La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça

La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça

31 de julho de 2022 0 Por Passagem Comprada

Em termos gastronômicos, não há dúvida que a Suíça é famosa pelo queijo e pelo chocolate, então, quando soube que ia visitar o país, coloquei como prioridade conhecer e degustar essas duas especialidades. Para aprender sobre a fabricação do queijo, escolhi visitar a cidade de Gruyères e sua queijaria de demonstração, a Maison du Gruyère.

Vacas em Gruyère
Vaquinhas produtoras de leite na cidade de Gruyères

Mas antes de mostrar como foi essa visita, quero contar uma curiosidade e também já afastar uma dúvida que muitas pessoas têm.

A fábrica do queijo Gruyère (sem “s”) fica na cidade de Gruyères (com “s), que se localiza na região de Gruyère (sem “s”). Hahaha! A boa notícia é que não se pronuncia o “s”, então o som da palavra é sempre o mesmo.

Bom, agora que você já sabe dizer (e escrever) o nome do lugar que vai visitar, vamos ao passeio!

Como é o passeio na Maison du Gruyère

A Maison du Gruyère fica bem pertinho da estação de trem, então você pode chegar até ela tranquilamente com o excepcional sistema de transportes da Suíça.

Aliás, se estiver usando um Swiss Travel Pass, terá entrada gratuita na fábrica!

Se for de carro, há um estacionamento próprio logo em frente, que é grátis na primeira hora e depois vai custar algo em torno de CHF 1,50 por hora.

Se quiser ter uma ideia, eu fiz o passeio em uns 40 minutos (incluindo compras na queijaria), mas depois acabei ficando para almoçar no restaurante (o que fez com que ficasse por lá em torno de 2 horas no total).

La Maison du Gruyère

Ao comprar o ingresso na bilheteria, você vai receber um audioguia (com opção em português) para não perder nenhum detalhe da exposição “Le Gruyère AOP, voyage au cœur des sens” (“O Gruyère AOP, uma viagem ao coração dos sentidos”).

O passeio todo é narrado pela vaca Cerise (“cereja”), o que dá um ar muito simpático à visita.

Após subir uma escadinha, ouvindo o som dos sinos da vaquinhas (que é um dos sons mais típicos da Suíça), chegamos a um espaço voltado para o sentido olfativo. Ali, somos estimulados a sentir os aromas das flores, gramíneas, cereais e ervas que são consumidos no pasto das vacas e que depois ajudarão a compor o sabor final do queijo.

La Maison du Gruyère

Depois passamos por um painel que nos permite tocar em diversos itens usados durante o processo de fabricação do queijo.

La Maison du Gruyères SUíça

As explicações passadas pelo audioguia são muito interessantes e surpreendem constantemente. Por exemplo, você sabia que as vacas consomem em torno de 100kg de comida e bebem 85 litros de água por dia? Tudo isso para produzir mais ou menos 25 litros de leite (já pensou, 25 litros de leite em um único dia?!)!

Depois de aprender tudo sobre os animais e sobre sua criação e ordenha, passamos para uma área toda envidraçada, de onde podemos assistir ao processo de fabricação do Gruyère AOP. A recomendação é fazer o passeio entre 9h e 12h30, pois é o período em que os queijeiros estão trabalhando na transformação do leite (você encontra os horários bem certinhos de cada processo nesse link aqui).

Ao observar a movimentação da fábrica de queijo, fiquei imediatamente impressionada com os enormes tanques de cobre, com uma capacidade para 4800 litros de leite. É ali que ocorrem diversos processos da produção, como a mistura entre o leite fresco recém chegado com aquele da noite anterior, a coagulação do leite (que dura em torno de 50 minutos) e o “corte” da coalhada, que exige grande habilidade do queijeiro para determinar o momento preciso para a realização dessa etapa.

Fabricação queijo Gruyère

Esse é considerado um dos momentos mais interessantes para estar na fábrica, pois é quando o queijeiro analisa se a consistência do leite já está correta e ativa três grandes cortadores, que vão desmontar a coalhada até que ela se transforme em grãos tão pequenos quanto farinha. Em francês, essa etapa chama-se “décaillage” e normalmente ocorre às 9h15, 10h15 e 11h15 (com duração de 8 a 9 minutos).

Depois disso, a mistura é aquecida até mais ou menos 57° por algo em torno de 45 minutos, ao fim dos quais o queijeiro vai analisar a textura dos grãos.

La Maison du Gruyère

Pronto, agora a massa é transferida mecanicamente para moldes, onde o queijo Gruyère será prensado por no mínimo 16 horas e finalmente tomará sua forma tradicional.

Esse momento da colocação do queijo nos moldes também é bem interessante e ocorre, via de regra, às 10h30, 11h30 e 12h30.

Fábrica de queijo Maison du Gruyère

Aqueles 4800 litros de leite iniciais virarão, ao final, 12 queijos Gruyère de 35 kg cada um!

A vaquinha Cerise nos explica, por fim, que os queijos ainda tomarão um banho de sal de 20 horas antes de seguirem para o seu longo descanso de cinco a doze meses na cave.

Aliás, esse é um ótimo momento para experimentar os queijos Gruyère AOP em três diferentes estágios de maturação que são entregues no início do passeio. É muito legal perceber as diferenças entre as texturas e sabores dos queijos de 6, 9 e 12 meses de “idade”.

Degustação de queijos Gruyère
Pacotinho entregue no início do passeio com as amostras de queijo Gruyère

Depois de sair da exposição, podemos observar na cave da Maison du Gruyère todos os queijos repousando no ambiente climatizado entre 13° e 14°.

Cave da Maison du Gruyère

Uma curiosidade é que o queijo Gruyère legítimo só pode ser produzido nessa região específica da suíça (nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e em algumas comunas do cantão de Berna) e observando todos os detalhes do processo de produção tradicional, usado desde 1115. Cumpridos esse requisitos, ele recebe o selo AOP (“Appellation d’origine protégée“) após avaliação de uma comissão de especialistas.

Toda essa autenticidade é levada muito a sério, sendo inclusive colocada uma marca de caseína em cada queijo fabricado, onde consta a data de fabricação e os números do molde e da queijaria. 

Visita a fabrica de queijo Suiça
O queijo Gruyère AOP não tem conservantes e é naturalmente sem glúten e sem lactose (que acaba eliminada com todos os processos de fabricação)

Ao fim do passeio, impossível não ser atraído pelo mercado localizado dentro da Maison du Gruyère, onde são vendidos queijos de diversos tipos, guloseimas típicas da Suíça e diversas lembrancinhas bonitas.

Queijos gruyère
Mercado Gruyère

Restaurante na Maison du Gruyère

Como terminei minha visita às 12h30, aproveitei para almoçar no restaurante da própria queijaria, pois gostei bastante do ambiente.

Além de uma grande área interna, o local conta com um pátio muito agradável, com várias mesas na rua. No gramado em frente, há inclusive um playground para as crianças se distraírem durante o almoço.

Restaurante La Maison du Gruyère
Restaurante na Maison du Gruyère

O cardápio é focado principalmente em pratos típicos suíços e eu quis logo provar o fondue “moitié-moitié” tradicional, que é uma mistura de queijo Gruyère AOP com Vacherin Fribourgeois AOP. Estava divino!!!

Fondue na SUíça

Achei os preços bem compatíveis com os demais restaurantes na Suíça (que são todos caros para quem ganha em Reais, diga-se de passagem). O fondue custou CHF 26.50 por pessoa.

Outra ótima opção é o menu do dia, que tem um valor bem mais em conta e vem com entrada, prato principal e sobremesa.

No site da Maison du Gruyère, você encontra o cardápio completo e os horários de funcionamento do restaurante em cada época do ano.

Informações práticas

  • Onde fica a Maison du Gruyère? Place de La Gare, 3 CH-1663 Pringy-Gruyères
  • Qual o horário de funcionamento? Todos os dias, das 9h às 18h30 (até as 18h de outubro a maio)
  • Quanto tempo dura a visita na Maison du Gruyère? Em torno de 30 minutos.
  • Quanto custam os ingressos? CHF 7.00 para adultos, CHF 6.00 para estudantes (a partir de 12 anos) e idosos, CHF 12 para famílias com 2 adultos e uma criança de até 12 anos. Portadores do Swiss Travel Pass tem entrada gratuita!

Caso você pretenda visitar também o Castelo de Gruyères e não tenha um Swiss Travel Pass, vale a pena comprar o ingresso combinado por CHF 16.00 (avulso, o ingresso do castelo custa CHF 12.00 e o da Maison du Gruyère CHF 7.00)

Sempre consulte o site oficial antes de viajar para ver todas as informações bem atualizadas!

* Esse passeio foi oferecido pela queijaria La Maison du Gruyère, mas todo o relato aqui apresentado traz as nossas impressões reais de viajantes sobre o local. *

Leia também: