Füssen: onde ficar e o que fazer após o Neuschwanstein
Füssen é uma cidadezinha localizada no sul da Alemanha, no estado da Baviera, conhecida principalmente pela sua proximidade com o Castelo Neuschwanstein.
Mas como a visita ao castelo não dura o dia inteiro, deixo aqui algumas dicas sobre essa cidade tão simpática localizada a 15 minutos de um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.
Onde ficar?
Füssen possui uma boa oferta de hotéis, tanto no centro, quanto mais afastados.
Eu me hospedei no bairro de Bad Faulenbach (uns 15min de caminhada até o centro) e achei o local muito agradável, cheio de campos floridos, pequenos hotéis com banhos de águas termais e spas.
O nome do meu hotel era Parkhotel Bad Faulenbach e achei ele bem bom. Apesar de um pouco antigo (como quase tudo em Füssen), os quartos eram grandes, com varanda, e o café da manhã era muito completo. Quando chegamos, fomos recepcionados com um prato de frutas – e uma faquinha para cortá-las – o que, apesar de simples, foi um toque bem legal por parte da administração.
A aparência do hotel é meio estranha (como dá para ver na foto abaixo) e ele não tem nada de chique, mas achei que cumpriu muito bem o seu papel.
Outro ponto positivo é o estacionamento, que na verdade é público e custa apenas €2 por dia.
O que fazer em Füssen?
A primeira opção é passear pelo centrinho da cidade, que é pequeno mas muito simpático. A rua principal é a Reichenstraße, onde ficam a maioria das lojas e restaurantes.
Ali pelo centro, recomendo o restaurante Michelangelo (em uma galeria na Reichenstraße 33), italiano, muito bom, e o restaurante Ludwigs (Reichenstraße 17), de comida alemã super bem servida (o prato de schnitzel dava para duas pessoas).
Procure ir jantar cedo, pois às 21h os restaurantes já começam a fechar.
Outra atividade bem legal para fazer em Füssen é caminhar pelas trilhas, indicadas por placas, que levam até os lagos Mittersee e Obersee ou até o Lechfall, uma espécie de queda d’água em uma garganta no rio Lech (que, quando fomos, estava completamente leitoso em razão dos sedimentos depositados pelo derretimento da neve das montanhas). Os caminhos partem do bairro de Bad Faulenbach.
Ou seja, nada de sair do Neuschwanstein e ir para o hotel dormir!!!
Leia também:
- Dicas úteis – Alemanha
- O que fazer em Frankfurt: roteiro de 1 ou 2 dias
- Würzburg: a porta de entrada para a Rota Romântica
- Rothenburg ob der Tauber: a cidade do Natal
- O que fazer em Heidelberg?
- Burg Hohenzollern: um típico castelo de contos de fadas
- Castelo Neuschwanstein: dicas essenciais para sua visita
- Füssen: onde ficar e o que fazer após o Neuschwanstein
- Zugspitze: neve o ano inteiro na Alemanha
- Partnachklamm: monumento natural próximo ao Zugspitze
- Colônia: O que conhecer além da famosa Catedral
- Munique: o que fazer na cidade em 2 dias
- O que fazer em Hamburgo