
Porto Mari: ótima infraestrutura em Curaçao
Porto Mari, praia particular localizada a 30 minutos do centro de Curaçao, é um verdadeiro paraíso para passar o dia!
A alegria já começa no amplo e seguro estacionamento, onde há uma torre/observatório para a gente subir e ver uma vista deslumbrante da praia e de um mar tão azul que é um verdadeiro colírio para os olhos!

Ao descer para a praia, lojinha, restaurante, banheiros e empresa de mergulho já mostram que a infraestrutura ali é completa.
Logo na entrada há um quiosque para pagar o ingresso (US$ 3.00 ou 5 florins) e o aluguel de cadeiras (US$3.50 ou 6 florins).
Na areia, inúmeras espreguiçadeiras e guarda-sóis podem ser escolhidos livremente e utilizados durante o dia todo.


No mais, é só relaxar e curtir a areia fininha, a água calma, cristalina e deliciosa e, se quiser, colocar o snorkel e sair para explorar a vida marinha.



Gostei bastante de olhar os peixinhos do lado direito da baía. É bem raso e se você for costeando as pedras vai ver muita coisa legal! Depois que termina a faixa de areia, há um paredão de pedras (não muito alto), onde se formam pequenas grutas em razão dos movimentos do mar. A água ali é muuuuito clarinha e transparente!



Caso vá bem para o fundo em frente à praia, enxergará umas bolas de concreto que foram colocadas ali com a finalidade de incentivar o crescimento de corais, tudo como forma de reparação daqueles que foram destruídos por fortes tempestades.


Rendem boas fotos também um píer com uma escadinha que leva diretamente para a parte mais atrativa e transparente da água, e uma balsa localizada bem no meio da praia, em um local onde já não dá pé, mas onde todas as crianças adoram ir, acompanhadas dos pais e usando flutuadores, para brincar de dar saltos na água.


Outro ponto alto de Porto Mari é o ótimo restaurante que, apesar de ter um serviço um pouco demorado na hora do almoço, tem um cardápio bastante amplo, com refeições completas e bem servidas, e não apenas petiscos de praia. Eu comi um frango ao molho barbecue que estava uma delícia!!! Recomendo também os smoothies, principalmente o de morango!

Ah, e dependendo da mesa que escolher, você poderá almoçar ao lado de lagartos e iguanas, que aparecem perto das rochas, e dos típicos passarinhos amarelos com preto de Curaçao, que são atraídos por um pratinho com açúcar.


Porto Mari também é famosa em Curaçao pelos porcos selvagens que, de vez em quando, aparecem para relaxar na areia junto com os banhistas. Na primeira vez que fui não tive a sorte de vê-los, mas na segunda vez eles estavam dormindo tranquilamente na sombra do restaurante.

BÔNUS (FLAMINGOS):
No caminho para Porto Mari, a gente passa pela Salina Sint Marie, onde vivem inúmeros flamingos cor-de-rosas!!! Preste atenção para as placas indicando o vilarejo de Sint Willibrordus e logo avistará, da própria estrada (Weg naar St. Willibrordus), uma região sem vegetação, meio alagadiça, do lado esquerdo de quem vai para Porto Mari. Estacione o carro e vá dar uma caminhadinha ali na salina. É bem provável que você encontre vários flamingos se alimentando (se não tiver nenhum, tente novamente na volta da praia).


E não deixe de olhar para o chão: encontrei uma anêmonas muito esquisitas se balançando por ali!

Um pouquinho mais adiante, fica a igrejinha de St. Willibrordus e o letreiro de Williwood, imitando o famoso lá da Califórnia.

Leia também:
- Melhores praias de Curaçao – guia completo
- Curaçao: dicas para preparar sua viagem
- O que fazer em Willemstad, a capital de Curaçao
- Playa Kalki: paraíso na pontinha de Curaçao
- Melhor snorkeling em Curaçao: Blue Bay Beach
- Playa Piskado: tartarugas em Curaçao
- Passeio de barco para Klein Curaçao
- Licor de Curaçao: visita à fábrica e onde comprar
- Aruba – Dicas úteis
- O que fazer em Aruba