Praia do Santinho: natureza e história em Floripa

Praia do Santinho: natureza e história em Floripa

12 de janeiro de 2021 10 Por Passagem Comprada

Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias dos Ingleses e de Moçambique, a Praia do Santinho é conhecida nacionalmente por abrigar o famoso resort do Costão do Santinho. Mas não se engane: mesmo sem estar hospedado no hotel de luxo, vale muito a pena visitar a Praia do Santinho quando estiver em Florianópolis, pois ela tem muito a oferecer!

Pinturas rupestres praia do Santinho

A praia é lindíssima, com mar bem azul, delimitado por montanhas verdinhas dos dois lados, e uma faixa de areia bastante ampla, permitindo muito conforto para curtir o dia à beira-mar.

Na entrada principal da praia, há vagas de estacionamento paralelas na rua, quiosque, posto de salva-vidas e restaurante com banheiro.

Costão do Santinho
Praia do Santinho, com o Costão e o Morro das Aranhas ao fundo.

A água é mais gelada e agitada do que em outras praias do Norte da Ilha, atraindo muitos surfistas e aprendizes em razão das ótimas ondas.

Enquanto do lado esquerdo da baía você vai encontrar uma praia mais deserta e lindas dunas, onde é comum a prática do sandboarding, do lado direito fica o resort do Costão do Santinho e o Morro das Aranhas, conhecido por suas trilhas ecológicas.

Praia do Santinho lado esquerdo
Lado esquerdo da Praia do Santinho

A faixa de areia nas proximidades do resort é mais movimentada, ocupada por cadeiras e guarda-sóis do próprio hotel, mas ainda assim não chega a ter uma lotação desagradável em dias normais de verão.

Praia do Santinho
Guarda-sóis do Costão do Santinho

Uma atividade muito legal para se fazer nesse canto da praia é conhecer o Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre, que fica logo no início da subida do Morro das Aranhas. A trilha começa na praia, bem em frente ao Costão do Santinho, e é perfeitamente demarcada e bem conservada, com placas contando a história dos povos pré-históricos que habitaram a região.

museu arqueológico Santinho
Trilha pavimentada e totem informativo
vista santinho

Já no começo, a vista das rochas e do mar é muito bonita, rendendo ótimos cliques.

Trilha Praia do Santinho
Museu Arqueológico Florianopolis

Um dos tipos de sítios arqueológicos encontrados no museu são as oficinas líticas: locais que eram utilizados para a confecção de instrumentos de pedra. Na prática, o que a gente observa são pedras que parecem alisadas e que, de acordo com as placas informativas, são bacias de polimento, resultado do desgaste gerado pela confecção dos instrumentos.

Após poucos minutos de uma subida bastante tranquila, chega-se a um deck semi-coberto, de onde podemos observar de pertinho algumas das pinturas rupestres deixadas ali pelos Sambaquieiros, povo autóctone que se fixou no litoral de Santa Catarina por volta de 7.000 anos atrás. Estima-se que os desenhos tenham entre 1.000 e 4.000 anos de idade.

Inscrições rupestres Santinho

Para mim, o mais legal foi encontrar ali o desenho que inspirou o símbolo do Costão do Santinho, uma imagem que eu tinha na minha memória há anos (circulei por Florianópolis a vida inteira), mas que nunca imaginei ser uma pintura rupestre encontrada nas rochas em frente à praia.

Vale a pena continuar um pouco mais na trilha, até uma grande rocha que se destaca na subida do morro, para ter uma vista espetacular do mar e da praia do Santinho. Eu fiquei completamente apaixonada pelo lugar!

Silhuetas Museu Arqueológico ao Ar Livre
“Silhuetas projetadas contra o mar procuram lembrar as antigas andanças do homem sobre a face da Terra” – informação constante em uma das placas do museu
Vista da Trilha da Praia do Santinho

Nesse ponto do caminho, você encontrará uma placa indicando o início de duas trilhas: uma mais longa, que leva até a Praia de Moçambique (2,6km), e outra, mais curta, mas com muito mais subida, que leva até o topo do Morro da Aranhas (1,4km).

Trilha Morro das Aranhas

Dali, retornei para a Praia do Santinho – minha exploração completa, com muitas paradas para fotos, durou em torno de 30 minutos.

Trilha Santinho

Eu faço questão de destacar como vale a pena esse pequeno passeio! Trilha curta, de fácil acesso (as pessoas vão de chinelo de praia e eu vi inclusive um casal subindo com um bebezinho no colo), com totens informativos bem cuidados e uma paisagem lindíssima, difícil de encontrar com tão pouco esforço! Ah, e tudo absolutamente gratuito!

Trilha Santinho Florianópolis
Lá vem o pessoal com o bebê no colo!
Trilha após as pinturas
Essa parte com subidinha mais íngreme fica após as pinturas rupestres e mesmo assim é toda calçada com largos degraus.

E aí, já conhecia a Praia do Santinho? Sabia que tinha esse Museu Arqueológico gratuito ali pertinho da praia? Tem algum outro lugar legal para indicar em Floripa? Compartilha aqui embaixo nos comentários!

Leia também: