Matterhorn Glacier Paradise: como é o passeio em Zermatt
Já pensou poder esquiar o ano inteiro, mesmo no verão? Esse é o grande destaque do Matterhorn Glacier Paradise, a mais alta estação de montanha da Europa, localizada a 3.883 m acima do nível do mar. Não é de admirar que o local atraia as mais importantes equipes de esqui do mundo nos meses mais quentes!
Embora muita gente ache que vai subir no Matterhorn quando visita o Glacier Paradise, isso é um equívoco! A estação de esqui fica na montanha Klein (“pequena”) Matterhorn, de onde se pode enxergar a irmã mais famosa por um lado diferente daquele que sempre vemos nas fotos.
Como chegar no Matterhorn Glacier Paradise
Para chegar até lá, é preciso usar uma série de teleféricos que partem da estação localizada ao sul da cidade de Zermatt (se quiser colocar no Google Maps, digite “Zermatt Bergbahnen AG“).
São 1,2 km da estação de trem de Zermatt, que você pode fazer caminhando (aproximadamente 20 minutos) ou em um dos ônibus elétricos da cidade, que passam a cada 25 minutos mais ou menos (tem uma parada na frente da estação, mas procure os símbolos azuis dos ônibus no Google Maps para encontrar outras paradas próximas da sua localização).
A passagem é gratuita para quem tem o Swiss Travel Pass e para quem mostrar o ingresso do Matterhorn Glacier Paradise.
Chegando na Zermatt Bergbahnen, compre o seu ingresso (caso ainda não tenha) e embarque na primeira gôndola, que vai da base em Zermatt até a estação de Furi, a 1.860m.
Dali, nos meses de verão, é possível fazer um trajeto mais panorâmico que passa pelo Schwarzsee (2.583m), um lago com vista bem bonita das montanhas, ou subir direto até Trockener Steg (2.939m), de onde sai um bondinho ultra moderno até o Matterhorn Glacier Paradise.
Em todas essas estações intermediárias, há diversas opções de trilhas para fazer, além de belas oportunidades para fotos. Minha sugestão é subir até o topo, onde as nuvens chegam mais cedo, e deixar para conhecer os outros lugares na descida.
Entrando no “Paraíso das Geleiras”
O trajeto final, entre Trockener Steg e o Glacier Paradise, dura apenas 8 minutos, mas é tempo mais do que suficiente para ficar impressionado!
O mundo fica todo branquinho (mesmo no verão) e as geleiras aparecem por todos os lados!
É sensacional observar o “chão”, com o gelo eterno e suas fendas azuladas, além de cavernas que parecem verdadeiros buracos negros.
Só recomendo que você não se imagine caindo lá embaixo, senão o pânico pode bater forte! Hahaha!
O teleférico tem inclusive uma cabine especial, chamada Crystal Ride, que tem o piso transparente para deixar a viagem ainda mais emocionante (mas é necessário pagar um valor extra para ter essa experiência – CHF 11.00 por um trecho ou CHF 16.00 ida e volta).
O que tem para fazer no Matterhorn Glacier Paradise?
Ao desembarcar no Matterhorn Glacier Paradise, recomendo que você vá direto para a plataforma panorâmica, pois nunca se sabe quando as nuvens vão chegar e cobrir tudo.
Coloque todos os seus casacos, luvas, gorro e se prepare para sentir a “brisa” da montanha! O frio lá é de doer, seja inverno ou verão!
Nesse mirante em 360°, a 3.883m de altitude, você será presenteado com vistas de 38 picos de montanha com mais de 4.000m de altura e 16 geleiras, tudo localizado entre Suíça, Itália e França.
Também vai poder observar o nosso querido Matterhorn, mostrando sua outra face, menos conhecida.
Como eu tive que dividir o meu dia entre o Gornergrat e o Glacier Paradise, e decidi dar preferência ao Gornergrat, tive que me contentar com a paisagem cheia de nuvens, que foram chegando a partir do meio-dia.
Por isso mesmo que eu sempre recomendo fazer passeios de montanha pela manhã!
Bom, depois que os seus dedos da mão congelarem de tanto tirar fotos, volte para dentro da estação e vá para a área de neve.
Pois é, no Matterhorn Glacier Paradise é possível ter contato com a neve o ano inteiro!
Essa é a área onde começam as pistas de esqui, mas os turistas que nunca têm oportunidade de ver neve (como nós brasileiros) podem caminhar, cair, rolar e brincar o quanto quiserem por ali, mesmo que não tenham intenção de esquiar!
Se você quiser esquiar no verão, programe-se para ir ao Glacier Paradise no período da manhã, pois à tarde as pistas de esqui fecham (começa a aquecer e a neve vai derretendo).
Outra atividade muito legal para fazer lá no topo da montanha é visitar o Glacier Palace, ou “palácio da geleira”, considerado o mais alto do mundo.
Localizados a 15 m abaixo da superfície, esses túneis escavados no meio da geleira só podem ser acessados por um elevador, que leva os visitantes até a sua entrada.
É surreal caminhar literalmente dentro do gelo eterno, observando as cores diferentes (branco, azul, preto) e as formações que se criaram ali naturalmente ao longo de centenas de anos.
Além dessa parte mais natural, há, ao longo de todo o percurso, diversas esculturas de gelo preparadas por artistas especializados todos os anos.
Muita gente não dá bola para o Glacier Palace, pois há locais assim em diversas montanhas da Suíça, mas como foi a minha primeira experiência dentro de uma geleira, fiquei realmente impressionada.
O percurso lá dentro não é tão pequeno, e tem um pouco de inclinação, então ande sempre bem devagar para não se sentir mal com a altitude!
Na saída do Glacier Palace, você estará na frente do restaurante de montanha mais alto do mundo e poderá fazer um lanche com vista para os picos nevados.
Ali há também uma loja de lembrancinhas cheia de produtos legais, mas bem caros!
Dica especial para ganhar um souvenir grátis nesse restaurante: faça download do aplicativo Swiss Travel Guide e procure o cupom que dá direito a um copo de bambu do Matterhorn Glacier Paradise. O cupom deve ser ativado apenas na hora que você chegar no restaurante, pois tem validade de 30 minutos.
Não sei até quando vai durar essa promoção, mas definitivamente vale a pena conferir o aplicativo antes de ir (não só nesse, mas em vários outros passeios).
Isso sem falar que com o app você consegue calcular todos os itinerários usando o sistema de transporte da Suíça e ler sobre as atrações de cada local que for passar.
A última atração do Matterhorn Glacier Paradise é o Cinema Lounge, uma área para fugir um pouco do frio e relaxar assistindo a pequenos filmes sobre a região alpina de Zermatt.
Quanto custa o passeio?
Os preços de ida e volta variam entre CHF 95.00 e CHF 120.00 conforme a época do ano (verifique sempre no site oficial qual o valor para a data da sua visita)
Crianças entre 9 e 16 anos pagam apenas 50% do valor, assim como portadores do Swiss Travel Pass, GA e Half Fare Card.
Há um desconto interessante, em torno de CHF 20.00, para quem iniciar o seu passeio entre 13h30 e 15h00. É o “Afternoon Ticket“. Destaco, no entanto, que esse desconto só se aplica para quem for pagar o valor cheio, sem uso dos passes de transporte.
Também existem passes para esqui, tanto no verão quanto no inverno, com valores diferentes conforme os dias de uso e áreas escolhidas. Recomendo a consulta ao site do Matterhorn Glacier Paradise para mais informações.
Vale a pena visitar o Matterhorn Glacier Paradise?
Acho que eu sou meio suspeita para responder isso, porque ainda não encontrei uma montanha cheia de picos nevados em volta que eu achasse que não vale a pena visitar.
Mas vamos tentar olhar de forma racional. Esse passeio é uma oportunidade de tocar na neve durante o verão, sendo um dos únicos locais disponíveis para esquiar nos meses mais quentes.
O Glacier Palace é muito legal, assim como a enorme quantidade de geleiras que podemos observar na subida do teleférico.
Apesar de a vista ser em 360°, há apenas um mirante pequeno, então essa parte do passeio acaba sendo um pouco rápida (seria legal se houvesse outras plataformas panorâmicas para curtir a vista).
No geral, acho que é uma montanha que vale sim subir caso você tenha tempo para dois passeios em Zermatt (eu ainda priorizaria o Gornergrat, pois normalmente o objetivo de quem visita a cidade é ver o Matterhorn, e de lá é que se tem as melhores oportunidades de observá-lo e fotografá-lo).
E claro, se sua prioridade for tocar na neve, é para o Matterhorn Glacier Paradise que deve ir!!!
Leia também:
- Gornergrat: a melhor vista do Matterhorn
- Zermatt: o que fazer aos pés do Matterhorn
- La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça
- Maison Cailler: fábrica de chocolates na Suíça
- Transporte na Suíça: tudo sobre o Swiss Travel Pass e outros passes
- Monte Pilatus: passeio imperdível em Lucerna
- Hotel du Nord: dica de hospedagem em Interlaken
- Schilthorn Piz Gloria: conhecendo a montanha do 007