Maison Cailler: fábrica de chocolates na Suíça

Maison Cailler: fábrica de chocolates na Suíça

27 de julho de 2022 0 Por Passagem Comprada

A vida inteira ouvi falar na fama dos chocolates suíços, então, quando finalmente viajei para lá, não poderia deixar de visitar uma das mais tradicionais fábricas do doce no país, a Maison Cailler. A Cailler é a mais antiga marca de chocolates suíços existente e ainda hoje mantém uma enorme e maravilhosa fábrica na cidade de Broc, a menos de 10 minutos de carro de Gruyères.

Fábrica de chocolates Cailler

A gente aqui no Brasil não é muito familiarizado com a Cailler, pois não é uma marca encontrada nos nossos supermercados, mas ela é uma verdadeira instituição na Suíça, e sua história está intrinsecamente ligada à história do chocolate como conhecemos hoje.

Para ter ideia, foi a família Cailler que criou o chocolate ao leite, misturando leite condensado ao chocolate amargo que existia anteriormente.

Aliás, até hoje a Cailler é uma das únicas marcas que produz seus chocolates com leite condensado (produzido exclusivamente com leite de vaquinhas suíças da região de Gruyère), o que deixa eles com uma cremosidade e uma textura difíceis de explicar.

Bom, mas afinal, como é a visita à Maison Cailler?

Visitando a Maison Cailler

A visita ocorre em grupos, que entram na exposição em horários marcados (seja escolhidos pela internet, seja designados na hora da compra do ingresso na bilheteria).

Após passar por um corredor com quadros mostrando algumas das principais criações da Cailler ao longo da história, somos conduzidos para um elevador especial, que nos transporta para o início do percurso do museu.

Maison Cailler

A visita é feita por partes e, em cada sala que a gente entra, é contado de forma interativa algum trecho da história do chocolate e da Cailler em si. A porta para a próxima sala só se abre ao fim de cada apresentação.

Fábrica de Chocolates Suíça
Nessa área é contada a história da descoberta do cacau pelos povos da América Central

Confesso que fiquei bem surpresa com a qualidade das exposições na Maison Cailler. Me lembrou muito algumas das atrações da Disney, de tão bem organizado.

Há efeitos de luz e som, máquinas que se movem, bonecos e muito mais.

Visita à fábrica de chocolates na Suíça
Quando levado à Europa pelos espanhóis, no século XVI, o chocolate (consumido sempre na forma líquida) era símbolo de status, pois acessível apenas à alta aristocracia

Ah, o legal é que é tudo narrado em um audioguia em português (ou no idioma que você preferir).

Maison Cailler
Réplica do funcionamento das primeiras máquinas que embalavam os chocolates Cailler (tudo se move nessa sala)

Passada essa parte, entramos numa área mais interativa, em que podemos cheirar e tocar em diversos ingredientes utilizados na fabricação do chocolate.

Manteiga de cacau
Manteiga de cacau
Fábrica de chocolates Cailler
Visitantes analisando os ingredientes do chocolate

Também há fotografias de trabalhadores que participam da cadeia de produção do chocolate e que, se estimulados pelo audioguia do visitante, contam um pouco sobre o processo de cultivo do cacau e elaboração do nosso doce querido.

Visita à Maison Cailler

Adorei uma maquete feita inteiramente de chocolate que representa a região de Gruyère e a fábrica da Cailler. O trabalho para a elaboração dessa obra de arte demorou mais de 100 horas!

Fábrica de chocolates na Suíça
Dá para acreditar que isso tudo é chocolate?

Na sequência, mais uma parte muito interessante da visita: um funcionário da Maison Cailler dá início à máquina que produz um dos chocolates da marca e nós podemos acompanhar a linha de produção completa, desde a moldagem até o resfriamento e a embalagem.

Fábrica de chocolate SUíça

Nessa área, também podemos observar um chocolatier na elaboração de figuras de chocolate de forma totalmente artesanal.

Maison Cailler

Gostei bastante de visualizar o percentual de cada ingrediente dos chocolates, em quadros colocados nas paredes. É impressionante ver a diferença na quantidade de cacau entre os chocolates ao leite e amargo!

Tipos de chocolate
Chocolate ao leite
Tipos de Chocolate
Chocolate amargo

E para quem achou que a visita à Maison Cailler ainda não tinha valido a pena, entramos num corredor onde o audioguia explica calmamente como se deve degustar um chocolate e quais aspectos devem ser observados ao avaliar a sua qualidade.

Museu do chocolate suíço

Depois de estar experts no assunto, chegamos em uma sala em que há um verdadeiro buffet, com todos os tipos de chocolate da Cailler possíveis e imagináveis. Ali a degustação é livre e podemos sentir o sabor e a textura impecáveis de diversos bombons e barrinhas, cada chocolate mais delicioso que o outro!

Degustação na Maison Cailler
Degustação Maison Cailler

Confesso que foi difícil virar as costas e deixar essa sala maravilhosa para trás, mas eu tinha um bom motivo: estava na hora do meu atelier de chocolate.

Atelier de chocolate

Pois é, além da visita ao museu e à fábrica, a Maison Cailler oferece diversos workshops, para todos os públicos e idades. Dependendo do dia e horário, é possível aprender a fazer macarons, trufas, pralinés ou apenas se divertir moldando e montando sua própria barra de chocolates.

Curso de chocolate

A minha aula chamava-se “Plaisir chocolaté pour petits et grands” (algo como “Prazer achocolatado para pequenos e grandes”) e durou em torno de 1h30.

Primeiro fomos recebidos por um chocolatier da Cailler, que nos explicou e demonstrou como preparar moldes de chocolate acrescentando ingredientes especiais.

Atelier de chocolate Cailler

Cada aluno, então, pôde fazer suas próprias criações, preparando uma mistura com o chocolate de sua preferência (amargo, ao leite ou branco) e os adicionais favoritos (avelãs, amêndoas, especiarias, frutas secas, caramelo salgado, etc).

O professor ensinou também algumas técnicas de decoração com o bico de confeitar e pudemos botar em prática toda a nossa criatividade.

Enquanto as barras esfriavam, o chocolatier fez uma demonstração de como temperar o chocolate para que fique com aquele aspecto brilhoso e crocante que conhecemos. Foi impressionante ver a destreza com que manuseava os instrumentos!

Curso chocolate Suíça

No final, recebemos papel celofane e laços de fita para embrulhar nossos trabalhos e levar para casa, junto com o lindo avental bordado da Cailler que usamos durante a aula.

Cailler
Cada um fez uma barra e um bichinho de chocolate

Para participar dos ateliers, é necessário reservar seu lugar antecipadamente pela internet.

Loja Cailler

Na saída, é impossível não se encantar pela loja de produtos Cailler lindamente organizada.

Loja da Maison Cailler

Vale a pena comprar alguns chocolates por ali, especialmente barras que estejam na promoção (estilo, “leve 3 e pague 2”) e os maravilhosos pralinés avulsos, que você pode escolher e colocar em uma caixinha decorada da Cailler.

Loja da Maison Cailler

Alerto que essa foi a única loja em que encontrei alguns dos bombons que experimentei durante a degustação na Maison Cailler! Não vi em nenhum supermercado da Suíça. Então se gostar muito de alguma coisa, não deixe para comprar depois.

Loja Maison Cailler

Informações práticas

A Maison Cailler funciona todos os dias da semana, exceto 25/12 e 01/01, nos seguintes horários:

  • De 01/11 a 31/03: 10:00-17:00
  • De 01/04 a 31/10: 10:00-18:00

A visita normal (sem participação em ateliers) dura em torno de uma hora.

Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pela internet, com horário marcado para evitar filas, ou diretamente na bilheteria. Os valores, em junho de 2022, eram:

  • Crianças de 0 a 5 anos: grátis
  • Crianças de 6 a 15 anos: CHF 5.00
  • Estudantes, idosos e pessoas com deficiência: CHF 12.00
  • Adultos: CHF 15.00

Quem estiver viajando com um Swiss Travel Pass tem entrada gratuita para a fábrica (assim como para diversos outros museus da Suíça)!

Para informações sempre atualizadas sobre preços e horários, visite o site oficial da Maison Cailler.

* Esse passeio foi uma cortesia da Maison Cailler, mas todo o relato aqui apresentado traz as nossas impressões reais de viajantes sobre o local. *

Leia também: