Conhecendo Antibes, Cannes, Grasse e Mougins

16 de janeiro de 2019 0 Por Passagem Comprada

Depois de um dia conhecendo as inúmeras belezas de Nice e outro dividido entre os pitorescos vilarejos medievais de Saint-Paul de Vence, Haut-de-Cagnes e Cagnes-sur-Mer, decidimos começar o nosso terceiro dia na Côte d’Azur na beira do mar.

Após uma rápida viagem de trinta minutos partindo de Nice, chegamos a Antibes, uma cidadezinha realmente apaixonante.

Antibes

Nosso passeio teve início no Port Vauban, onde ficam “estacionados” dezenas de megaiates de cair o queixo. Dizem que Antibes é o melhor lugar no sul da França para comprar um iate (#ficadica kkk). A caminhada pela beira do mar observando os barcos com o Fort Carré (fortaleza da segunda metade do século XVI) ao fundo é muito agradável.

Dali, seguimos para o Cours Masséna, onde todas as manhãs (exceto segundas-feiras de 01/09 a 30/05) funciona, até às 13hrs, um mercado provençal maravilhoso!

Antibes Marché Provençal

Aliás, tenho que abrir um parêntese aqui para destacar que os mercados provençais (ou “marchés provençaux”) estão entre as melhores coisas da VIDA! Você vai encontrá-los em quase todas as cidades da Côte d’Azur e da Provence e, pela minha experiência, nunca achará que já visitou mercados demais. A variedade de produtos regionais (como queijos, frios, azeitonas, caponatas, sabonetes perfumados), flores, frutas e legumes é uma tentação! É bem fácil encontrar na internet agendas com os dias em que eles ocorrem em cada cidade – mas deixe para procurar perto de quando você for viajar, porque as datas e horários podem mudar de uma temporada para outra.

Bom, voltando para Antibes: o mercado provençal do Cours Masséna é coberto e tem produtos incríveis. Não resistimos e compramos algumas pastinhas (de alcachofra, berinjela, tomates secos, etc), azeitonas de vários tipos, morangos lindos e uma enorme baguete. O almoço seria um belo piquenique!

Antibes Mercado Provençal
Eu nunca tinha visto tanta variedade de azeitonas!!!
E que tal temperos e sais de todos os aromas possíveis?

O comércio fixo, na parte de fora do mercado, também é bem interessante: há cafés, padarias, restaurantes e outras lojinhas.

Antibes Cours Massena

De setembro à metade de junho, nas sextas, sábados e domingos, e da metade de junho até o fim de setembro, todos os dias exceto segundas-feiras, ocorre no mesmo Cours Masséna, à tarde (a partir das 15hrs), uma feira de artesanato local.

Dali, demos um passeio pela cidade antiga, que é uma graça: toda murada e florida, com lojinhas bonitinhas em cada ruelinha que se entre.

Antibes

Bem pertinho do Cours Masséna fica o Musée Picasso, localizado dentro do Château Grimaldi (sim, outro castelo dos Grimaldi). O museu tem obras de Picasso (é claro) e de artistas renomados, como Nicolas de Staël, Hans Hartung, Anna-Eva Bergman e outros expoentes da arte do século XX e início do século XXI. O ingresso custa € 8,00 (para verificar se esse valor está atualizado, acesse o site do Museu).

Por fim, fomos conhecer uma das praias favoritas da cidade: La Gravette. A praia é bem pequena, mas ótima para tomar banho, pois é de areia e fica em uma baía bem fechadinha (a água é quase uma piscina!).

Antibes La Gravette

Cannes

Saindo de Antibes, fomos para Cannes (30 minutos de carro), a cidade do famoso festival de cinema e do Lions de publicidade. A chegada, pelo Boulevard de la Croisette, já deixa bem claro que esta é uma cidade frequentada por ricos e famosos e que se hospedar à beira-mar não é para qualquer um. Ao longo da avenida principal, chamam a atenção os suntuosos prédios (todos brancos ou creme) e as lojas de rua (nada menos que Dior, Gucci, Rolex, etc). O visual é lindo, com o mar de um lado e essa riqueza toda do outro.

Cannes La Croisette

Estacionamos o carro em um shopping e fomos conhecer o Palácio dos Festivais, onde centenas de atores e atrizes hollywoodianos já entraram depois de desfilar pelo tapete vermelho. Não pudemos chegar muito perto, pois estava acontecendo o Lions de Cannes.

Cannes Palácio dos Festivais
Palácio dos Festivais

Dali fomos em direção à praia, passando por uma praça chamada Reynaldo Hahn, onde há um carrossel e uma parada do trenzinho turístico (Petit Train de Cannes).

Cannes

A praia é boa, de areia e com água bem calminha (um pouco gelada, mas ainda era final de junho). O clima bem descontraído: muitas famílias com crianças, pessoas lanchando, nada de gente chique. Achamos que seria um ótimo momento para fazer nosso piquenique, com produtos fresquinhos comprados no mercado provençal de Antibes. Estava tudo uma delícia!

Cannes Praia

Quando cansamos do sol, fomos conhecer um pouco da cidade.

Caminhamos por toda Rue Meynardier, um calçadão cheio de lojinhas estilo praia (vendendo boias, chapéus, saídas de praia, etc), souvenirs e alguns cafés. Não resisti e entrei no Atelier Jean-Luc Pelé, onde comi um macaron de morango divino! Essa rua faz um estilo bem simples, nem parece estar na mesma cidade que o Boulevard de la Croisette.

Cannes
Essa lojinha vendia sabe o que? Atum (!!!) em dezenas de latinhas diferentes, uma mais bonitinha que a outra.

Caminhamos pela Rue Meynardier até o Marché Forville, uma grande feira de produtos regionais, frutas e legumes que funciona de terça à domingo, das 7h às 13h. Infelizmente era tarde e o mercado já havia encerrado.

Voltamos até o nosso estacionamento pela Rue d’Antibes, que é a principal rua comercial do centro da cidade. Ali você encontra todas as lojas de redes famosas, como Zara, Sephora, Tommy Hilfiger, etc.

Grasse

Saindo de Cannes, dirigimos por 30 minutos até Grasse, a capital mundial dos perfumes. A cidade ganhou essa fama porque suas flores são usadas pela indústria da perfumaria desde o século XVI e ali se instalaram fábricas e lojas das principais marcas de perfumes do mundo. O jasmim utilizado na fórmula do célebre Chanel nº 5, por exemplo, é colhido na cidade, assim como as rosas utilizadas pela marca.

É possível visitar gratuitamente as fábricas das perfumarias Fragonard (20 Bd. Fragonard), Galimard (73 Rte. De Cannes) e Molinard (60 Bd. Victor Hugo).

Nós escolhemos a Fragonard. Caminhamos pelo interior da fábrica, conhecendo alguns instrumentos históricos na fabricação de perfumes e vendo alguns funcionários trabalharem atrás de vitrines. Achei bem divertido um local em que havia diversas fragrâncias para cheirar e tentar adivinhar que planta/flor era aquela. No final do passeio, chegamos a uma loja, é claro, onde provamos todos os produtos da marca e compramos algumas coisinhas. Os aromas são divinos!

Grasse Fragonard
A gente pegava aqueles potinhos de inox ali e cheirava para identificar os aromas presentes em cada um.

Depois seguimos para a Vieille Ville, o centrinho antigo da cidade. Ali também havia diversas perfumarias para visitar e provar todas as fragrâncias disponíveis. Achei a cidadezinha um amor, com ruelinhas estreitas, algumas ladeiras e inúmeras lojas de artesanato e, adivinha, perfumes!

Grasse
Esses sabonetes são espetaculares!!! Depois de Grasse, encontrei em várias cidades na Provence e acabei voltando pra casa com mais de 10 na mala!

Volta e meia alguém entrava em uma portinha super antiga (que não parecia nem ser de verdade) e subia as escadas para a sua casa depois de um dia de trabalho.

Só para eu ficar imaginando como seria morar num lugarzinho de conto-de-fadas que nem aquele…

Grasse

Devaneios à parte, já era tarde e precisávamos tomar o caminho de Nice.

Mougins

Só que, a 20 minutos de Grasse, passamos em frente a Mougins, uma cidadezinha localizada no alto de uma colina, adorada por ricos e famosos e onde Picasso escolheu passar os últimos 12 anos de sua vida. Já eram umas 20 hrs e não sabíamos se ainda haveria alguma coisa para ver na cidade, mas como não teríamos outra chance de conhecê-la, decidimos estacionar o carro e dar uma espiadinha.

Sabe quando a gente toma uma decisão acertada na vida???

Chegamos na cidade na hora do pôr-do-sol e a luminosidade deu um ar mágico às construções antigas. O horário é tão lindo que estava acontecendo um casamento (de noivos americanos) em um dos terraços banhados pelo pôr-do-sol. Detalhe: todos os convidados vestindo roupas brancas, numa chiqueza só.

Olha essa luz!!!

A vista lá de cima também não era de se jogar fora, sendo possível enxergar a baía de Cannes e todos os campos e montanhas ao redor. Considerando o horário, nas minhas fotos só aparece o sol, mas acredito que durante o dia devam sair umas imagens ótimas!

Tem uma espécie de terraço com bancos para ver a vista.

Em uma rápida caminhada pela cidade, encontramos diversos restaurantes, todos super movimentados, com clientes muito bem vestidos. Acho que o pessoal costuma ir até a cidade especialmente para jantar!

Infelizmente estávamos com roupas muito inadequadas para o local (não esqueçam que já havíamos ido até na praia nesse dia!), então não nos sentimos confortáveis para jantar por ali.

Mougins
Restaurantes com mesinhas na rua

Vimos, ainda, várias galerias de arte em meio a ruelinhas estreitas e cheias de folhagens e flores, mas todas já estavam fechadas em razão do horário.

Enfim, o passeio foi rápido, mas rendeu imagens belíssimas (tanto na memória quanto em fotos como essas que eu coloquei aí em cima)!