Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken

Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken

7 de setembro de 2022 0 Por Passagem Comprada

Não faltam passeios maravilhosos para fazer na região do Jungfrau, nos alpes suíços, o que torna a tarefa de escolher apenas alguns muito difícil. Depois de muita pesquisa, decidi colocar no meu roteiro o Schynige Platte, uma montanha pertinho de Interlaken que proporciona vistas sensacionais, e vou contar aqui todos os detalhes desse passeio.

Vista do Schynige Platte

Como chegar

A viagem até o Schynige Platte é uma atração por si só, pois é feita em uma ferrovia de cremalheira estilo Belle Époque, em funcionamento desde 1893. Todos os trens usados atualmente têm mais de 100 anos de idade!

Trem de cremalheira Schnyge Platte

Para pegar essa ferrovia especial, é necessário ir até Wilderswil, que fica a apenas 10 minutos de trem, carro ou ônibus da estação Interlaken West. Quem estiver com veículo próprio não precisa se preocupar, pois há estacionamento amplo no local.

Os trens para o Schynige Platte partem a cada 40 minutos da estação de Wilderswil e percorrem os 7 km até o topo da montanha em 52 minutos.

Trem de cremalheira Schynige Platte

Ou seja, depois de embarcar no trem, é só relaxar nos tradicionais bancos de madeira e curtir, pelas grandes janelas abertas, a paisagem que fica mais linda a cada minuto.

Apesar da baixa velocidade de locomoção, não há quem reclame: estão todos aproveitando para tirar fotos espetaculares!

Paisagem alpina na SUíça
Vista do trem de cremalheira

Jardim botânico alpino

Ao chegar no Schynige Platte, a 1.967 m de altitude, a maioria dos visitantes segue diretamente para o “Swiss Flower and Panorama Trail“, um percurso de aproximadamente 30 minutos por dentro de um maravilhoso jardim botânico alpino.

Jardim Alpino

Ali você vai encontrar em torno de 650 espécies de flores, que representam dois terços de toda a flora alpina! Claro que o número de plantas no auge da floração varia conforme a época do ano (o melhor mês para curtir o jardim é agosto).

Jardim Alpino Schynige Platte

É muito bonito e interessante, porque são espécies completamente desconhecidas para nós. A maioria das flores é bem miudinha, algumas até parecem um musgo (mas em vez de verde, são azuis, lilases ou rosas).

Também é a oportunidade perfeita para conhecer ao vivo a famosa Edelweiss, aquela flor dos Alpes que ficou conhecida mundialmente pela música da Noviça Rebelde.

Edelweiss

Mas não olhe só para baixo!

À sua frente, a cadeia de montanhas mais importante da região estará se exibindo em toda a sua glória, com direito a Jungfrau, Eiger e Mönch cheios de neve!

Ao longo do passeio, você vai encontrar molduras de madeira apontadas diretamente para as montanhas, garantindo fotos espetaculares e momentos de contemplação da natureza.

Paisagem Schynige Platte.
Schynige Platte
Os cenários são pura perfeição!

A partir daí, você pode escolher se quer seguir para o hotel/restaurante e relaxar no terraço panorâmico com vista das montanhas ou se vai se aventurar um pouco mais nas belas trilhas do Schynige Platte.

Trilha no Schynige Platte

Nós optamos por fazer a trilha até o mirante Daube, que, de acordo com as placas, demorava 50 minutos.

O problema é que a maior parte do percurso era de subida e nem todos do grupo estavam tão acostumados a caminhadas desse tipo, então levamos em torno de 1h20.

Trilha nas montanhas
Daube Hike

Mas no fim das contas, todo mundo ficou muito satisfeito, porque as paisagens superaram qualquer dificuldade e esse acabou sendo votado um dos passeios favoritos de toda a viagem!

Schynige Platte

A trilha vai costeando uma grande colina, que proporciona uma visão perfeita dos campos mais verdinhos que já vi na vida, circundados por rochas nuas e coroados pelos picos nevados dos Alpes Berneses.

Trrilhas no Schynige Platte

São tantos lugares pitorescos nas trilhas do Schynige Platte que mesmo uma pessoa em forma física impecável teria dificuldade em completar o percurso em 50 minutos, pois é impossível não parar para tirar muitas fotos.

O auge da caminhada ocorre, é claro, no mirante Daube, onde é possível enxergar a cidade de Interlaken perfeitamente posicionada entre os lagos Thun e Brienz (esse de um azul avassalador).

Interlaken

Para o outro lado, mais uma paisagem incrível com os picos dos Alpes Berneses em destaque.

Paisagem Schynige Platte (2)

Lá de cima, é possível engatar a trilha ao Oberberghorn, que dizem ter a vista mais linda do Schynige Platte. Infelizmente não tive tempo de ir até lá.

Lago Brienz visto do Schynige Platte
A trilha segue por essas pedras, sempre bem no alto da montanha

Hotel, restaurante e playground

Do Daube, continuamos a nossa caminhada circular – agora em descida – até o Berghotel Schynige Platte, onde fica o restaurante com terraço panorâmico.

Hotel Schynige Platte
Berghotel Schynige Platte, recanto com churrasqueiras e Lago Thun ao fundo

Ao lado do hotel há também um playground muito bonitinho para as crianças, que podem fazer todo o passeio no Schynige Platte realizando desafios propostos num livreto de atividades da vaquinha Lily.

Playground
Schynige Platte para crianças
Brincadeiras propostas para as crianças – pena que é tudo em alemão

Tocadores de alphorn no Shynige Platte

Quando terminamos a nossa caminhada, começamos a ouvir o som dos alphorns, o instrumento musical mais famoso dos alpes.

Todos os dias, das 11h às 14h, um grupo de tocadores de alphorn se apresenta no Schynige Platte, em diversos locais entre a estação de trem e o restaurante.

Alphorn players

É uma experiência muito legal, pois, embora esse seja um instrumento bem típico, nem sempre os turistas têm a oportunidade de presenciar uma apresentação (elas são mais comuns em festivais e datas comemorativas específicas).

Eu gostei muito do passeio ao Schynige Platte e recomendo para todos, especialmente para quem busca um local para caminhadas com um grau de dificuldade menor (a altitude nas trilhas curtas não passa de 2.230 m) e muitas paisagens lindas.

Jardim Alpino

Informações práticas

  • Se você não tiver nenhum passe de transporte e estiver hospedado na região, minha dica é ver se não tem direito ao Guest Card de Interlaken, que garante 30% de desconto no Schynige Platte, além de transporte gratuito até a estação de Wilderswil. Basta perguntar na sua hospedagem.
  • Existe um passe que inclui todas as montanhas administradas pela Jungfraubahnen. Se você for fazer o passeio ao Jungfraujoch, além do Schynige Platte, é muito provável que valha a pena comprar o Top of Europe Pass. Dê uma olhada nesse site aqui para ver os passeios inclusos.
  • O Schynige Platte é um passeio de “verão”: só funciona de maio a outubro.

Leia também: