
Monte Pilatus: passeio imperdível em Lucerna
Um dos passeios mais populares entre os viajantes que visitam Lucerna, o Monte Pilatus oferece vistas espetaculares da cidade, dos Alpes e do belíssimo Lago dos Quatro Cantões, além de diversas opções de caminhadas e atividades ao ar livre.

No inverno, a subida da montanha é feita de teleférico, primeiro em gôndolas panorâmicas menores e depois em uma enorme cabine chamada “Dragon Ride”.
Já nos meses de verão (entre meados de maio e meados de outubro), é possível usar também um trem de cremalheira super antigo, e há alguns pacotes especiais incluindo ônibus, trem ou barco a partir da cidade de Lucerna. As opções são as seguintes:
- Golden Round Trip: De Lucerna até Alpnachstad de barco (mais ou menos uma hora) e dali até o topo do Monte Pilatus no trem de cremalheira. Depois, para descer, utilizam-se os teleféricos até a estação-base de Kriens, onde é possível pegar um ônibus até o centro de Lucerna. Também é possível fazer o trajeto inverso.
- Silver Round Trip: Mesma proposta da Golden Round Trip, com a única diferença de usar trem (mais ou menos 20 minutos) e não barco para ir de Lucerna até Alpnachstad.
Eu viajei em junho e optei pelo Silver Round Trip, que vou mostrar em detalhes aqui nesse post.
Minha experiência no Monte Pilatus
Começamos o nosso passeio na estação central de Lucerna, pegando o trem S5 até Alpnachstad. A viagem dura menos de 20 minutos.

Ali pegamos o trem de cremalheira mais íngreme do mundo, com uma inclinação de 48%, para chegar até o topo do Monte Pilatus.

Para mim, só essa subida já vale todo o passeio! O trem sobe por um trilho MUITO íngreme e é difícil de acreditar que ele foi construído em 1889. Durante os 30 minutos de viagem, passamos por túneis, mata fechada, vaquinhas pastando e muitas paisagens lindas.

Em alguns momentos, a vista é para os campos verdinhos da Suíça e para o lindo Lago Lucerna (outro nome usado para o Lago dos Quatro Cantões). Em outros, enxergamos diversos picos nevados dos Alpes, um verdadeiro colírios para os olhos!

Pilatus Kulm
Chegando no topo, chamado de Pilatus Kulm, fomos direto para um enorme terraço panorâmico de onde se pode apreciar a paisagem com toda a calma e conforto, a 2.070m de altitude.

Adorei dividir o espaço com os corvos, que planam tranquilamente na altura dos nossos olhos, como se não existisse qualquer gravidade no mundo!


Do lado esquerdo da plataforma, um panorama perfeito mostra todos os grandes picos dos Alpes Berneses, com o Lago Lungern aparecendo lá embaixo.

Do lado direito, a cidade de Lucerna e o seu majestoso lago se apresentam em dias claros. Quando visitei, um tapete de nuvens ia e vinha, mostrando apenas partes da paisagem.

O legal é que, em caso de muito frio ou vento, é possível curtir o visual de dentro de galerias envidraçadas, planejadas especificamente para esta finalidade!
Mirantes
Quem tem um pouco de disposição, pode subir ainda mais alto e ser presentado com vistas cada vez mais espetaculares.
A primeira opção é o Oberhaupt, um mirante localizado a 2.106m de altitude que fica logo acima do terraço principal. Basta subir alguns lances de escada.


Outro ponto de observação que pode ser visitado sem muita demora é o Esel, que fica a 2.118m de altitude. O caminho até ele é uma escada ainda mais íngreme localizada ao lado do Hotel Bellevue.


Por fim, o local mais alto a que se pode chegar no Monte Pilatus é o Tomlishorn, a 2.132m de altura. O caminho até lá chama-se Flower Trail, pois é uma trilha que passa por diversos tipos de flores alpinas. Inicialmente o percurso é bem plano e vai costeando a montanha. Depois, torna-se mais pedregoso e inclinado até chegar ao Tomslishorn. A trilha toda, ida e volta, leva em torno de uma hora de caminhada.


Os dragões no Monte Pilatus
Para curtir a paisagem de uma maneira mais lúdica, os visitantes podem caminhar por dentro da montanha, nas galerias dos dragões. Pois é, diz a lenda que o Monte Pilatus era habitado por dragões com poderes curativos durante a Idade Média, e por isso há algumas atrações relacionadas a esse tema na montanha.
Eu achei bem divertido passear nas cavernas dos dragões, especialmente porque de tempos em tempos abre-se uma “janelinha” de onde se tem vistas bem lindas!

Logo ao lado da entrada desses túneis, há uma espécie de museu interativo chamado “Dragon World”, onde é possível conhecer a lenda dos dragões do Monte Pilatus através de projeções coloridas e participar de alguns jogos de realidade virtual bem interessantes.


Hotéis no Monte Pilatus
No Pilatus Kulm, você também vai encontrar restaurantes, lanchonetes e loja de souvenirs, além de dois hotéis muito legais: o Hotel Bellevue e o Hotel Pilatus-Kulm.
Eu fiquei louca de vontade de me hospedar em um deles para ter a experiência de curtir a vista lá de cima ao nascer e ao pôr do sol. Dizem que nesses horários também é muito legal fazer a caminhada até o Tomlishorn, porque é bem comum encontrar as impressionantes cabras alpinas (ibex) passeando pela trilha.

Encerradas as atividades no topo da montanha, peguei o teleférico Dragon Ride até Fräkmüntegg. Essa cabine é enorme, então tente entrar logo para pegar um lugarzinho na janela para fazer a curta viagem de 3 minutos e meio.

Fräkmuntegg
Em Fräkmüntegg é necessário desembarcar para pegar outro tipo de bondinho e continuar a descida, mas se você for do tipo que gosta de um pouquinho de aventura, recomendo reservar um tempo para ficar nessa estação.
Ali você vai encontrar o Pilatus Rope Park, com 10 percursos diferentes de arvorismo, tirolesas e outros obstáculos variados.


Tem também o Dragon Glider, uma espécie de tirolesa com freios integrados, que transporta o visitante a uma velocidade de até 12km/h por entre as árvores da montanha.
O meu objetivo em Fräkmüntegg, no entanto, era o Fräkigaudi, o mais longo tobogã de verão da Suíça, com 1350m de comprimento.

Essa era uma atividade que eu queria muito experimentar, por ser algo bem típico dos Alpes. O tobogã é uma espécie de vala de metal, por onde desliza um carrinho que é controlado pelo próprio passageiro: a gente que determina se quer ir mais rápido ou frear.

Na hora da minha visita, choveu um pouquinho, então tive que esperar em torno de 30 minutos para secarem bem a pista, pois quando ela está molhada o veículo fica sem freio.
Mas a espera valeu muito!! Adorei descer a montanha de tobogã, fazendo várias curvas e passando por dentro de túneis e no meio de vaquinhas com seus sininhos.

No final, um mecanismo semelhante ao que leva os esquiadores para o alto da montanha nos puxa de volta para o início do percurso (o que é uma maravilha, pois seria um suplício subir tudo aquilo a pé!).

O valor da descida é 9 CHF e há armários gratuitos para deixar os pertences (não é permitido levar nada consigo).
O tobogã funciona da metade de abril até o final de outubro, das 10h às 17h30, com o último bilhete vendido às 17h.
Se por acaso bater a fome, há um quiosque de lanches na entrada do tobogã, além de uma lanchonete maior na estação do teleférico.
Descida até Kriens
Satisfeita com a minha experiência em Fräkmüntegg, entrei em uma das gôndolas panorâmicas para continuar a descida da montanha. Esses bondinhos já são bem menores, então é possível ir só com a sua família.

Em 15 minutos, o teleférico chega em Krienseregg, onde há restaurante, churrasqueiras e um parquinho infantil chamado Pilu Land.

Dali, são só mais 15 minutinhos até a estação de base, em Kriens.
Quem vai voltar para Lucerna deve seguir as placas para a parada de ônibus e pegar o número 1 até o centro da cidade. São menos de 10 minutos de caminhada até a parada e 20 minutos de viagem até Lucerna.
Quanto custa visitar o Monte Pilatus?
Para chegar ao topo do Monte Pilatus (Pilatus Kulm), partindo das estações de base de Alpnachstad (trem de cremalheira) ou Kriens (teleférico), o valor é o mesmo, e você pode descer tanto pelo mesmo meio que subiu quanto pelo outro.
O bilhete inteiro, para adultos, custa CHF 72.00, mas se você tiver um dos passes de transporte suíços como o Swiss Travel Pass ou o Half Fare Card, o valor cai para CHF 36.00. Crianças de 6 a 15 anos também pagam esse valor reduzido.

Caso queira comprar bilhetes de ida e volta a partir de Lucerna, tem aquelas duas opções que falei no início do post entre maio e outubro:
- Golden Roundtrip: CHF 103.60 para adultos e CHF 52.20 para crianças entre 6 e 15 anos ou portadores de um Swiss Half Fare Card
- Silver Roundtrip: CHF 85.20 para adultos e CHF 42.60 para crianças entre 6 e 15 anos ou portadores de um Swiss Half Fare Card
O bom é que, caso você tenha o Swiss Travel Pass, pode fazer tanto a Golden Roundtrip quanto a Silver Roundtrip por CHF 36.00, pois os transportes de trem, ônibus e barco estão inclusos no passe!
Além disso, quem se hospeda em hotéis em Lucerna e arredores, ganha um cartão de visitante que dá direito a usar os transportes públicos dentro dessa região, o que inclui o ônibus até Kriens e uma parte da viagem de trem até Alpnachstad.
Outras informações
Eu não conheci o Monte Pilatus no inverno, mas parece ser bem legal também, com pistas de esqui-bunda e trenó! Acho que vale a pena conferir!
Para saber todos os detalhes das atividades oferecidas na montanha e saber preços e horários atualizados na data da sua visita, acesse o site oficial e dê uma olhada no Instagram.
* Esse passeio foi oferecido pela PILATUS-BAHNEN AG, mas todo o relato aqui apresentado traz as nossas impressões reais de viajantes sobre o local. *
Leia também:
- Transporte na Suíça: tudo sobre o Swiss Travel Pass e outros passes
- Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken
- Gornergrat: a melhor vista do Matterhorn
- Matterhorn Glacier Paradise: como é o passeio em Zermatt
- Hotel du Nord: dica de hospedagem em Interlaken
- Zermatt: o que fazer aos pés do Matterhorn
- Chamonix Mont-Blanc no verão: o que fazer
Olá! Parabéns pela página! Fiquei com uma dúvida e não consegui esclarecer no site do Pilatus. Para a descida você comprou cada trecho separadamente ou comprou Pilatus > Kriens e foi parando? Também não consegui achar onde comprar o Silver Round Trip. Obrigado!
Oi, Rafael! Obrigada pelo comentário! Se você comprar o trecho Pilatus-Kriens pode parar nas estações intermediárias e embarcar novamente (se bem me lembro, inclusive há uma troca de bondinho), não precisa comprar separadamente.
A compra do Silver Round Trip é feita nesse link aqui: https://shop.e-guma.ch/pilatus-bahnen/en/tickets/c/silver-roundtrip-4022130. Clica no mapa que mostra a direção que você quer fazer e vai abrir o calendário para escolher as datas. No momento está tudo bloqueado (pode ser porque só funciona de maio a novembro), mas fique de olho que deve abrir mais perto.