Praia do Santinho: natureza e história em Floripa
Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias dos Ingleses e de Moçambique, a Praia do Santinho é conhecida nacionalmente por abrigar o famoso resort do Costão do Santinho. Mas não se engane: mesmo sem estar hospedado no hotel de luxo, vale muito a pena visitar a Praia do Santinho quando estiver em Florianópolis, pois ela tem muito a oferecer!
A praia é lindíssima, com mar bem azul, delimitado por montanhas verdinhas dos dois lados, e uma faixa de areia bastante ampla, permitindo muito conforto para curtir o dia à beira-mar.
Na entrada principal da praia, há vagas de estacionamento paralelas na rua, quiosque, posto de salva-vidas e restaurante com banheiro.
A água é mais gelada e agitada do que em outras praias do Norte da Ilha, atraindo muitos surfistas e aprendizes em razão das ótimas ondas.
Enquanto do lado esquerdo da baía você vai encontrar uma praia mais deserta e lindas dunas, onde é comum a prática do sandboarding, do lado direito fica o resort do Costão do Santinho e o Morro das Aranhas, conhecido por suas trilhas ecológicas.
A faixa de areia nas proximidades do resort é mais movimentada, ocupada por cadeiras e guarda-sóis do próprio hotel, mas ainda assim não chega a ter uma lotação desagradável em dias normais de verão.
Uma atividade muito legal para se fazer nesse canto da praia é conhecer o Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre, que fica logo no início da subida do Morro das Aranhas. A trilha começa na praia, bem em frente ao Costão do Santinho, e é perfeitamente demarcada e bem conservada, com placas contando a história dos povos pré-históricos que habitaram a região.
Já no começo, a vista das rochas e do mar é muito bonita, rendendo ótimos cliques.
Um dos tipos de sítios arqueológicos encontrados no museu são as oficinas líticas: locais que eram utilizados para a confecção de instrumentos de pedra. Na prática, o que a gente observa são pedras que parecem alisadas e que, de acordo com as placas informativas, são bacias de polimento, resultado do desgaste gerado pela confecção dos instrumentos.
Após poucos minutos de uma subida bastante tranquila, chega-se a um deck semi-coberto, de onde podemos observar de pertinho algumas das pinturas rupestres deixadas ali pelos Sambaquieiros, povo autóctone que se fixou no litoral de Santa Catarina por volta de 7.000 anos atrás. Estima-se que os desenhos tenham entre 1.000 e 4.000 anos de idade.
Para mim, o mais legal foi encontrar ali o desenho que inspirou o símbolo do Costão do Santinho, uma imagem que eu tinha na minha memória há anos (circulei por Florianópolis a vida inteira), mas que nunca imaginei ser uma pintura rupestre encontrada nas rochas em frente à praia.
Vale a pena continuar um pouco mais na trilha, até uma grande rocha que se destaca na subida do morro, para ter uma vista espetacular do mar e da praia do Santinho. Eu fiquei completamente apaixonada pelo lugar!
Nesse ponto do caminho, você encontrará uma placa indicando o início de duas trilhas: uma mais longa, que leva até a Praia de Moçambique (2,6km), e outra, mais curta, mas com muito mais subida, que leva até o topo do Morro da Aranhas (1,4km).
Dali, retornei para a Praia do Santinho – minha exploração completa, com muitas paradas para fotos, durou em torno de 30 minutos.
Eu faço questão de destacar como vale a pena esse pequeno passeio! Trilha curta, de fácil acesso (as pessoas vão de chinelo de praia e eu vi inclusive um casal subindo com um bebezinho no colo), com totens informativos bem cuidados e uma paisagem lindíssima, difícil de encontrar com tão pouco esforço! Ah, e tudo absolutamente gratuito!
E aí, já conhecia a Praia do Santinho? Sabia que tinha esse Museu Arqueológico gratuito ali pertinho da praia? Tem algum outro lugar legal para indicar em Floripa? Compartilha aqui embaixo nos comentários!
Leia também:
- Praia da Solidão: paz em meio ao agito de Floripa
- A Praia da Armação e suas Piscinas Naturais
- Praia de Jurerê: dica de passeio longe da badalação
- Mergulho na Ilha do Arvoredo em Santa Catarina
- Onde comer em Florianópolis: dicas nos 3 cantos da ilha
- As praias mais bonitas de Bombinhas: passeio de um dia
Ontem estivemos conhecendo a belíssima praia, percorremos a trilha até um trecho, porém estávamos de chinelo,melhor mesmo é estar bem calçada para prosseguir.
Que legal, Kelli! Você pegaram a trilha em direção ao Morro das Aranhas ou à Praia do Moçambique?
Florianópolis é um destino q quero muito explorar melhor, pois quando fui foi bem rápido . Já até anotei essa dica da Praia do Santinho. Sabe dizer se é pet Friendly?
Oi, Sil! Nenhuma praia de Florianópolis permite a presença de animais (há Lei Municipal proibindo), mas te confesso que já vi muita gente com cachorro na areia.
Eu adoro Floripa e o Santinho é uma das minhas praias preferidas. Esse pequeno vilarejo é cheio de belezas naturais né?! Adorei rever o Santinho pelos teus olhos.
Que bom que gostou, Suriàn!
Visitei a Praia do Santinho quando estive em Floripa e realmente foi uma das que mais me impressionou pela sua beleza!
Infelizmente não sabia destas trilhas, e acabei não fazendo! =(
Adorei as dicas!
Obrigado
Pois é, Murilo… Acredita que eu frequento Floripa há anos e só fiquei sabendo dessas trilhas agora durante a pandemia, porque fui atrás de opções com distanciamento social? Desde então estou em busca de cada vez mais lugares pouco conhecidos na cidade para descobrir!
Que linda essa praia do Santinho. Eu não conheço Floripa ainda, mas quero muito!
Você vai adorar!!!