
Lago Negro: atração gratuita em Gramado
Um dos mais famosos pontos turísticos de Gramado, na Serra Gaúcha, o Lago Negro é um passeio perfeito para quem busca momentos de tranquilidade em meio à natureza, com belas paisagens e toda a infraestrutura necessária para garantir conforto ao visitante. E melhor: é uma das poucas atrações gratuitas de Gramado!


O Lago Negro é artificial e foi construído após um grave incêndio que destruiu toda a mata do chamado Vale do Bom Retiro (antigo nome do local) em 1942. De acordo com a história, os moradores, em uma tentativa desesperada de conter o fogo, abriram um buraco no solo, onde acabaram encontrando uma vertente. Foi nesse local que, em 1953, Leopoldo Rosenfeldt decidiu construir o lago, o qual foi todo cercado por belas árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha – daí a origem do seu nome.
A área antes devastada pelo fogo, tornou-se uma das mais belas de Gramado!


O parque tem uma área total de 89.336m², repleta de grandes árvores (destaque para os pinheiros) e gramados verdinhos, perfeitos para sentar ao sol e até fazer um piquenique!

A paisagem fica ainda mais linda no final de agosto/início de setembro, quando as azaleias estão floridas, e entre dezembro e janeiro, auge da floração das hortênsias, que rodeiam todo o lago.

Uma atividade muito agradável é caminhar em volta do Lago Negro pela trilha cuidadosamente pavimentada (e acessível), que tem um total de 740m de comprimento. O passeio passa por diversos recantos com bancos (troncos de árvore entalhados), onde é possível sentar para admirar as águas escuras e profundas do lago, e fazer diversas fotos maravilhosas.


Se der sorte, você encontrará até alguns patinhos!

Em uma parte da trilha, alguns degraus levam a um pequeno santuário em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres.

Durante a visita ao parque, é impossível não ficar tentado a fazer um passeio nos lindos pedalinhos em formato de cisnes brancos, que navegam constantemente pelo lago.


Na verdade, existem três tipos de embarcações: os cisnes pequenos (ideais para casais), os cisnes grandes e as caravelas (as preferidas dos pequenos). O passeio, com duração de 20 minutos, tem os seguintes valores:
– Cisne menor (1 ou 2 pessoas até 180kg): RS 40,00
– Cisne maior ou caravela (2 adultos com até 2 crianças de 0 a 10 anos, de até 140cm de altura; ou 1 adulto com até 3 crianças de 0 a 10 anos, de até 140cm de altura): R$ 50,00

Lembrando que menores de 12 anos devem estar acompanhados de adultos e que é obrigatório o uso de colete salva-vidas por todos (o lago chega a 6 metros de profundidade!).
Os pedalinhos funcionam diariamente das 8h30 às 18h.

O parque do Lago Negro também conta com banheiros gratuitos, quiosques vendendo pipoca, sorvete e chopp, e um restaurante com pratos variados, focado na gastronomia italiana. Ali você também pode tomar um café ou chocolate quente e comprar um kit para fazer piquenique nos gramados.

Ao lado do restaurante, fica a Casa das Artes, um espaço que abriga artistas locais que expõem e vendem CDs, livros e artesanato.

Já fora do parque do Lago Negro, mas bem coladinho (do outro lado da rua), você vai encontrar um empreendimento chamado Alemanha Encantada, inspirado em um cenário medieval alemão.
O que mais chama a atenção é uma torre de 20m de altura que replica a Torre da Rapunzel. Há uma trança pendurada do lado de fora e decoração temática em seu interior. O ingresso para subir custa R$ 15,00 (em 2021).
Dentro da área alemã, há ainda locais para fotos antigas e na neve, loja de souvenirs e um biergarten, que vende cervejas e pratos típicos alemães.

Informações gerais sobre o Lago Negro:
– Endereço: Rua. J. Renner – Bairro Lago Negro – Gramado
– Horário: aberto 24h.
– Valor: gratuito
– Estacionamento: gratuito (na rua)
– É permitido levar animais de estimação na guia
– É proibido andar de bicicleta, jogar bola e tomar banho no lago.
Dica: às vezes a entrada principal do Lago Negro fica bem lotada de carros e acaba sendo necessário estacionar um pouco longe. Mas se você continuar fazendo a volta no lago, vai encontrar uma entrada secundária (é só uma abertura nos arbustos que circundam o parque) na esquina da Rua da Carrieri com a Ladeira das Azaleias. Ali tem um estacionamento paralelo para uns 10 carros, e você também pode estacionar na Ladeira das Azaleias mesmo.
Leia também:
- 10 Atrações Gratuitas em Gramado (todas na Rua Principal!)
- Cascata do Caracol de teleférico – Canela/RS
- Parque do Caracol: cascata e trilhas em Canela
- Skyglass Canela: tudo sobre a visita ao parque
- Cascata e Caverna dos Bugres na Rota Romântica Gaúcha
- Parque Salto Ventoso: cenário de cinema na Serra Gaúcha
- Ecoparque Sperry: trilhas e cachoeiras na Serra
- O que fazer em Nova Petrópolis: as melhores atrações
- Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS