As praias mais bonitas de Bombinhas: passeio de um dia

26 de dezembro de 2022 0 Por Passagem Comprada

Quem diria que uma cidade tão pequena poderia contar com tantas praias maravilhosas? Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, com pouco mais de 19 mil habitantes, mas suas praias de águas cristalinas e areia branca conseguem competir com os mais famosos destinos de verão do mundo. Quem tem pouco tempo na cidade pode até ficar confuso na hora de escolher para que lado ir, mas eu já adianto que é possível sim conhecer as praias mais bonitas de Bombinhas em um único dia!

Praia da Sepultura Bombinhas 2

Como chegar a Bombinhas

Chegar lá é muito fácil: Bombinhas fica a 75km de Florianópolis, o que dá em torno de 1h30 de carro, considerando um pouco de trânsito que sempre tem. É, portanto, um passeio bem viável para bate-volta de Floripa, caso você não tenha tempo de se hospedar por lá.

Outra opção para quem chega na região de avião é utilizar o aeroporto de Navegantes, que fica a 65km de Bombinhas.

Tendo em vista o enorme volume de turistas que lotam a cidade nos meses de verão, foi criada uma Taxa de Preservação Ambiental, com a finalidade de combater os efeitos danosos que esse grande afluxo humano traz à natureza.

Sepultura Bombinhas
Praia da Sepultura lotada em dezembro

A taxa é devida por todos os veículos que ingressam no município entre 15 de novembro e 15 de abril, e o controle é feito por meio de radares com registro automático das placas. Para pagá-la, você deve acessar o site ou app, ou parar em algum posto de atendimento dentro da cidade. Algumas tags de pedágio são cadastradas para realizar o pagamento automático, como Sem Parar, Connect Car e Veloe.

O valor para carros normais é de R$ 33,00 a cada entrada em Bombinhas que ocorrer fora de um período de 24 horas. É possível realizar o pagamento em até 30 dias após a saída da cidade.

Todas as informações detalhadas sobre essa taxa você encontra no site oficial.

Praia da Sepultura

Eu fui até a cidade só para passar o dia e tinha como objetivo principal conhecer a Sepultura, que é considerada uma das praias mais bonitas de Bombinhas.

Coloquei no GPS um dos estacionamentos da Praia da Sepultura e fui direto pra lá. O valor era fixo em R$ 30,00, sendo possível entrar e sair quantas vezes quisesse ao longo do dia. Tinha bastante sombra e contava com chuveiro e banheiros.

Estacionamento Praia da Sepultura
Estacionamento

A partir dos estacionamentos, uma caminhadinha curta em meio à mata leva, após uma pequena subida e alguma descida, à belíssima Praia da Sepultura.

Caminho até a Praia da Sepultura

Eram 11 horas do dia 14 de dezembro e já não tinha mais espaço para colocar cadeiras e guarda-sóis na areia. Esse é considerado o grande problema da Sepultura e é a razão pela qual se recomenda chegar bem cedo ou visitar fora de temporada.

Os dois restaurantes da praia, por sua vez, ainda estavam vazios, o que poderia ser uma boa opção para se acomodar na sombra.

Mas como minha intenção não era ficar horas por ali, pois queria conhecer outras praias de Bombinhas, deixei minhas coisas em uma pedra e fui para o mar.

Praia da Sepultura Bombinhas
No canto esquerdo da praia tem aluguel de caiaque e stand up paddle

E que mar!!!

A água estava totalmente cristalina, sem ondas e cheia de peixinhos listrados nadando em volta dos nossos pés! Um verdadeiro paraíso.

Praia da Sepultura Peixes

Caminhei para o lado direito da praia, onde uma pequena trilha (nem sei se dá para chamar de trilha, porque não leva nem 2 minutos) conduz à melhor vista da Sepultura. De lá é possível distinguir cada um dos impressionantes tons de verde do mar e inclusive enxergar os cardumes de peixes através da água transparente.

Praia da Sepultura trilha
Praia da Sepultura

Se você continuar pela trilha, vai parar em outra prainha, quase sem faixa de areia, que também é muito bonita. Chama-se Praia do Biguá. Eu fui até ela nadando por dentro mar, pois estava com os pés descalços antes e as pedrinhas do caminho machucavam muito.

Praia do Biguá Bombinhas
Praia do Biguá

Aliás, recomendo o uso de chinelo para subir até o pequeno mirante.

De volta ao mar, coloquei meu snorkel e fui explorar a vida marinha da Sepultura. Encontrei muitos peixinhos, ouriços e corais alaranjados, principalmente do lado direito da baía, contornando a faixa de terra que leva à Praia do Biguá.

Snorkel na Praia da Sepultura
Gosto de levar essa bolsa estanque quando mergulho, pois além de poder carregar meus pertences, ela chama atenção para a minha posição no mar, evitando possíveis atropelamentos por jet skis ou lanchas

O lado esquerdo seria bastante promissor também, mas infelizmente havia muitas folhas secas e pedaços de plástico boiando, pois a maré estava levando tudo para aquele canto. Fiquei tão chateada de ver os peixes nadando em meio ao lixo que saí logo dali. Por isso não podemos deixar nem um pedacinho de plástico fora da lixeira… Termina sobrando para a vida marinha…

Depois de aproveitar mais um banho de mar, subi para a área acima dos restaurantes, onde fica um mirante maior. A vista é bonita, mas não se compara àquela da trilhazinha à direita da praia.

Mirante Praia da Sepultura Bombinhas

O legal dessa área é que ela nos permite ver o mar para os dois lados da terra, pois na verdade estamos em uma península. De um lado, a calma e cristalina Praia da Sepultura. De outro, o Cantão das Pedras da Sepultura, com mar revolto e mais escuro (mas ainda assim muito bonito).

Costão da Praia da Sepultura
Cantão das Pedras da Sepultura

Praia da Miséria

Após apreciar a paisagem, fomos voltando pela estradinha que levava ao estacionamento e, no meio do caminho, pegamos uma entrada à direita para procurar a Praia da Miséria.

Andamos apenas alguns metros por entre as árvores e logo chegamos a uma placa indicando a entrada na praia e a escola de mergulho Paraíso das Tartarugas.

Praia da Miséria Bombinhas

Para chegar à Praia da Miséria, é necessário descer uma escadaria rústica, sem corrimão, mas colada na parede. Na metade do percurso já sabemos a maravilha que nos espera.

Chegando na Praia da Miséria

Um mar cristalino bem verdinho se apresenta entre as árvores, convidando para um belo mergulho.

A escada termina sobre pedras, então é preciso ter cuidado ao descer. Se tiver um sapatinho de neoprene, coloque-o, pois ajuda muito.

Praia da Miséria Paraíso das Tartarugas

Não tem quase nada de areia na Praia da Miséria, especialmente se a maré estiver alta, mas ela é muito linda e bem menos procurada do que a vizinha Praia da Sepultura.

Eu quis muito ir ali, porque ouvi dizer que a vida marinha era muito rica. Então só larguei as minhas coisas, peguei meu snorkel e fui direto para o mar.

Logo no início já encontrei muitos peixes. Não tão coloridos quanto no Caribe e no nordeste, mas em muita quantidade. Nadei para onde estava a boia da escola de mergulho, pois imaginei que ali era onde a vida marinha seria mais linda.

Praia da Miséria Bombinhas 2

Achei fundo demais para conseguir ter uma boa visibilidade sem cilindro, então retrocedi um pouquinho. Foi aí que recebi o maior presente da viagem: duas enormes tartarugas marinhas nadando tranquilamente acima dos corais, bem pertinho de mim.

Já tinha lido que era possível encontrar tartarugas nessa praia (afinal, o nome da escola de mergulho é Paraíso das Tartarugas né), mas nunca pensei que fosse ter essa sorte!

Foi lindo, mágico! O nado das tartarugas traz uma paz sem igual para a gente!

Praia da Miséria

Plenamente realizada, voltei para a beira da praia para me esquentar um pouco no sol.

Apesar de não ter muita faixa de areia, há diversas pedras baixas onde é possível sentar para curtir o visual. Gostei bastante do lugar e achei essa uma das praias mais bonitas de Bombinhas!

Praia da Miséria em Bombinhas

De volta ao estacionamento, decidimos explorar mais algumas praias a pé, para aproveitar o valor da diária.

Praia Retiro dos Padres

Descemos pela estrada em uma caminhada de 5 minutinhos e chegamos até a Praia Retiro dos Padres.

Ali havia um estacionamento cujo valor era R$ 20,00, o que pode ser interessante para quem quer economizar e não se importa de caminhar um pouco mais (com alguma subida) para chegar na Sepultura. Encontrei também algumas vagas sem custo na rua, mas bem poucas.

O Retiro dos Padres tem uma característica bem diferente das outras praias que tínhamos visitado naquele dia: o mar é agitado, com ondas bem fortes (tem até cabine de salva-vidas).

Praia do Retiro dos Padres
Retiro dos Padres Bombinhas

A paisagem, no entanto, é tão deslumbrante quanto do outro lado, com lindas rochas e um mar de um verde muito intenso. A “areia” é formada por inúmeros fragmentos coloridos de pedrinhas e conchas, dando um efeito muito bonito.

Areia retiro dos Padres

Aproveitamos para almoçar no Restaurante Retiro dos Padres, que serve todo o tipo de pratos com frutos do mar e conta com mesinhas na beira da praia. Gostamos muito do camarão à milanesa e da batata frita com caipirinha de maracujá!

Restaurante retiro dos Padres
Mesinhas do Restaurante Retiro dos Padres

Lagoinha, Embrulho, Prainha e Trapiche

Se você ainda tiver pique e quiser conhecer outras das praias mais bonitas de Bombinhas, consegue ir caminhando até a Praia da Lagoinha, que também tem a água cristalina cheia de peixinhos e é perfeita para crianças, em razão do mar bem calminho.

Praia da Lagoinha Bombinhas
Praia da Lagoinha

São 400m de caminhada pela beira da estrada, com subidas e descidas, o que pode ficar mais cansativo para pessoas idosas ou crianças pequenas. Se preferir, vá de carro mesmo, mas sabendo que terá que arcar com o valor de outro estacionamento.

A partir da Lagoinha, poderá caminhar pela areia para a esquerda para conhecer a Praia do Embrulho e a Prainha, ambas com mar calmo e verdinho. Elas são muito próximas!

Essa região tem bem mais espaço na areia do que na Praia da Sepultura.

Praia do Embrulho Bombinhas
Praia do Embrulho

Por fim, chegará ao trapiche de onde saem vários passeios em barcos piratas, uma atração muito popular em Bombinhas.

Praia do Trapiche Bombinhas
Praia do Trapiche

Quando cansamos de praia, pegamos o carro e fomos comprar os presentes de Natal no Porto Belo Outlet Premium, um shopping aberto com lojas de diversas marcas catarinenses, algumas com preços bem interessantes. Foi bom para descansar um pouco do sol antes de voltar para Florianópolis!

Porto Belo Outlet Premium

E aí, você visitaria todas as praias mais bonitas de Bombinhas em um dia só? Conhece a cidade e tem dicas para compartilhar? Escreve pra gente nos comentários!