Playa Piskado: tartarugas em Curaçao

Playa Piskado: tartarugas em Curaçao

15 de fevereiro de 2020 0 Por Passagem Comprada

Uma das praias mais famosas de Curaçao, a Playa Piskado ou Playa Grandi é conhecida não pela sua beleza, mas sim por suas assíduas frequentadoras: as tartarugas!

Playa Grandi

É isso mesmo: este é um dos poucos lugares do Caribe em que você tem quase que garantida a oportunidade de nadar com esses animais tão fascinantes!!!

Eu, particularmente, andava obcecada com isso há algum tempo. Já fiz snorkeling em diversas ilhas do Caribe, mergulhei na Ilha do Arvoredo em Santa Catarina, e só ouvia falar de gente que tinha visto tartarugas naqueles mesmos locais… Elas nunca apareciam para mim… Então, quando fiquei sabendo que seria quase impossível eu ir a Curaçao e não ver nenhuma tartaruga, tive certeza de que tinha escolhido o destino certo para as minhas férias!

Playa Piskado

Por isso, você não vai ficar surpreso ao saber que a Playa Piskado foi o meu primeiro passeio na ilha!

Localizada bem na pontinha norte de Curaçao, em Westpunt, a 45 minutos de Willemstad, essa praia é, em verdade, um reduto de pescadores, onde eles deixam seus barquinhos ancorados e onde limpam e vendem alguns dos seus melhores peixes.

Playa Piskado Curaçao

E é justamente por essa razão que tantas tartarugas circulam por ali: elas adoram petiscar nas aparas que os pescadores descartam dentro d’água.

Quando li sobre isso, fiquei um pouco apreensiva pensando que a praia seria uma nojeira, cheia de carcaças de peixes por todo lado e um cheiro horrível. Mas obviamente nada disso era real.

O mar é bem clarinho e não se vê nenhuma porcaria boiando por ali.

Playa Grandi
Olha a transparência da água!

Cheiro forte você só vai sentir se chegar bem pertinho da mesa em frente ao píer, onde os pescadores limpam e filetam seus peixes (eu, na verdade, achei bastante fascinante observar a destreza deles com um atum quase do tamanho de uma pessoa!).

Playa Piskado pescadores
Atum recém pescado

Com sorte, em poucos minutos dentro d’água você encontrará suas primeiras tartarugas.

E vou lhe dizer, a sensação de nadar com elas está entre as mais relaxantes da vida! Elas transmitem uma paz maravilhosa com suas nadadeiras tranquilas, que mais parecem asas batendo em câmera lenta. O difícil é não se distrair e ir seguindo uma delas mar adentro!

Playa Piskado tartarugas
Playa Piskado Curaçao

Mas atenção: jamais toque nas tartarugas! Isso pode ser perigoso para elas, além de muito estressante!

Para ter uma experiência perfeita na Playa Piskado, ficam aqui algumas dicas importantes:

  • Chegue o mais cedo que conseguir (recomendo umas 9h da manhã) para encontrar a praia o mais vazia possível e poder curtir as tartarugas em paz;
  • Evite os dias em que há cruzeiros na ilha (você encontra essa informação aqui), pois nessas ocasiões a praia fica cheia com grupos enormes de pessoas, e o encontro com as tartarugas pode ser um pouco estressante. Caso não possa evitar, tenha paciência. Cada excursão fica bem pouco tempo na praia (em torno de 30min), então aproveite os momentos em que não há nenhum grupo grande por ali.
  • O local com mais garantia de ver tartarugas é em torno do píer, mas esse também é o ponto mais movimentado e, consequentemente com a água mais turva (as pessoas pisando no chão fazem a areia levantar). Depois de garantir que já viu alguma tartaruga por ali, vá um pouco mais para o fundo, especialmente do lado esquerdo, e fique lá boiando com seu snorkel tranquilamente, observando os peixinhos passarem. Provavelmente, em alguns minutos, vai aparecer alguma tartaruga chegando ou saindo do píer. Nesse momento, você terá ela só para si, com uma visibilidade perfeita, e poderá desfrutar daquele momento de paz e relaxamento que mencionei antes.
tartaruga curaçao

Mais algumas informações práticas sobre a praia:

– Há espreguiçadeiras espalhadas pela areia para aluguel. Se quiser usá-las, basta se acomodar em uma delas que alguém vai aparecer para cobrar (uns US$ 6). Se sua ideia for só ficar só dentro do mar mesmo (como eu fiz), há algumas pedras grandes onde as pessoas costumam deixar seus pertences para não os largar na areia. Nós deixamos as nossas coisas ali (nada de valor) e não tivemos qualquer problema. Lembro que os itens de valor levávamos conosco para dentro do mar em uma bolsa estanque (que impede a entrada de água).

– Há na praia uma loja de mergulho, com aluguel de equipamentos, e um barzinho bem simples. Se quiser comer bem, leve seu lanche em uma bolsa térmica.

– Vale o passeio mesmo para quem não quer entrar na água: de cima do píer é possível ver as tartarugas nadando e subindo até a superfície para buscar ar.

Playa Piskado fora d'água
Tartaruga vista de cima do píer

– Do lado esquerdo da praia (de quem olha para o mar), há uma escada que leva até um estacionamento usado principalmente por ônibus de turismo. Lá de cima se tem uma vista bem bonita da baía, com os barquinhos de pesca ancorados.

Playa Piskado

– O GPS leva a gente com o carro diretamente para DENTRO da praia. Normalmente há lugares para estacionar ali mesmo, perto dos barcos e do barzinho. Se estiver lotado, é possível deixar o carro na estradinha que vai até a areia (mas lembre-se, nunca deixe nada dentro do veículo!).

Playa Piskado estacionamento
Estradinha que leva até a praia com os carros estacionados nas laterais

– A Playa Piskado (ou Playa Grandi) tem entrada gratuita!

Leia também: