Dinard: balneário da aristocracia na costa da Bretanha
Localizada bem em frente à Saint-Malo, a apenas 20 minutos de carro ou 10 minutos de barco da cidade corsária, Dinard é mais uma cidadezinha que vai enriquecer o seu roteiro pela Bretanha.
Famoso balneário da aristocracia inglesa no século XIX, a cidade conta com 407 lindas “villas” ou mansões em estilo Belle Époque, a maioria delas com vista para o mar. A mais famosa é a Villa Les Roches Brunes, construída em 1893 no alto de uma falésia na Pointe des Malouines.
Aliás, Dinard tem uma localização privilegiada na Costa Esmeralda, então a água por ali tem tonalidades maravilhosas de verde, principalmente quando bate o sol.
A principal atividade para quem visita a cidade é caminhar nos “passeios” à beira-mar.
O mais conhecido é a Promenade du Clair de Lune, que vai da Plage du Prieuré até o embarcadero do Bec-de-la-Vallée. Esse trajeto vai costeando o mar, passando por bonitas villas e muita vegetação mediterrânea, sempre com vista do estuário do Rio Rance, de Saint-Malo e de Saint-Servan.
Outra opção de caminhada é na Pointe du Moulinet, onde ficam também belas villas de arquitetura inglesa. O destaque ali é paisagem: de um lado, podemos observar toda a baía de Dinard e a Plage de l’Écluse, e do outro, a cidade de Saint-Malo e as ilhotas que ficam em frente.
Ao lado, a piscina de água do mar surpreende quem não está habituado a esta ideia. Como as marés variam muito na região, é comum a construção de piscinas na beira da praia, que se enchem de água quando a maré sobe e garantem um ótimo local para banho quando a maré baixa tanto que é preciso caminhar muito para chegar até o mar. A de Dinard foi construída em 1928 pelo empresário Franck Bailly.
Ao lado da piscina começa a Plage de l’Écluse, a praia mais famosa de Dinard e uma das mais visitadas da Côte d’Emeraud durante a Belle Époque. Com sua grande faixa de areia, é o lugar perfeito para relaxar, tomar sol e observar o movimento (no dia da minha visita, estavam ocorrendo jogos escolares, envolvendo várias competições no mar – achei sensacional!).
Uma das principais características da Plage de l’Écluse, muito vista em cartões postais, são as barracas de praia listradas de azul e branco, que podem ser alugadas para o dia. Como a Bretanha não é o lugar mais quente do mundo, você provavelmente só vai ver as barracas montadas no auge do verão!
No resto do ano, terá que se satisfazer em observar as cabines de praia típicas da região, que foram construídas ao longo de toda a Plage de l’Écluse e também oferecem um panorama bem diferente do que estamos acostumados nas praias brasileiras.
Enfim, Dinan é uma cidade pequeninha, que você pode explorar em poucas horas durante as suas andanças pela Bretanha!
Leia também:
- Dinan: cidade medieval pertinho de Saint-Malo
- O que fazer em Saint-Malo, na Bretanha
- Cancale: o paraíso das ostras na Bretanha
- O que fazer em Rennes, a maior cidade da Bretanha
- Étretat: o paraíso das falésias na Normandia
- Deauville e Trouville-sur-Mer: as praias mais próximas de Paris
- O que fazer em Rouen, a capital da Normandia
- Honfleur: a cidade mais bonita da Normandia
- Francês para viagem e dicas para ser bem tratado na França
- Dicas para comer bem e barato na França
- Jardins de Monet em Giverny: tudo que você precisa saber