O que fazer em Frankfurt: roteiro de 1 ou 2 dias
É na cidade de Frankfurt que fica o principal aeroporto da Alemanha, de forma que não será difícil que o seu voo para a Europa chegue por lá. Se tiver a oportunidade de ficar um ou dois dias na cidade, seguem algumas dicas do que conhecer.
Comece o seu passeio pela parte antiga da cidade, próxima ao rio. Ali você vai encontrar a Kaiserdom Sankt Bartholomäus, uma igreja gótica, com torre de 95 m de altura, dedicada a São Bartolomeu. É possível subir na plataforma de observação que fica a 66 metros de altura para ter uma bela vista da cidade (são 328 degraus até o topo!).
Seguindo até o Rio Main, chega-se à Eiserner Steg, ponte de ferro exclusiva para pedestres, onde os casais colocam cadeados coloridos. Dalí se tem uma bonita vista do rio.
Voltando em direção ao centro histórico (Altstadt), está a Römerberg Platz, rodeada de casinhas em estilo enxaimel e um dos principais cartões postais de Frankfurt. Ali você verá a Römer (Prefeitura), a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) e a Alte Nikolaikirche (Antiga Igreja de São Nicolau). Como quase tudo na Alemanha, nenhum dos prédios é original, havendo sido completamente destruídos na Segunda Guerra Mundial.
Para quem gosta de mercados, perto dali fica o Kleinmarkthalle, onde se vende de tudo, desde frutas e legumes da estação, até embutidos, pães, doces, pastinhas, aperitivos e até flores! É um local para ficar triste por não morar na Alemanha e não ter tudo aquilo à disposição diariamente. Uma das banquinhas mais famosas é a “Schreiber”, que não passa de uma janelinha onde, perto do meio-dia, forma-se uma fila enorme para comprar as famosas salsichas da Frau Schreiber. E o pessoal almoça ali mesmo, em pé, apoiando seu pratinho em um balcão na parede. No prato, uma salsicha, uma fatia de pão preto e muita mostarda!
Outro lugar legal para almoçar é a Galeria Kaufhof, loja de departamentos enorme que fica na Rua Zeil (principal de comércio). No último andar da Galeria, tem uma espécie de praça de alimentação, com ilhas, cada uma servindo um tipo de comida (ex.: saladas, schnitzel, massas). Você escolhe o prato que quer, pega uma bebida e paga nos caixas que ficam na saída das ilhas. Aí é só escolher um lugar para sentar, o que pode ser feito no terraço da loja, de onde se tem uma ótima vista da cidade. Os alemães brigam por uma mesinha ali no verão para tomar um solzinho! Depois do almoço, dê uma olhadinha na loja, que é muito bonita, com destaque para o subsolo, reservado a especialidades gourmets e muitos, mas muuuitos chocolates. E quando eu digo muitos, são TODAS as marcas, TODOS os tipos e TODOS os sabores de chocolates do mundo inteiro! É de enlouquecer!!!
Reserve a tarde para fazer umas comprinhas, porque é difícil resistir às lojas da Zeil (Mango, Adidas, H&M, Karstaad – outra grande loja de departamentos, Zara, Primark e muitas outras). Não deixe de conhecer também o Shopping Center My Zeil, assinado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas. Vale a pena não só olhar de fora, mas também entrar no Shopping e ir subindo até o último andar, admirando o design mega-futurista do prédio. Aproveite pra dar uma olhadinha numa loja bem interessante para comprar alguma coisa baratinha para casa, itens de papelaria ou presentes: a Flying Tiger.
À noite, um bom lugar para passear e jantar é o bairro boêmio de Sachsenhausen, do outro lado do rio, cheio de bares e restaurantes especializados no Apfelwine (famoso vinho de maçã de Frankfurt). Nós jantamos no Restaurante Frau Rauscher, na Rua Klapergasse, que estava bem animado com o pessoal sentado na rua (chegavam a cantar de alegria com o calorzinho da primavera!!). Comemos schnitzel com batatas e aspargos brancos frescos (uma iguaria que só se encontra na primavera e que vale a pena provar).
Para fotos bem bonitas da cidade iluminada, vá à noite até alguma das pontes que cruzam o Rio Main. Nós atravessamos a ponte Ignatz-Bubbis na volta do bairro de Sachsenhausen, de onde tivemos uma vista linda dos arranha-céus iluminados no centro financeiro de Frankfurt.
Leia também:
- Dicas úteis – Alemanha
- Würzburg: a porta de entrada para a Rota Romântica
- Rothenburg ob der Tauber: a cidade do Natal
- O que fazer em Heidelberg?
- Burg Hohenzollern: um típico castelo de contos de fadas
- Castelo Neuschwanstein: dicas essenciais para sua visita
- Füssen: onde ficar e o que fazer após o Neuschwanstein
- Zugspitze: neve o ano inteiro na Alemanha
- Partnachklamm: monumento natural próximo ao Zugspitze
- Colônia: O que conhecer além da famosa Catedral
- Munique: o que fazer na cidade em 2 dias
- O que fazer em Hamburgo