Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação

Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação

3 de fevereiro de 2021 9 Por Passagem Comprada

Quem pensa em Jurerê, hoje em dia, imediatamente imagina uma praia badalada, cheia de beach clubs, música, bebida e agitação. E sim, esta é a realidade do lado esquerdo da faixa de areia, na famosa Jurerê Internacional, especialmente em épocas de Réveillon e Carnaval. Mas o que muita gente não sabe é que é possível desfrutar das belezas naturais da Praia de Jurerê com uma certa tranquilidade na ponta direita da baía, em um pequeno pedaço do paraíso escondido depois das pedras onde “termina” o Jurerê Tradicional – ou pelo menos é ali que a maioria pensa que a praia termina.

Jurerê com tranquilidade

Aí você pode pensar: “ah, se eu quiser fugir da badalação de Jurerê Internacional, basta eu ficar no Tradicional e pronto!”. O problema é que o Jurerê Tradicional também fica extremamente lotado nos meses de verão, mas em vez de beach clubs com bebida e música alta, a areia é ocupada por centenas de famílias com crianças, que buscam as águas tranquilas e mornas desse canto de Floripa. Isso sem falar nos inúmeros carrinhos dos vendedores ambulantes, praticamente cobrindo toda a visão do mar.

Então, se você quiser fugir das multidões, ou se simplesmente for passar uma temporada na Praia de Jurerê e quiser curtir um dia diferente, focado na paz e em belas paisagens, se liga na dica de passeio que vou te dar nesse post!

Para chegar nessa ponta toda especial da praia, você tem duas opções: pode ir caminhando pela areia a partir de qualquer ponto de Jurerê Internacional ou Tradicional, ou ir de carro até as pedras. Se precisar de uma ajudinha para encontrar esse local, coloque no GPS o restaurante Toca de Jurerê, estacione em alguma rua ali por perto e pegue qualquer entrada para a praia.

Jurerê Tradicional
Essa é a praia que você vai encontrar em frente à Toca de Jurerê

Siga para o lado direito, ultrapasse o riachinho e continue em direção às pedras. Se a maré estiver alta, pode ser necessário subir nas rochas ou entrar dentro d’água para passar, então é bom estar com roupa de banho (caso você ache arriscado ir pelas pedras).

Jurerê atravessando por cima das pedras
Como a maré estava bem alta nesse dia, dá para ver ali no canto direito o pessoal passando por cima das pedras
Jurerê
Nessa foto é possível identificar o caminho por cima das pedras e entre a vegetação

Ultrapassado esse obstáculo, você já estará numa parte de praia muito mais vazia, com um mar calminho e verdinho praticamente só para você.

Note que há muitas lanchas, iates e veleiros ancorados nessa região: é porque um pouquinho mais adiante fica o Iate Clube Veleiros da Ilha, que tem um trapiche bem comprido para ajudar no embarque de seus sócios. Como o trapiche é aberto, você pode caminhar até a ponta para olhar a vista e o mar e tirar belas fotos da Praia de Jurerê.

Trapiche
Jurerê trapiche

Continuando pela praia você vai passar também pela Marina Blue Fox, um verdadeiro estacionamento de iates e o lugar perfeito para você perceber que tem gente muito rica por aí! Hehehe!

A praia nessa região é super tranquila, com quase ninguém na areia e um mar que é uma verdadeira lagoa! Os barquinhos de pesca e o riachinho que corre da vegetação formam uma paisagem maravilhosa para fotos.

Jurerê
Barquinhos de pesca
Riachinho em Canajurê

Passando o próximo conjunto de pedras (há uma pequena trilha pelo mato), chega-se a uma prainha minúscula, mas com ares paradisíacos. É irresistível tomar um banho de mar entre as altas rochas que protegem esse lugar recluso e cheio de privacidade!

Prainha secreta em Jurerê
Prainha secreta em Jurerê
Vista de dentro do mar na prainha
Prainha secreta

Depois de curtir um pouquinho, continue por trás das rochas em mais uma pequena trilha e chegará a outra praia lindíssima, com mar azul e areia branca e fininha. Essa praia foi apelidada de Canajurê, porque fica a meio caminho entre Jurerê e Canasvieiras.

Segredos de Jurerê

Aqui é perfeito para relaxar por algumas horas, curtindo a paisagem encantadora, com vegetação abundante, coqueiros e muito azul. Ah, e zero vendedores ambulantes e quiosques, então leve uma bebidinha na mochila!

Canajurê
Canajurê
Canajurê
Praia de Canajurê

Nada mal né?

Embora eu não seja nenhum bicho do mato, acho sempre bom conhecer opções de locais mais tranquilos onde a gente possa descansar da correria do dia-a-dia e apreciar o mar com uma certa paz. E você? Prefere badalação ou sossego? Me conta ali nos comentários!

Leia também: