Pôr do sol em Maracaípe: Passeio de Jangada e Cavalos-Marinhos

Pôr do sol em Maracaípe: Passeio de Jangada e Cavalos-Marinhos

17 de fevereiro de 2022 4 Por Passagem Comprada

Apesar de Porto de Galinhas ter diversas atividades legais para pessoas de todas as idades, muita gente acaba se focando apenas no centrinho, esquecendo outras atrações lindíssimas que ficam a curtas distâncias de carro. Um exemplo disso é ver o pôr do sol em Maracaípe, espetáculo que pode ser admirado a bordo de jangadas que também levam para observar cavalos-marinhos que moram na foz do rio.

Pôr do sol em Maracaípe

Onde fica Maracaípe?

A Praia de Maracaípe fica no Município de Ipojuca/PE, a 3,5km do centro de Porto de Galinhas, e é conhecida por suas ondas que atraem dezenas de surfistas diariamente.

O pôr do sol maravilhoso, no entanto, acontece no Pontal de Maracaípe, local onde o Rio Maracaípe deságua no mar. Para chegar até lá, são só 15 minutos de carro do centrinho de Porto.

Maracaípe mapa

Caso você opte por fazer o passeio de jangada, coloque no Google Maps “Passeio de Jangada Cavalo Marinho” e entre no estacionamento à esquerda (R$ 15,00).

Mas se for visitar o pontal a pé, pode seguir um pouco mais até o “Estacionamento Pontal”. O resto do percurso é feito a pé, por mais uns 800m.

Lembrando que essa é uma das paradas do passeio de buggy ponta-a-ponta e, se estiver dentro das possibilidades do bugueiro, ele vai te levar lá na hora do pôr do sol!

Pôr do sol em Maracaípe

Como é o passeio de jangada?

Após deixar o carro no estacionamento, passe no quiosque da Associação dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe para comprar o ingresso do passeio, que custa R$ 40,00.

Ali será designada uma jangada para o seu grupo e é só se acomodar e aguardar o começo do passeio.

Jangada Maracaípe
Pontal de Maracaipe jangada
Os bancos são de madeira e há a opção de posicionar banquetas baixas para as crianças pequenas.

A jangada desliza pelas águas do Rio Maracaípe com a ajuda de uma vara, que nem as gôndolas de Veneza.

O passeio é muito bonito, pois o rio é cercado de uma vegetação bem típica de mangue, com as raízes expostas mostrando todo o seu emaranhado.

Maracaípe mangue

Sobre as raízes, passeiam diversas espécies de caranguejos, que o jangadeiro mostra quando passamos por perto.

Em um determinado momento, ele para a jangada perto da margem e pula dentro d’água. É quando descobrimos que os cavalos-marinhos gostam de ficar enroscados nas raízes do mangue!

Passeio de jangada Maracaípe

É bem difícil de enxergá-los de cima da jangada, pois a água do rio é amarronzada, mas mesmo assim consegui ver dois deles.

Para garantir que todos possam ver, o jangadeiro pega um com um pote de vidro, mostra aos visitantes e depois coloca de volta no mesmo lugar.

Cavalo-marinho

Ele explicou que esse passeio é parte de um projeto de preservação dos cavalos-marinhos. Apenas os jangadeiros da Associação podem conduzir embarcações pela foz do Rio Maracaípe, sendo proibida a pesca e a circulação de barcos motorizados. Eles também realizam a limpeza das margens e o trabalho de conscientização dos turistas sobre o risco que correm os cavalos-marinhos – disseram que antigamente as pessoas iam lá e pegavam os animais para levar para casa!!! Dá para acreditar?

Eu confesso que estava um pouco relutante com relação ao passeio justamente em razão dessa história de colocar os cavalos-marinhos no pote. Eu amo observar a vida marinha, mas gosto de fazer isso com snorkel, dentro d’água, sem interferir em nada na vida dos animais.

maracaipe preservação
Explicação sobre a preservação dos cavalos-marinhos

Depois de ver como funciona, posso afirmar que os jangadeiros são bem cuidadosos e preocupados com os bichinhos, tratando-os com bastante delicadeza. Apesar disso, acho que seria mais correto se os visitantes olhassem os cavalos-marinhos apenas de fora da água ou com óculos de mergulho, sem encostar.

Mas enfim, o passeio continua depois da interação com os animais, com a jangada seguindo até um banco de areia, onde todos os visitantes desembarcam para tomar banho de rio e aproveitar o pôr do sol (se estiver no horário).

Eu fiz o passeio às 16h30 e deu bem certinho! O jangadeiro estacionou no banco de areia e disse que só iríamos embora dali depois que o sol se escondesse.

Pôr-do-sol em Maracaípe

Foi muito lindo!!!

A tonalidade amarelada e o sol se pondo entre coqueiros deixam a paisagem indescritível!

Pôr-do-sol em Maracaípe
Pôr-do-sol em Maracaípe

Nesse local havia algumas pessoas acomodadas em cadeiras e guarda-sóis, que caminharam até lá desde o estacionamento do Pontal de Maracaípe. É possível ir caminhando pela praia em horários de maré baixa ou fazer uma pequena trilha por dentro do mangue para chegar até esse local onde se vê o pôr do sol. É uma boa opção para quem deseja curtir esse espetáculo sem pagar pelo passeio de jangada.

Pontal de Maracaípe

E ai, ficou com vontade de ir? Assistir ao pôr do sol em Maracaípe é, na minha opinião, um programa imperdível para quem vai a Porto de Galinhas, então tente colocar no seu roteiro por lá e se tiver alguma outra dica sobre o passeio, conta pra gente aqui nos comentários.

Leia também: