
O que fazer em Saint Augustine em um dia?
Sabia que a cidade (habitada) mais antiga dos Estados Unidos fica na Flórida, a apenas 2 horinhas de Orlando? Pois é, Saint Augustine é perfeita para um bate e volta cheio de história e cultura, em um day off da maratona de parques temáticos. Mas afinal, o que tem para fazer em Saint Augustine em um dia?
Fundada em 1565 pelo espanhol Pedro Menéndez de Avillés, Saint Augustine é um uma graça, cheia de monumentos históricos bem preservados e arquitetura colonial típica, sempre bem decorada com belos arranjos de flores e plaquinhas de madeira tradicionais indicando os estabelecimentos comerciais.

Você pode estacionar em frente ao Visitor’s Center, no Historic Downtown Parking Facility, e “entrar” na cidade antiga pelos portões de pedra construídos em 1739 como forma de proteger a cidade dos inimigos.

Dali siga direto para a St. George Street, a principal rua da cidade antiga e, para mim, a melhor parte de Saint Augustine! Nessa rua exclusiva para pedestres, além de lojas, bares e restaurantes, você vai encontrar algumas construções com muita história para contar, como uma farmácia de 1887 (Authentic Old Drugstore) e a escola de madeira mais antiga dos Estados Unidos (Oldest Wooden School House).


Eventualmente, você chegará na Plaza de la Constitutión, o espaço público mais antigo do país, datado de 1573. Além de alguns monumentos comemorativos, a praça abriga o “The Public Market Place”, antigo mercado público e local onde o padrão de pesos e medidas foi introduzido nos Estados Unidos.
Ali fica também a Basílica de St. Augustine, construída em 1797. Ela simboliza a primeira paróquia católica do país. (Já deu para perceber que a cidade foi a primeira em muita coisa né? Estou até ficando repetitiva…)
Siga para a direita da praça e encontrará o Flager College, um prédio lindo e imponente em estilo renascentista espanhol. Construído em 1888 por Henry Flager – criador da ferrovia que levou ao desenvolvimento de toda a costa leste da Flórida -, o edifício foi, inicialmente, o chiquérrimo Hotel Ponce de Leon, com 400 quartos que contavam com o maior luxo da época (incluindo instalações elétricas feitas pelo próprio Thomas Edison). Hoje em dia, o prédio abriga uma universidade e é possível fazer tours guiados para conhecer a história do local.

E bem em frente, outro prédio chama a atenção: o Lightner Museum, que expõe peças de arte e decoração do século XIX. Curiosamente, também foi um hotel construído em 1888 por Henry Flager, mas esse voltado mais para a classe média. Chamava-se Alcazar Hotel e contava com os mais variados atrativos, como piscinas, academia de ginástica, banhos turcos e russos, jardins tropicais e pista de boliche.

Volte pela Plaza de la Constitutión e ande até as margens do Rio Matanzas, onde verá a Bridge of Lions, ponte mais famosa da cidade.

Retornando pela beira do rio em direção ao estacionamento, você vai chegar ao Castillo de San Marco, o forte de alvenaria mais antigo dos Estados Unidos, construído entre 1672 e 1695 pelos espanhóis para proteger a Flórida e a rota de comércio do Atlântico. Você pode circular ao redor do forte livremente, mas para visitar o interior é necessário comprar ingresso, que custa US$ 15 por adulto (acima de 16 anos).


E tem muita mais o que fazer em Saint Augustine! Dependendo do seu interesse pelos museus e outras atividades culturais, é possível passar vários dias na cidade, que possui inclusive praias muito bonitas. Mas um bate e volta de um dia partindo de Orlando também serve para conhecer os principais pontos turísticos de Saint Augustine.
Leia também:
- Passeios diferentes em Orlando (fora dos parques)
- Kennedy Space Center: tudo sobre o parque da NASA
- O que fazer em Miami em 5 dias
- Um dia em Daytona Beach: bate e volta de Orlando
- Shows da Broadway: ingressos baratos e sem filas
- Como ver a Estátua da Liberdade sem pagar nada
- Como usar o metrô de Nova York
- Chinatown: o que ver no bairro chinês de NY
Estivemos em st. Augustine em 2012.. ficamos encancantados, além das belezas a sua conservação e o seu histórico foi uma verdadeira aula. Fomos a missa e o padre nos recebeu com muito carinho.
Tudo maravilhoso.e fantástico. Tenho 2 aquartelamento que as vejo sempre.
Eu também achei a cidade muito simpática, Wlademir! Espero retornar para explorá-la ainda mais!