Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS

Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS

14 de setembro de 2021 0 Por Passagem Comprada

Localizado em São Francisco de Paula, a menos de 1 hora de Gramado, na Serra Gaúcha, o Parque das 8 Cachoeiras é uma ótima opção para quem deseja passar algumas horas em meio à natureza, caminhando por trilhas de diversos níveis de dificuldade e visitando belas cachoeiras.

Parque das 8 Cachoeiras 2

O parque fica bem próximo do centro de São Francisco de Paula, sendo necessário andar por menos de 5 minutos em estrada de chão. Chegando na portaria, é feito o pagamento do ingresso e um funcionário do parque explica tudo sobre as trilhas, indicando quais principais dificuldades de cada uma e quais as recomendações dependendo do horário.

Após deixar o carro no estacionamento, segui para a entrada principal das trilhas, que leva a 6 cachoeiras.

Início das trihas

Dali começa uma longa descida sem obstáculos, parte com escada, parte apenas com terra. Confesso que essa parte já me surpreendeu, porque estava com pessoas mais velhas, que foram pensando em fazer apenas as trilhas de nível fácil. Mas uma descida dessas tem como consequência uma bela subida na volta, o que não agradou muito as idosas do grupo, que consideraram o nível um pouco acima do fácil! Hehe! Elas foram, mas na volta tiveram que parar diversas vezes para tomar fôlego.

Parque das 8 Cachoeiras

Bom, passada essa primeira descida, chega-se a uma bifurcação, onde é preciso decidir qual o objetivo a partir dali.

Para a direita, temos a trilhas mais difíceis do Parque das 8 Cachoeiras que levam às seguintes quedas d’água:

Cachoeira dos Pilões (30m de altura): trilha de 1770m, com grau de dificuldade 4 e tempo de ida e volta de 1 hora. De acordo com a administração do parque, o maior desafio é uma escadaria íngreme de 25 metros que o visitante precisa vencer para chegar à queda d’água.

Cachoeira Ravina (35m de altura): continuação da trilha que leva à Cachoeira dos Pilões. O percurso total é 1870m, com grau de dificuldade 5 e tempo de ida e volta (até o estacionamento) de 1h e 30min. Além da mesma escadaria anterior, é preciso percorrer um trecho por dentro do rio. Nesse trajeto, passa-se por três cascatinhas próprias para banho.

Trilhas difíceis

Cachoeira do Quatrilho (40m de altura): trilha de 4880m, com grau de dificuldade 4 e tempo estimado de 2h e 30min. Essa é a cachoeira mais indicada para banho, com quatro patamares de poços.

Cachoeira das Gêmeas Gigantes (98m de altura): continuação da trilha do Quatrilho. Percurso de 10.180m, com grau de dificuldade 5 e tempo estimado de ida e volta de 5 horas. Em razão da distância, é necessário iniciar a trilha ainda pela manhã. A administração recomenda que a caminhada só seja feita por pessoas com experiência e bom preparo físico, pois há diversas travessias do Arroio Malakow, com passagens por pedras bastante escorregadias. Também é indicada para banho.

Espero conhecer essas cachoeiras em uma próxima visita ao Parque das 8 Cachoeiras, pois dessa vez estava com um grupo que tinha uma proposta de menos esforço.

Dificuldade das trilhas
Antes do início de cada trilha, há essas placas que indicam as principais dificuldades que serão encontradas, distância e tempo de percurso.

Para o lado esquerdo (o que eu fui), ficam as Cachoeiras do Remanso e da Escondida.

Desse ponto até a Cachoeira do Remanso deve demorar uns 5 minutos, por uma trilha ampla que mais parece uma estrada de chão em declive (nível de dificuldade 1). No total, são 15 minutos ida e volta desde o estacionamento (880m).

Trilha Cachoeira do Remanso

Quando avistei a cachoeira pela primeira vez, parecia que estava em um lugar místico. A paisagem era formada pelo verde das árvores emoldurando a queda d’água de 75m de altura e uma bruma muito forte (que na verdade era o spray produzido pela força da cachoeira).

Cachoeira do Remanso Parque das 8 Cachoeiras

Não sei se é sempre assim ou se foi porque havia chovido bastante naquela semana, mas todo o ambiente em volta da cachoeira estava bem molhado. Ficamos dentro de uma nuvem de gotículas d’água.

Cachoeira do Remanso

Depois de curtir a paisagem por alguns minutos, seguimos para a trilha que leva à Cachoeira da Escondida, com um nível de dificuldade um pouco maior do que o dessa primeira (e com muito mais cara de trilha).

O caminho já começa por uma escada de madeira, com as tábuas um pouco inclinadas e os degraus distantes uns dos outros, o que representa um certo desafio para quem não tem muito equilíbrio (especialmente quando está molhada).

Trilha Escondida

A paisagem pela trilha é linda, com cursos d’água e uma mata verde exuberante, formada especialmente por corticeiras serranas e cedros.

Os próximos 10 minutos de caminhada apresentam como principais dificuldades algumas pontes e escadas de madeira (sempre meio precárias) e a passagem por algumas pedras que precisam ser ultrapassadas ao longo da trilha. Em alguns momentos, é necessário se segurar para manter o equilíbrio.

Parque das 8 Cachoeiras

Esse trajeto é classificado com nível de dificuldade 2, mas tenho que dizer que vi algumas pessoas na faixa dos 60 anos desistindo pelo caminho.

De qualquer forma, durante o trajeto de volta, eu recomendava a todos que me perguntavam se valia a pena  o esforço que continuassem firmes, porque naquele horário, às 13 horas, o sol estava batendo direto na cachoeira e a paisagem estava simplesmente deslumbrante!

Cachoeira Escondida

A Cachoeira da Escondida, formada pelo Arroio dos Padres, tem 40m de altura e desce por um enorme paredão de pedra que chega a 10m de largura.

Depois que cheguei lá, não consegui virar as costas para voltar, de tão lindo que era o lugar!

Cachoeira da Escondida 3

O percurso total do estacionamento do parque até a Cachoeira da Escondida tem 1770m e o tempo de ida e volta fica em torno de 30 minutos.

Finalizadas essas duas cachoeiras, voltei ao estacionamento para lanchar os sanduíches que havia levado. Há algumas mesas e churrasqueiras ali perto onde é possível se acomodar.

Há também uma lanchonete próxima à entrada do Parque das 8 Cachoeiras, mas eu não cheguei a provar nada lá.

Estacionamento
Área de estacionamento

Depois de alimentados, seguimos para as trilhas separadas das demais, que levam até outras 2 cachoeiras.

O início do caminho é por uma estrada de chão bem plana, sem nenhuma dificuldade, com aproximadamente 620m de distância.

Parque das 8 Cachoeiras 3

A primeira entrada na mata que encontramos é para chegar à Cachoeira da Neblina, por uma trilha com nível de dificuldade 3 e mais 460m de percurso (só de ida).

A paisagem ali é muito bonita, cheia de canelas e xaxins, passando por alguns cursos d’água. Como na trilha da Cachoeira Escondida, há escadarias de madeira um pouco escorregadias.

Trilha Cachoeira da Neblina
Trilha Cachoeira da Neblina

O que achei legal nessa cachoeira é que a gente chega bem pertinho da base da queda d’água de 45m de altura, o que é uma experiência bem emocionante, principalmente em razão do forte barulho da torrente.

Tanto na Neblina quanto nas outras duas que eu visitei não é permitido tomar banho de cachoeira.

Cachoeira da Neblina

De volta à estrada de chão, após cruzar uma pequena ponte, chega-se ao início da trilha para a Cachoeira da Ronda, a mais alta do parque, com 100m de altura. O grau de dificuldade desse percurso é nível 3 e são 2460m de distância total, ida e volta, a partir do estacionamento do parque (40 minutos). De acordo com a administração, há subidas íngremes e muitas pedras no caminho, mas infelizmente não tive tempo de fazer essa trilha para contar para vocês as minhas impressões. Ficou para a próxima!

Cascata da Ronda
Início da trilha para a Cachoeira da Ronda

Além de amplo estacionamento, o parque conta com lanchonete, camping, pousada e banheiros.

Achei as trilhas bem legais e desafiadoras, e a proposta de poder visitar 8 cachoeiras lindas em um só lugar, muito interessante. Mas faço questão de deixar registrada aqui uma crítica: a manutenção do Parque das 8 Cachoeiras poderia estar melhor, tanto com relação aos banheiros, que não tinham sabão para lavar as mãos e estavam com as lixeiras cheias, quanto com relação às escadas e pontes de madeira nas trilhas, que mereceriam uma boa revisada.

Parque das 8 Cachoeiras

O ingresso custa R$ 25,00 por pessoa. Crianças até 2 anos pagam R$ 10,00. Como esses valores podem mudar, confirme no site oficial.

Horários:

Dezembro a Fevereiro: 08:30 ás 18:00

Março a Novembro: 09:00 ás 17:30

Chegue cedo para poder fazer o máximo de trilhas possível e depois me conte aqui o que achou do Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula!

Leia também: