Compras em Ciudad del Este – minha experiência no Paraguai

11 de junho de 2022 2 Por Passagem Comprada

Um dos programas que não pode faltar no roteiro de quem viaja para Foz do Iguaçu é fazer compras em Ciudad del Este no Paraguai. Alguns produtos têm descontos tão interessantes que podem praticamente pagar a sua viagem inteira!

Mas para ter sucesso em suas compras no Paraguai, não se estressar e não cair em roubadas, é necessário um mínimo de conhecimento e planejamento prévio. Então vamos lá para algumas dicas super importantes e um relato completo da minha experiência por lá!

Ciudad del Este compras no Paraguai

Como chegar em Ciudad del Este

– Vans de turismo

A opção mais fácil, e que não exige muitas pesquisas, é contratar um “tour de compras” em alguma das agências de turismo de Foz do Iguaçu. Com valores em torno de R$ 60,00 reais, as empresas propõem um passeio em que pegam o visitante no seu hotel, levam para fazer as compras em Ciudad del Este (dando dicas de lojas confiáveis no caminho) e depois trazem de volta a Foz do Iguaçu. Tudo muito fácil e tranquilo!

O único ponto negativo, na minha opinião, é que os horários das vans são fixos (e eu não gostei deles). Por exemplo: o transporte pega no hotel às 7h da manhã e sai de Ciudad del Este às 13h.

E claro, se você está em um grupo maior, pagar R$ 60,00 por pessoa pode sair mais caro do que alugar um carro.

– Carro

Como eu queria usar carro para me deslocar em Foz do Iguaçu, fiz questão de encontrar uma locadora que me permitisse atravessar as fronteiras da Argentina e do Paraguai (são pouquíssimas que dão essa autorização).

Por sorte, encontrei a Iguassu Rent a Car, que não só permite ir até os países vizinhos, mas também oferece estacionamento gratuito para as compras em Ciudad del Este e dá todas as dicas para fazer o percurso com tranquilidade.

Confesso que li tanta coisa assustadora na internet que estava com medo de dirigir no Paraguai, mas no fim tive uma experiência livre de perrengues.

Claro que o trânsito é complicado, tem muita gente caminhando pela rua, mas não é nada que alguém acostumado a dirigir em cidades grandes no Brasil não esteja acostumado. Isso sem falar que, após cruzar a ponte, andei só uns 500m com o carro até o estacionamento.

compras no paraguai
As lojas marcadas com o pin amarelo são as que eu visitei (viu como é tudo pertinho da fronteira?)

A primeira dica para quem for de carro a Ciudad del Este é ficar à esquerda desde a entrada na Ponte da Amizade. Isso vai facilitar muito na hora de pegar a rotatória que leva até as principais lojas.

Onde estacionar em Ciudad del Este?

A Iguassu Rent a Car nos deu gratuitamente o estacionamento da Cellshop e a chegada até lá foi bem assim: 300m em linha reta, primeira rotatória dobramos à esquerda (ali com um pouco de briga para cruzar a avenida) e depois já saímos da muvuca e foi só dobrar a primeira à direita duas vezes que chegamos no estacionamento. Muito fácil mesmo!

Ciudad del Este

O estacionamento parece bem seguro e tem cobertura que protege do sol e da chuva. Nos sentimos confiantes o suficiente para guardar compras no carro e não ficar carregando o dia inteiro (mas nada de muito valor!).

Veja bem, deixamos o carro ali só porque era grátis, pois o valor do estacionamento é muito caro e não vale nem um pouco a pena para quem não tem convênio. A única regalia é uma hora de isenção para quem consumir US$ 100,00 na Cellshop.

Se quiser um local maravilhoso para estacionar durante as suas compras em Ciudad del Este sem ter nenhum “brinde” da locadora de carro, recomendo o Shopping Paris. Lá você vai encontrar diversos andares de vagas cobertas, com isenção total do valor do estacionamento (sem tempo máximo) se gastar US$ 30,00 nas lojas do shopping.

compras no paraguai

E eu te garanto, US$ 30,00 não é nada!!! Mesmo que esse consumo mínimo aumente, tenho certeza que ainda vai valer a pena, porque dentro do Shopping Paris fica uma loja de importados sensacional (para mim a mais organizada de Ciudad del Este) chamada Shopping China.

Apesar de não ser tão perto de lojas como Cellshop e Monalisa, você consegue fazer o percurso tranquilamente em 15 minutos a pé se quiser.

Outra vantagem é que esse estacionamento funciona até as 18h, enquanto o da Cellshop fecha às 15h!

– A pé, de táxi, de moto-táxi ou de ônibus

Bom, fora “tours de compras” e o carro, ainda é possível chegar até o Paraguai a pé (que eu acho meio longe, ainda mais carregando compras), de táxi, de moto-táxi (uns motoqueiros que ficam perto da ponte oferecendo transporte na garupa) ou de ônibus. Dentre essas opções, fora o táxi que é um pouco mais caro, acho que a melhor ainda são os ônibus, pois apesar de bem velhos, mantêm uma boa frequência a partir do Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu e o preço é bem convidativo.

Nem pense em ir de Uber, pois eles não podem atravessar fronteiras de países!

Ponte da Amizade
Moto-táxi atravessando a Ponte da Amizade

Quais lojas visitei e como foi minha experiência de compras em Ciudad del Este

– Cellshop

Comecei o meu dia no Paraguai pela Cellshop, por ser uma das lojas mais indicada pelas agências de turismo como “confiável”.

A loja é um pouco apertada e estava muito cheia, mas os preços eram muito bons. A cotação do dólar estava ótima: mais barata do que o câmbio turismo do dia.

Tem simplesmente tudo o que você possa imaginar: perfumes, bebidas, roupas de marca, brinquedos, artigos para bebês, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e alguns comestíveis. A loja é uma revendedora autorizada da Apple.

Cellshop

O que não gostei foi a maneira como são feitas as vendas. Em cada setor que você quer comprar um produto, é necessário gerar uma nota específica. Por exemplo, não posso gerar uma nota que inclua um perfume e um chocolate. Da mesma forma, a retirada de cada tipo de produto ocorre em um andar ou setor diferente. A única coisa que pode ser feita em conjunto é o pagamento.

Mas deixa eu dar um exemplo para ficar mais claro.

Escolhi alguns chocolates e uma bebida no segundo andar. Ali tive que pedir a um atendente para que gerasse a nota desses produtos para mim. Depois, é necessário entrar em uma fila separada para retirar as mercadorias compradas (nesse caso, também no segundo andar).

Na mesma loja, comprei uma escova secadora no primeiro andar. Ali gerei a nota e depois tive que ir até o subsolo para fazer a retirada.

Então, se você quiser comprar diversos tipos de produtos, tem que ficar indo para cima e para baixo para retirar cada um e isso é muito chato em uma loja cheia. Cansa e faz a gente perder tempo…

Cellshop

Alguns preços da Cellshop:

• Chromecast 3: US$ 30,00
  • Pilhas recarregáveis AA c/4: US$ 4,00
  • Perfume Montblanc Starwalker 75ml: US$ 29,00
  • Perfume Azzaro pour Homme 100ml: US$ 25,00
  • Escova secadora Onida 1500W: US$ 26,00

– Monalisa

Dali seguimos para a Monalisa, que é famosa pelos cosméticos. A loja é mais bonita e organizada, porém tem preços um pouco maiores (principalmente a cotação do dólar), o que faz com que seja menos procurada por quem faz compras em Ciudad del Este.

Monalisa

Ali, além de uma ampla variedade de perfumes, você encontra as principais marcas de maquiagem e produtos de beleza. Para quem gosta, havia um setor inteiro só da Victoria’s Secrets e também um cantinho com produtos da Bath & Body Works, que não vi em nenhum outro lugar.

Também tem roupas de marca e alguns chocolates bem interessantes (nada muito barato, mas com preços levemente melhores do que os das outras lojas).

– SAX (onde almoçar em Ciudad del Este)

Recebemos uma dica para almoçar na SAX, a loja mais chique de Ciudad del Este, que vende apenas produtos de grifes caríssimas.

A loja em si a gente olha rapidinho (a não ser que tenha um orçamento diferenciado): há itens de decoração para a casa, roupas de marca, vestidos e gala e até um setor dedicado às noivas (que pode ser interessante para quem está em busca de um vestido para o casamento).

SAX Compras no Paraguai

Os restaurantes ficam no último andar, com uma vista bem legal de Ciudad del Este e do Rio Paraná.

O ambiente é muito agradável, bem amplo, com pé direito alto e com muitas mesas disponíveis.

Depois de ver a loja, confesso que fiquei com medo dos preços dos pratos, mas no fim das contas não tive problema. Há opções para todos os bolsos e gostos: filés, massas, risotos, pizzas e comida árabe (em razão da origem dos donos da loja).

SAX Compras no Paraguai

Eu comi um prato de quibes fritos e uma porção de húmus com pãezinhos crocantes. Gastei menos de US$ 10,00 e fiquei MUITO satisfeita. Estava delicioso! De fato, é uma ótima opção para almoçar durante as compras em Ciudad del Este.

SAX Ciudad del Este

Só uma informação sobre o acesso ao local: a SAX fica do outro lado da avenida principal de Ciudad del Este, então é preciso muito cuidado para atravessar a rua. Dê preferência para fazer isso na altura da Cellshop, o mais longe possível da fronteira. Fora isso, a entrada da loja é horrível: parece um lugar abandonado, que fechou há muitos anos. Mas não se engane, pois a SAX começa apenas no segundo andar do prédio (aquela parte estranha não tem nada a ver com ela).

Dali, tivemos que voltar ao estacionamento para tirar o carro, pois fechava às 15h (e cuidado com o fuso: há uma diferença de 1h entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este).

Esse horário é assim tão cedo porque boa parte das lojas nos arredores fecha entre 15h e 16h (no máximo 17h). O comércio no Paraguai tem essa característica de funcionar bem cedo (algumas lojas abrem antes das 7h da manhã!).

– Shopping Paris: Tokutokuya e Shopping China

Pegamos o carro e dirigimos até o Shopping Paris, pois sabíamos que lá poderíamos ficar até as 18h.

Seguimos o trajeto sugerido pelo Google Maps e foi bem tranquilo.

Meu principal objetivo nesse shopping era visitar uma loja japonesa enorme que vende todo o tipo de produtos orientais: a Tokutokuya.

Depois de ir ao Japão, fiquei muito fã desse tipo de loja e quando descobri que tinha uma em Ciudad del Este tive certeza que precisaria visitá-la.

Ciudad del Este

E posso dizer que valeu muito a pena! A Tokutokuya é o paraíso para quem gosta de utensílios de cozinha diferentes, lembrancinhas fofas, cosméticos japoneses e coreanos (que estão entre os melhores do mundo), itens para artesanato, organização, escritório e, é claro, uma bela variedade de comidas orientais!

Tokutokuya Compras em Ciudad del Este

Eu saí com várias sacolas de lá, feliz da vida!!!

A principal loja do Shopping Paris, no entanto, é o Shopping China (sim, muito estranho shopping dentro de shopping, mas é o que é).

Esse foi o freeshop que eu mais gostei no Paraguai, principalmente pelo seu estilo “supermercado gigante”. Quem já foi aos Estados Unidos vai notar uma forte semelhança com uma Walmart ou Target, por exemplo.

Shopping China Ciudad del Este

Você deixa seus pertences em um guarda-volumes gratuito, pega um carrinho de supermercado, e fica livre em meio aos corredores para escolher tudo o que quiser (e só ir jogando dentro do carrinho! Hehe).

Tem muitos cosméticos, roupas, utensílios de cozinhas, objetos de decoração, perfumes, itens para pesca e acampamento, bebidas, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos e o melhor setor de chocolates que encontrei durante as minhas compras em Ciudad del Este. Sério, havia marcas de todos os cantos do mundo e uma variedade que vai muito além do que estamos acostumados a ver nos Duty Frees de aeroportos e nas lojas de Rivera ou Chuí (fronteira com o Uruguai), por exemplo.

No fim, é só passar nos caixas, como um supermercado normal. Muito simples e fácil (por isso que impliquei tanto com a coitada da Cellshop).

Quer saber alguns preços?

• Tratamento capilar Revlon Uniq One 150ml: US$ 5,90
  • Condicionador BED HEAD Ressurection 200ml: US$ 10,00
  • Condicionador Aussie 3 Minute Moist 236ml: US$ 4,00
  • Barra de chocolate Lindt com avelãs 100g: US$ 3,15
  • Barra de chocolate com licor Weinrich 100g: US$ 3,00
Shopping China Ciudad del Este

O retorno para o Brasil

A pior parte do passeio de compras em Ciudad del Este, para mim, foi o congestionamento para sair do Paraguai.

Talvez seja por isso que as vans de turismo retornam no máximo às 16h.

Eu saí de lá perto das 18h, e fiquei mais de uma hora na fila para pegar a ponte que leva ao Brasil. E olha que precisava andar apenas 250m!!!

Então eu sugiro que você se organize para fazer suas compras em Ciudad del Este bem cedo e sair de lá o quanto antes (ou assuma sua demora e fique em paz com a tranqueira do fim do dia!).

Conclusão sobre minha experiência em Ciudad del Este

Eu só comprei bobagens, mas fiquei muito satisfeita!

Cheguei a cogitar comprar celular, que estava valendo muito a pena, mas fiquei com medo porque passava da cota (que é de US$ 500,00 em fronteiras terrestres).

Mas se quiser ter uma ideia, um Iphone 13 Pro Max 256gb (top de linha!) estava custando US$ 1.300,00 na Cellshop (o que daria R$ 6.500,00 com o câmbio do dia, que era R$ 5,00). Esse mesmo celular aqui no Brasil estava saindo por R$ 8.700,00!!!

Tem um site muito bom para olhar preços de produtos em Ciudad del Este que se chama Compras no Paraguai. Ele compara preços em diversas lojas e já traz o valor com a cotação do dólar no dia. Bem interessante para planejar seu passeio.

Para informações atualizadas sobre os limites de itens e valores que pode comprar no exterior, é sempre bom verificar o site oficial da Receita Federal.