A Praia da Armação e suas Piscinas Naturais
Difícil decidir qual destas características melhor define a Praia da Armação: vilarejo de pescadores, paraíso de surfistas, ponto de partida para passeios de barco, lindas piscinas naturais ou praia mansa, ideal para curtir com a família. Apesar de parecer impossível que tudo isso possa dizer respeito a um mesmo lugar, garanto para você que essa linda praia do Sul de Florianópolis faz jus a qualquer uma dessas descrições!
Localizada a mais ou menos 30 minutos do centro da cidade, a Armação tem um passado sangrento: era ali que se concentrava a atividade de pesca de baleias francas, que quase levou à extinção do animal.
Hoje em dia, protegidas, as baleias movimentam a economia local de outra maneira: elas viraram atração turística nos meses de inverno, quando visitam o litoral catarinense para ter seus filhotes.
A pesca artesanal ainda é uma das principais atividades do vilarejo localizado na ponta direita da praia, por isso você vai avistar por ali diversos barquinhos ancorados que dão um colorido todo especial ao local. É claro que também não faltam bares e restaurantes servindo frutos do mar fresquinhos!
Os pescadores prestam também um outro serviço na Praia da Armação: eles levam os turistas em seus barcos até a lindíssima Ilha do Campeche, tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As travessias são organizadas pela Associação dos Pescadores Artesanais da Armação, e levam em torno de 40 minutos o trecho.
Nessa parte da praia (lado direito), o mar normalmente é bastante calmo, ótimo para famílias com crianças. Infelizmente a faixa de areia aqui não é muito larga desde que uma forte ressaca destruiu boa parte da praia há alguns anos atrás, tendo sido necessário colocar uma barreira de pedras para proteger as casas. Quando a maré está alta, o mar chega até as pedras, sendo necessário andar por dentro d’água para atravessá-las.
Passada a barreira, no entanto, a faixa de areia é bem longa, estendendo-se por 3,2 km até a Praia do Caldeirão, onde o mar é brabo e propício para surfe.
Ainda no lado direito da praia há um riachinho limpo que desemboca no mar, separando a Armação do Matadeiro e dando um toque especial à paisagem. Muitas crianças gostam de brincar por ali, aproveitando a aguinha quente e rasa.
Você vai ver muitos surfistas cruzando o riacho e subindo com suas pranchas pela trilha que leva até a Praia do Matadeiro, onde as fortes ondas oferecem condições ideais para a prática do esporte.
Junto ao riachinho, fica uma ponte que leva até o local que, para mim, faz realmente valer o deslocamento até a Praia da Armação: a Ponta das Campanhas.
Após atravessar a ponte, de onde já se tem uma vista muito bonita da praia e dos barquinhos ancorados, logo se avista, do lado esquerdo, a Associação dos Pescadores Artesanais da Armação, de onde saem os barcos para a Ilha do Campeche.
Continue caminhando em direção à ponta da península e você chegará a um local com muitas pedras, atingidas constantemente pelas fortes ondas do mar aberto. Além de apreciar o visual arrebatador, procure pelas piscinas naturais que se formam com a água que penetra entre as rochas.
É uma maravilha tomar um banho em uma das piscinas rasinhas de água cristalina, constantemente renovada pelas ondas que não cessam de estourar contra as rochas. Os peixinhos sabem disso muito bem, porque adoram nadar por ali, rodeando os nossos pés.
Fora o prazer de relaxar nesse ambiente tranquilo (poucas pessoas visitam o local) onde não se vê nada além de pura natureza, as risadas estão garantidas para quem busca um pouco de diversão. Basta se aproximar das pedras maiores, onde as ondas batem com mais força, e esperar a surpresa que vem de tempos em tempos: um “chuveirão” cai sobre alguns pontos das piscinas quando a onda está realmente forte.
Mais para o meio da península, a Ponta das Campanhas conta com uma colina bem elevada, de onde é possível apreciar uma vista muito bonita das Piscinas Naturais da Armação, de um lado, e da Praia do Matadeiro, de outro.
Então já sabe: quando viajar para Floripa, não deixe de explorar bem a ilha e descobrir alguns cantinhos lindos e especiais (como as piscinas naturais da Armação) que a maioria dos turistas nem sabe que existem!
Leia também:
- Praia do Santinho: natureza e história em Floripa
- Praia da Solidão: paz em meio ao agito de Floripa
- Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação
- Mergulho na Ilha do Arvoredo em Santa Catarina
- Onde comer em Florianópolis: dicas nos 3 cantos da ilha
- As praias mais bonitas de Bombinhas: passeio de um dia
- Cascata do Avencal: beleza e aventura em Urubici
- Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva em Urubici