Roussillon, Gordes e Abadia de Sénanque: dia perfeito no Luberon

Roussillon, Gordes e Abadia de Sénanque: dia perfeito no Luberon

13 de fevereiro de 2019 0 Por Passagem Comprada

Reserve pelo menos um dia inteiro durante a sua viagem pela Provence para explorar as principais cidades do Luberon, uma cadeia montanhosa, transformada em Parque Natural Regional em 1977, que abriga algumas das mais belas e típicas paisagens provençais.

Você vai encontrar as famosas villages perchés (cidadezinhas construídas no alto de montanhas), vistas deslumbrantes e muitos campos cultivados (incluindo os de lavanda!).

Abadia de Sénanque

Nós começamos o nosso dia visitando a Abadia de Sénanque (Abbaye Notre-Dame de Sénanque), um dos locais mais famosos para ver e fotografar os campos de lavanda (cultivados pelos próprios monges). Esses campos são especialmente pitorescos em razão, justamente, de terem como plano de fundo a típica abadia do século XII.

Abadia de Sénanque

Durante o passeio, descobrimos que as plantações em torno da abadia são, na verdade, de lavandin, um tipo menorzinho de lavanda, com flores mais rígidas, mas que tem um aroma igualmente delicioso.

Abadia de Sénanque - lavandin

Era final de junho e as flores ainda não estavam no máximo de seu esplendor (diferentemente das que encontramos em diversas outras partes da Provence, então ainda acho que foi uma época boa para viajar por lá). Dizem que o auge da floração na Abadia de Sénanque ocorre nas duas primeiras semanas de julho.

Há um amplo estacionamento a menos de 5 minutos de caminhada da abadia. A visitação custa 7,50 € para adultos. Para mais informações, visite o site oficial.

Abadia de Sénanque

Roussillon

Dali, seguimos para Roussillon, um vilarejo construído em meio a um dos maiores depósitos de ocre do mundo. Esse pigmento em tons de laranja, vermelho e amarelo é extraído do solo da região desde a pré-história e dá cor a todas as construções da cidade.

Roussillon
Roussillon

É realmente muito bonito o visual, com as casinhas coloridas de ocre, o verde dos campos ao redor e o maçiço do Luberon ao longe. Do alto de Roussillon, vimos inclusive alguns campos de lavanda floridos!

Roussillon
Campo de lavanda visto de Roussillon
Sempre que estiver no alto, preste atenção para possíveis manchas rochas no meio dos campos. São as lavandas!!!

Passeio imperdível é o Sentier des Ocres (trilha do ocre), um caminho que inicia próximo ao cemitério da cidade e passa por dentro de uma antiga mina de ocre, com enormes rochedos coloridos de amarelo, laranja e vermelho. Parece que a gente está em algum outro planeta! É bem interessante!

Roussillon
Roussillon Sentier des Ocres
Roussillon Sentier des Ocres

Depois de um gostoso almoço em Roussillon, pegamos a estrada para Gordes, já voltando em direção a L’Isle-sur-la-Sorgue (tudo muito perto!).

Gordes

Em menos de 15 minutos avistamos a cidade de Gordes no alto de uma colina (sim, mais uma village perché!). E que vista!!! Foi inevitável parar o carro em um cantinho da estrada (Route de Cavaillon) para tirar muitas fotos. Apesar de não haver nenhum lugar muito propício para estacionar, vários turistas estavam fazendo o mesmo.

Gordes
Gordes

Gordes é um dos vilarejos medievais mais visitados do sul da França, contando com muitos hotéis, casas de temporada e restaurantes. Suas ruelinhas de pedra são cheias de lojinhas e cafés, e podem ficar bastante movimentadas ao longo do dia.

Gordes
Olha quanta gente!

Destaca-se em meio às demais construções o Château de Gordes, um imponente castelo medieval fortificado cujas origens datam de 1031. Hoje em dia, o castelo é um centro cultural utilizado para exibições artísticas.

Château de Gordes
Château de Gordes

Vale visitar, ainda, a Eglise Saint-Firmin, igreja do século XVIII toda decorada em estilo rococó, em tons de rosa, azul e dourado.

Gordes Eglise Saint-Firmin

Na saída de Gordes (a 4km da cidade), ainda paramos no Village des Bories, uma espécie de museu a céu aberto onde foram preservadas construções do início do século XVII, feitas de pedras sobrepostas (sem argamassa), chamadas “bories”. Essas “casinhas” eram utilizadas por pastores e agricultores quando estavam trabalhando em locais distantes do vilarejo. O ingresso para adultos custa 6 €. Mais informações no site oficial.

Gordes Village des Bories

Campos de lavanda

Apesar da pequena distância percorrida nesse dia (em torno de 30km), tivemos o nosso primeiro contato com os deslumbrantes campos de lavanda da Provence: além daqueles da Abadia de Sénanque, nos deparamos com vários outros espalhados pela beira da estrada.

Infelizmente, nem sempre é possível parar o carro: é necessário encontrar alguma entradinha de propriedade rural para conseguir tirar fotos com calma.

Lavandas Luberon
Lavandas Luberon

Não preciso nem dizer que a euforia foi grande né? O trajeto total entre L’Isle-sur-la-Sorgue, Roussillon, Gordes e a Abadia de Sénanque, que provavelmente faríamos em no máximo 40 minutos, deve ter demorado pelo menos 1h30, de tantas paradas para admirar a beleza e sentir o perfume das lavandas!

E olha que os campos mais lindos ainda estavam por vir!!!

Leia também: