Cancale: o paraíso das ostras na Bretanha
Pequeno vilarejo de pescadores localizado na Baía do Mont-Saint-Michel, Cancale é uma ótima opção de passeio para quem está hospedado em Saint-Malo, ficando a apenas 25 minutos de carro de lá.
Outra opção é fazer uma parada em Cancale no caminho entre o Mont-Saint-Michel e Saint-Malo (foi o que eu fiz), preferencialmente para o almoço. Você vai levar 50 minutos do Monte até lá.
Minha sugestão é chegar na cidade pela Route Panoramique, que parte da D76 e vai até o Porto de Cancale. Ali você poderá parar em um mirante com vista legal para o mar (com o Mont-Saint-Michel bem pequenininho no meio da baía) e para o vilarejo tipicamente bretão.
O principal atrativo da cidade são suas ostras, que estão entre as mais famosas da França (e olha que os franceses adoram essa iguaria!).
A tradição do cultivo de ostras está presente em Cancale desde o tempo dos Romanos, e a qualidade do produto sempre foi diferenciada: a cidade era responsável pelo fornecimento de ostras à realeza francesa!
Se você chegar lá na maré baixa, poderá observar uma parte dos 366 hectares de parques ou fazendas de ostras espalhadas pela baía.
A atividade mais típica (e imperdível, para quem gosta) é visitar o Marché aux Huîtres (Mercado de Ostras), comprar a iguaria bem fresquinha e sentar em frente ao mar para degustá-la, preferencialmente acompanhada de uma taça de vinho (vendido nas próprias banquinhas do mercado).
A tradição é comer a ostra e já jogar a concha de volta no mar (o que faz com que tenha uma verdadeira montanha de conchas em volta do mercado). As gaivotas agradecem!!!
E uma dica na hora de escolher suas ostras: o preço varia conforme o número e, quanto MENOR o número, MAIOR a ostra.
Se preferir mais conforto ou quiser provar outras delícias gastronômicas além das ostras, tem diversos restaurantes de frutos do mar para escolher na cidade, que, aliás, é muito bonitinha.
Vale a pena dar uma caminhada na rua em frente ao porto, olhando as lojinhas, cafeterias e bares.
Outro passeio legal é visitar o Point du Grouin, uma “ponta” rochosa com vistas lindas para o mar verde esmeralda.
São apenas 10 minutos de carro do Porto de Cancale até lá, sempre subindo, o que vai garantir o melhor panorama possível. Lá em cima tem um estacionamento gratuito, um restaurante e pequenas trilhas que levam até a borda das pedras.
Olhando do Point du Grouin, dá para entender perfeitamente porque a região é conhecida como Costa Esmeralda!
Cancale foi uma bela surpresa no meu roteiro pela Bretanha e recomendo uma paradinha para qualquer um que tiver a oportunidade de passar lá por perto!
Leia também:
- O que fazer em Saint-Malo, na Bretanha
- Dinard: balneário da aristocracia na costa da Bretanha
- Dinan: cidade medieval pertinho de Saint-Malo
- O que fazer em Rennes, a maior cidade da Bretanha
- O que fazer em Rouen, a capital da Normandia
- Honfleur: a cidade mais bonita da Normandia
- Deauville e Trouville-sur-Mer: as praias mais próximas de Paris
- Monte Saint-Michel: guia completo para sua visita
- Étretat: o paraíso das falésias na Normandia
- Jardins de Monet em Giverny: tudo que você precisa saber
- Francês para viagem e dicas para ser bem tratado na França