Praia da Solidão: paz em meio ao agito de Floripa
Localizada a 40 minutos de carro do centro de Florianópolis, a Praia da Solidão é uma excelente opção para fugir das hordas de turistas que povoam a cidade nos meses de verão. Apesar de não ser possível considerá-la uma praia deserta, a Solidão ainda mantém um número de visitantes um pouco menor, garantindo uma certa tranquilidade para quem quer relaxar na areia.
O acesso é bem fácil, por uma estrada de asfalto novinho que se inicia logo após a Praia dos Açores. Não há muito espaço para estacionar na rua, então é possível que você vá precisar utilizar um dos estacionamentos pagos localizados em frente às entradas para a praia.
O visual na Praia da Solidão é definitivamente um dos mais lindos de Florianópolis, porque o local é todo cercado por montanhas verdinhas, sem muitas construções em volta, o que passa uma sensação de estar realmente imerso na natureza.
A ampla faixa de areia fininha é um convite para sentar ou deitar e passar o dia inteiro ouvindo o barulhinho do mar e lendo um bom livro.
O mar, apesar de ser bastante agitado e frio, é de um azul impressionante e fica ainda mais lindo em contraste com a espuma branquinha das ondas.
Do lado esquerdo de quem olha para o mar, há uma pequena trilha que se inicia por um corrimão em cima das rochas. Vale a pena caminhar um pouquinho por ali: em menos de 5 minutos de subida você terá uma vista bem bonita da Praia da Solidão e da Praia dos Açores (onde a trilha desemboca, poucos minutos depois).
Já na ponta direita da praia, há duas outras opções de trilhas ecológicas. A primeira, bem curtinha (cerca de 400m) e fácil, com início logo após a ponte que cruza o Rio das Pacas, leva até a Cachoeira da Praia da Solidão (ou Cachoeira do Saquinho), onde é possível se refrescar em um poço de águas límpidas e geladas. A segunda, maior e bem mais íngreme, com 1,7km de distância, sobe e desce o morro que leva até a Praia do Saquinho, oferecendo uma ótima vista das praias do Sul da Ilha. Essa trilha é toda pavimentada, mas tem uma inclinação bem acentuada.
Não espere encontrar a praia e as trilhas desertas no auge da temporada, evidentemente, mas é bastante provável que você se veja livre de dezenas de vendedores ambulantes cobrindo a sua visão do mar com seus carrinhos.
E, em épocas de menos movimento, garanto paz e tranquilidade semelhantes às de uma praia secreta (as fotos que coloquei nesse post, por exemplo, foram tiradas na segunda semana de dezembro, e havia em torno de 3 guarda-sóis em toda a praia!).
Leia também:
- Praia do Santinho: natureza e história em Floripa
- A Praia da Armação e suas Piscinas Naturais
- Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação
- Mergulho na Ilha do Arvoredo em Santa Catarina
- Onde comer em Florianópolis: dicas nos 3 cantos da ilha
- As praias mais bonitas de Bombinhas: passeio de um dia
- Cascata do Avencal: beleza e aventura em Urubici
Conheci em outubro praia da solidão um sobrinho meu arrendou um bar restaurante e alugou uma casa lá mesmo excelente gostei muito .tranquila calma só eh bom levar alimentos fica meio isolada solidão amei
Que bom que gostou, Bartolomeu! A praia é realmente muito tranquila!