Compras em Aruba: Oranjestad, Palm Beach e supermercados
Aruba é considerada por muitos um paraíso para compras, especialmente por ser uma ilha livre de impostos. A maioria das lojas fica na capital, Oranjestad, que pode ser visitada tranquilamente em uma tarde, mas você também pode se distrair com o comércio de Palm Beach e com os enormes supermercados da ilha.
ORANJESTAD
Pegando um ônibus em Palm ou Eagle Beach, basta descer na estação de ônibus de Oranjestad e você já estará no centro de tudo.
Por lá, você vai encontrar MUITAS joalherias, lojas de eletrônicos, perfumes e algumas famosas redes americanas e europeias. Caminhe pela rua Havenstraat e vai encontrar a Boolchand’s Digital World (uma das maiores lojas de eletrônicos do Caribe), a Guess, a Zara e várias outras lojas locais. Além disso, nessa rua há uma entrada para o Renaissance Mall, um shopping mais sofisticado, com Gucci, Louis Vuitton e Longchamp. Na rua de trás, a Main Street (ou Caya G. F. Betico Croes), estão a Sketchers, Victoria’s Secrets, Mango, Bath & Body Works, além de lojas de perfumes, maquiagens e calçados.
Se estiver a fim de um lanche bem americanizado, dê um pulo no Renaissance Marketplace, bem na beira do mar. Por ali, além de várias opções de alimentação, como pizza, comida chinesa e sushi, tem Starbucks, Dunkin’ Donuts, Subway e Häagen-Dazs.
Caminhando entre o Renaissance Mall e o Renaissance Marketplace você vai encontrar um grande letreiro de I LOVE ARUBA para tirar fotos. Há outros menores (e sobre rodas) espalhados pela ilha.
Para artesanato local e souvenirs, procure os quiosques que ficam na Lloyd G. Smith Blvd, próximos à estação de ônibus, onde você vai encontrar uma espécie de feirinha permanente.
PALM BEACH
A segunda maior concentração de lojas fica em Palm Beach, na J.E. Irausquin Blvd, rua de trás dos principais High Rise Hotels (o comércio se concentra na região entre o Holiday Inn e o Hilton). Ali você encontra algumas das principais marcas americanas (como Victoria’s Secrets, Calvin Klein e Pandora), além de algumas joalherias e lojas de souvenirs.
SUPERMERCADOS
Outra oportunidade imperdível de compras em Aruba são os supermercados, com destaque para os dois maiores: Ling & Sons (Ling and Sons Building Schotlandstraat 41 – próximo a Druif Beach) e Super Food (Bubali 141-A, Noord – próximo a Eagle Beach) – esse último foi o meu favorito. Nesses locais, você encontra uma variedade incrível de produtos importados, especialmente holandeses, mas também americanos e de vários países da Europa. É de sair babando!!! São queijos, frios, biscoitos, conservas, chocolates, bebidas, tudo que se possa imaginar, de todas as partes do mundo.
Fora a oportunidade de comprar produtos que a gente não encontra no Brasil (e se encontrar, custam uma fortuna), uma boa dica é abastecer o frigobar com sucos, refrigerantes, água, itens para café da manhã (se o seu hotel não tiver incluído) e lanchinhos para levar para a beira da praia. Além de economizar, você poderá provar alguns dos produtos que não poderia carregar no avião por serem perecíveis. Além disso, algumas praias não têm estrutura de restaurantes e bares (como Boca Catalina, por exemplo), então é sempre bom levar um coolerzinho com um lanche uma bebida gelada.
Dicas para quando for ao supermercado:
1ª) As sacolas são cobradas à parte, então procure levar sua própria sacola ou mochila para colocar as compras dentro;
2ª) Os supermercados são um pouco afastados da maioria dos hotéis, então a dica é aproveitar para ir quando estiver de carro, caso você alugue, ou pegar um táxi (US$ 6,00 a US$ 10,00, dependendo de onde estiver hospedado). Se for de táxi, procure não ir muito perto da hora de fechamento (tirando domingos, o Super Food fecha às 20h e o Ling & Sons às 21h), porque senão terá dificuldade de encontrar táxis para voltar. Isso porque, se não houver ninguém chegando e liberando o seu táxi, é bem difícil que algum entre nos estacionamentos para pegar passageiros.
Em todo o caso, entre ir ao supermercado com medo de não conseguir táxi e não ir, eu sugiro ir e dar um jeito depois (porque tem muita coisa boa lá). No meu caso, na primeira vez que fui estava quase na hora de fechar e ficamos quase 40 min esperando aparecer algum táxi (em uma fila grandinha). Uma moradora muito prestativa de Aruba, então, reparou na nossa situação e usou seu telefone para chamar táxis para todos (e ainda ofereceu para levar quem estivesse indo para Palm Beach, o que foi o meu caso). Ou seja, ainda conheci uma moradora local muito agradável e ganhei uma carona (o que poderia ter sido meio arriscado, acho eu, mas na hora tudo pareceu tão certo).
Já no dia em que aluguei o carro, aproveitei para ir aos dois supermercados e encher a mala de guloseimas!!!
Leia também:
- Aruba – Dicas úteis
- Onde ficar em Aruba
- Holiday Inn Resort Aruba
- O que fazer em Aruba
- Palm Beach: resorts e esportes aquáticos em Aruba
- Eagle Beach: uma das praias mais bonitas do mundo
- Arashi, Boca Catalina e Malmok Beach: Snorkel em Aruba
- Passeio de Barco para Snorkel em Aruba
- Mangel Halto e Baby Beach: um dia de carro em Aruba
- O que fazer em Willemstad, a capital de Curaçao