Parque do Caracol: cascata e trilhas em Canela
A Cascata do Caracol é uma das principais atrações da região de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, e uma das maneiras de observar essa maravilha da natureza é no Parque do Caracol, que também oferece trilhas ecológicas e um amplo espaço para passar o dia com a família.
O que fazer no Parque do Caracol
Normalmente, a primeira coisa que todo mundo faz ao chegar no parque é correr para o mirante, que proporciona uma vista perfeita e bem próxima da Cascata do Caracol.
Eu tive muita sorte na minha visita, porque fui após um período de fortes chuvas, então a queda d’água estava bem volumosa (e, é claro, ainda mais linda). Se você olhar as fotos que tirei nos Bondinhos Aéreos em outra ocasião, poderá observar bem a diferença!
Do lado direito do mirante, você vai encontrar um elevador panorâmico que leva os visitantes para um ponto de observação da cascata ainda mais alto, a 27m de altura.
Depois de apreciar a Cascata do Caracol até cansar, siga para as trilhas ecológicas, que ficam no lado esquerdo do mirante.
A maior delas, com 1.100m, é a Trilha do Arroio, que é quase toda pavimentada e vai costeando o arroio que desemboca na cascata. É uma caminhada muito tranquila e agradável em meio à natureza.
Logo no começo, você vai ver uma bifurcação com uma placa indicando “Cascata do Moinho”. Essa pequena trilha, de 150m, leva até um conjunto de quedas d’água e corredeiras lindíssimo.
Essa parte do trajeto não é pavimentada e possui uma descida relativamente íngreme, com alguns degraus e pedras (e depois, na volta, uma subida, é claro). Mas não se preocupe, se você não for completamente sedentário, vai tirar de letra, desde que não tente subir tudo correndo! Encontrei vários idosos pelo caminho.
De volta à trilha do Arroio, a gente passa por mais um mirante que mostra o topo da Cascata do Moinho (com uma vista um pouco mais sem graça) e depois chega a um local onde é possível observar bem de pertinho o lajeado do rio.
Essa área também é muito bonita, com o arroio correndo forte e um enorme paredão de pedra ao fundo. Dá vontade de ficar horas ali curtindo a paisagem.
Por fim, a trilha do Arroio chega até a Barragem da Represa, que antigamente gerava energia para as fazendas e casas na região do Caracol.
Após mais alguns metros de caminhada, você vai encontrar o Centro Histórico Ambiental, uma casa antiga que funciona como um pequeno museu sobre a história e a natureza local.
De volta à área central do Parque do Caracol, as crianças podem se divertir na Estação Sonho Vivo, um trenzinho interativo que leva os pequenos (e seus acompanhantes) para conhecer um pouco sobre os colonizadores da região, em um trajeto de 800m. Essa atração é paga à parte: custava R$ 15,00 em 2021.
O parque conta, ainda com lojas de artesanato, lanchonete, churrasqueiras (interditadas durante a pandemia), quadras de esporte e playground (também fechado em razão do coronavírus), de forma que é possível até mesmo passar o dia por lá.
Uma das atrações mais famosas do Parque do Caracol era a Escada da Perna Bamba, que levava até a parte de baixo da cascata (era um grande desafio descer e depois subir mais de 700 degraus). Após um temporal que ocorreu há alguns anos, no entanto, a escadaria foi fechada por questões de segurança e ainda não reabriu.
Informações Úteis
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h30.
- Valor dos ingressos do Parque do Caracol: R$ 75,00, com meia-entrada para crianças de 6 a 11 anos, Estudante, ID Jovem, Adulto 60+, gramadenses, PCD e acompanhante. Menores de 6 anos não pagam.
- Como chegar: o Parque Estadual do Caracol fica a 7km do centro de Canela e tem estacionamento gratuito para quem vai de carro. O único ônibus que passa no local é o turístico (Bustour), que funciona em estilo hop-on hop-off. O endereço certinho é Rodovia RS 466, km 0, s/n, Canela – RS.
- É permitido levar animais de estimação, desde que presos na guia. Cães de grande porte devem usar focinheira.
- Não é permitido tomar banho nas cascatas e no arroio.
- Curiosidade: o parque tem uma área de 100 hectares, sendo 25,10 hectares efetivamente utilizados para receber os visitantes. Uma outra parte, de 43 hectares, é Área de Preservação Permanente, e os 32 hectares restantes são destinados a uma futura expansão do Parque do Caracol.
- Os Bondinhos Aéreos ficam em outro parque, sobre o qual falei nesse post aqui.
- O site oficial do Parque do Caracol é https://www.parquecaracol.com.br.
Leia também:
- Cascata do Caracol de teleférico – Canela/RS
- Skyglass Canela: tudo sobre a visita ao parque
- Lago Negro: atração gratuita em Gramado
- 10 Atrações Gratuitas em Gramado (todas na Rua Principal!)
- Mátria Parque de Flores: tudo sobre o passeio
- Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS
- Cascata e Caverna dos Bugres na Rota Romântica Gaúcha
- Parque Salto Ventoso: cenário de cinema na Serra Gaúcha
- Ecoparque Sperry: trilhas e cachoeiras na Serra
- O que fazer em Nova Petrópolis: as melhores atrações
- Mega Domo: show imersivo de Natal em Canela