros, artesanato e, principalmente, chocolates. Aliás, entrar nas lojas de chocolates é uma atração à parte: impossível não se deixar conquistar pela beleza dos objetos de chocolate nas vitrines, pelo aroma inconfundível do cacau e pela decoração especial dos ambientes.

4 – PRAÇA MAJOR NICOLETTI
Após atravessar a rótula da Av. das Hortênsias, chega-se na Praça Major Nicoletti, inaugurada em 1936 e totalmente reformada em 2003. Ali, além de ótimos banheiros públicos e centro de informações turísticas, você encontra bancos para descansar enquanto aprecia o vai-e-vem da Av. Borges de Medeiros, sempre agitada.

A praça é muito bonita, com trabalho de paisagismo que inclui laguinho, pergolado (cheio de flores dependendo da época) e árvores diversas.


Atrás da praça, cafeterias e bares convidam a tomar um chocolate ou chope nas mesinhas da rua.
5 – IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO
Do outro lado da Av. Borges de Medeiros, fica um dos mais conhecidos cartões postais de Gramado: a Igreja Matriz São Pedro, cuja construção, em estilo arquitetônico romano, foi finalizada em 1942.

A igreja vista de frente é um espetáculo à parte, feita principalmente de pedras basálticas e com 86 metros de altura (só a torre tem 46m!). À noite, a iluminação especial deixa ela ainda mais linda!

Lá dentro, chamam a atenção os vitrais pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que mostram passagens da vida do apóstolo Pedro. Ah, a visitação é gratuita!
Em frente à Igreja Matriz, um jardim com grama bem verdinha e estátuas dos 12 apóstolos deixam a experiência ainda mais especial.
6 – FONTE DO AMOR ETERNO
Caminhando pela alameda que leva aos fundos da igreja, pela direita, você avistará a Fonte do Amor Eterno, uma pequena fonte teoricamente inspirada na Fontana di Trevi de Roma, que oferece aos apaixonados uma oportunidade de eternizar o seu amor.

Como tantos outros monumentos espalhados pelo mundo, a ideia ali é colocar um cadeado com o nome do casal ou da pessoa amada e depois jogar a chave dentro da fonte, representando, assim, que aquele amor durará para sempre.
Há cadeados à venda nas lojinhas próximas, mas você pode já levar o seu de casa se quiser economizar.
Para entrar bem na brincadeira, procure usar um cadeado colorido, já que a fonte está virando um verdadeiro arco-íris de tantos cadeados de cores variadas!

7 – PALÁCIO DOS FESTIVAIS
A próxima atração gratuita da Av. Borges de Medeiros em Gramado, logo ao lado da Igreja Matriz é o Palácio dos Festivais, uma grande construção em estilo colonial que recebe todos os anos, no mês de agosto, o Festival Internacional de Cinema de Gramado.
Antigamente, esse local era apenas um cinema (o que ainda é hoje, diga-se de passagem), mas após ser o palco por tantos anos do Festival de Cinema, teve seu nome trocado de Cine Embaixador para Palácio dos Festivais.

Se você visitar a cidade em um dia “comum”, poderá, de forma gratuita, apenas observar e fotografar o local por fora. Se não se importar em gastar um pouquinho, há lá dentro um museu sobre o Festival de Cinema e um cinema mesmo, que funciona apenas nos finais de semana à noite.

Mas durante o Festival, a área em frente ao Palácio torna-se ponto gratuito de observação de celebridades, que caminham pelo tapete vermelho para ingressar nas exibições e premiações todas as noites. Já vi muitos atores e atrizes famosos por ali, então fique com os olhos bem abertos!
No Natal Luz, o Palácio dos Festivais é palco da cerimônia de acendimento das luzes, um show que ocorre diariamente no horário em que a cidade liga todas as luzinhas de Natal. Esse espetáculo é gratuito: basta se posicionar ali na frente na hora prevista (normalmente 21h).

8 – CAMINHO DOS ARTISTAS
Não deixe de observar a calçada em frente ao Palácio dos Festivais, conhecida como Caminho dos Artistas. Ali, em alusão à Calçada da Fama de Hollywood, foram gravadas as mãos de diversos artistas e outras personalidades, como Selton Mello, Antônio Fagundes e Eva Wilma.

9 – RUA COBERTA
Em frente ao Palácios dos Festivais, fica um dos lugares mais legais de Gramado: a Rua Coberta!
Essa quadra da Rua Madre Verônica que vai da Av. Borges de Medeiros até a Rua Garibaldi recebeu uma cobertura de acrílico que deu a ela o apelido de Rua Coberta, tornando-a ponto de encontro obrigatório dos turistas que visitam Gramado.

Ali é o lugar perfeito para ver o movimento sentado em um dos muitos restaurantes que se espalham por seus 100m de comprimento, sempre protegido da chuva e do frio (especialmente porque quase todos os estabelecimentos contam com aquecedores e oferecem cadeiras com pelegos bem quentinhos).
Quase sempre está acontecendo alguma coisa interessante na Rua Coberta: feiras, apresentações de Natal e Páscoa, decoração especial, tapete vermelho do Festival de Cinema. Eventos não faltam! E o melhor: passear por ali não custa nada, sendo uma das mais tradicionais atrações gratuitas em Gramado.

10 – BELVEDERE VALE DO QUILOMBO
Esse é uma das atrações gratuitas de Gramado que fica fora da rua principal, mas ainda bem pertinho do centro. Dá para ir a pé ou de carro, pois se localiza no início da Av. das Hortênsias, a estrada que vai para Canela (tem estacionamento em frente).

O mirante fica a 850m de altura, é gratuito e garante uma vista excepcional para o Vale do Quilombo e para as montanhas que o cercam.

BÔNUS: LAGO NEGRO
Como o Lago Negro localiza-se um pouco mais longe do centro de Gramado, vou colocar ele aqui por fora da nossa lista.
Um passeio pelo Lago Negro é parte indispensável de qualquer visita a Gramado e por isso eu escrevi um post específico sobre ele. Então clica aqui para saber tudo sobre esse que é um dos lugares mais visitados da cidade!

Fora esses pontos turísticos específicos, a Av. Borges de Medeiros é, por si só, uma das grandes atrações gratuitas de Gramado. São muitas vitrines bonitas para olhar, lojas para visitar, cafeterias, restaurantes e “fábricas” de chocolate para se deliciar. A rua é sempre linda, com canteiros bem cuidados, árvores com folhas vermelhas no outono e quase sempre alguma decoração especial (de Natal, Páscoa, Festa da Colônia, etc). Dá para passar horas e horas só andando por ali.

E aí, gostou das dicas? Conhece Gramado e tem outras ideias de atrações gratuitas para compartilhar com a gente? Escreve aqui embaixo nos comentários!
Leia também:
- Lago Negro: atração gratuita em Gramado
- Parque Salto Ventoso: cenário de cinema na Serra Gaúcha
- Ecoparque Sperry: trilhas e cachoeiras na Serra
- Garden Park Gramado: passeio em meio à natureza
- Cascata do Caracol de teleférico – Canela/RS
- Parque do Caracol: cascata e trilhas em Canela
- Skyglass Canela: tudo sobre a visita ao parque
- Cascata e Caverna dos Bugres na Rota Romântica Gaúcha
- O que fazer em Nova Petrópolis: as melhores atrações
- Mega Domo: show imersivo de Natal em Canela