Passeio de barco para Snorkeling em Curaçao

6 de março de 2020 0 Por Passagem Comprada

Uma grandes vantagens de Curaçao para quem gosta de praticar snorkeling é que quase todas as praias oferecem oportunidades incríveis de observar o fundo do mar gratuitamente, sem a necessidade de contratar um passeio de barco. O problema é que, durante as minhas pesquisas sobre a ilha, encontrei um lugar que queria muito conhecer, chamado Blue Room (“sala azul”), e a melhor maneira de chegar até ele seria de barco.

Deixa eu explicar melhor.

O Blue Room é uma gruta localizada na costa de Curaçao, onde só se entra nadando. Lá dentro é muito bonito quando bate a luz do sol, pois o azul do mar fica super iluminado e os visitantes podem ter uma experiência de snorkeling bem diferente.

A entrada é uma pequena abertura na superfície da água, que às vezes fica inclusive coberta com a maré alta, fazendo com que os nadadores tenham de mergulhar (com o nariz trancado) para passar pela “porta”. Lá dentro, o teto da caverna é alto, sendo possível retornar à superfície.

Blue Room
Essa é a entrada do Blue Room em um dia de maré alta

Para chegar até esse local da costa, é necessário ir de barco ou fazer uma trilha partindo da Praia Santa Cruz. Essa última opção, apesar de gratuita, tem dois problemas principais: o primeiro é que, ao chegar no local da caverna, você terá que pular na água e deixar os seus pertences na trilha (sendo que há inúmeros relatos de pessoas que são furtadas enquanto nadam ali). Claro que você pode entrar na água com tudo que tem dentro de uma bolsa estanque, mas aí surge o segundo problema: é bem difícil de sair da água e “escalar” as rochas de volta até a trilha. Elas são bem íngremes e escorregadias – pelo menos foi isso que eu li na internet.

CUraçao
Para voltar à trilha e necessário subir por paredes de pedra assim

Como não gostei dessa opção, fui me informar sobre as maneiras de visitar o Blue Room. Encontrei as seguintes: passeio de caiaque (com mais de uma hora remando), seabob (espécie de pequeno jetski subaquático, que impulsiona a pessoa debaixo d’água de forma motorizada – valor alto, mas parece divertido), jetski (bem caro) e barco normal.

Em termos de passeios de barco, há poucas opções, sendo que a mais conhecida é a da Let’s Go Watersports, cujo proprietário é o famoso Captain Goodlife. O valor é ótimo (US$ 20), mas as opiniões sobre ele no TripAdvisor são bem controvertidas. Parece ser uma pessoa um pouco despreocupada com a segurança ou com o bom atendimento aos clientes. Por outro lado, há quem ache ele extremamente divertido. Enfim, eu fiquei com receio de contratar o passeio com ele, pois essa experiência no Blue Room poderia ser perigosa se realizada sem cuidado nenhum.

Por isso, escolhi a Go West Diving, empresa de mergulho localizada na Playa Kalki, com boas avaliações na internet e passeios de barco para mergulho com cilindro regulares – sobre os quais havia diversos comentários referentes aos cuidados com a segurança.

Go West Diving

Os passeios para snorkeling ocorrem apenas duas vezes por semana (e quando há um mínimo de interessados), nas quartas e sábados, às 14hrs. O valor é de US$33 para quem já tem equipamento (máscara, snorkel e pés de pato) ou US$ 44 para quem não tem.

Se resolver fazer esse passeio, deixo apenas uma dica: chegue na Playa Kalki já almoçado! O restaurante que tem ali não serve comida todos os dias (nunca se sabe quando resolverão servir) e ninguém quer ir mergulhar com fome né… Claro que não precisa comer demais, afinal você vai andar de barco! Mas estômago vazio também não ajuda em nada…

Passeio de barco Curaçao

Iniciado o passeio de barco, a nossa instrutora, uma mergulhadora americana, passou todas as informações de segurança, deu algumas orientações e explicou tudo que faríamos naquela tarde.

A primeira parada, após 20 minutos de navegação, seria o tão esperado Blue Room, mas só descobriríamos se o local estaria seguro para visitação ao chegarmos lá.

Passeio de barco em Curaçao

Foram 20 minutos de muita ansiedade (afinal, fiz passeio de barco em Curaçao só por causa do Blue Room) e, quando o barco parou ao lado da costa, logo percebi que tinha dado azar… O mar estava MUITO agitado, batendo contra as pedras e cobrindo completamente a abertura da gruta. A instrutora explicou que, caso ele estivesse bem calminho, seria possível entrar mergulhando tranquilamente, ainda que a abertura estivesse tapada em razão da maré alta. Mas com o mar agitado daquela maneira, seria perigoso de entrar mesmo imergindo totalmente, pois a onda poderia levar a pessoa para cima e jogá-la contra as rochas da “porta” da gruta.

blue room - passeio de barco

Não preciso nem dizer que fiquei muito desapontada… Mas entendi a situação, afinal, eu escolhi uma empresa que se preocupasse com a segurança justamente para não acabar me colocando em uma situação de risco!

De qualquer forma, nem tivemos tempo para ficar chateados, pois havia outras paradas programadas no passeio e logo chegamos no Black Sand Wreck, um naufrágio localizado relativamente próximo à costa, em frente à Praia Santa Cruz. A primeira coisa que chamou a atenção ali foram as enguias de jardim, que saíam que nem loucas da areia, parecendo diversas cordas dançantes. O nome é bem sugestivo, porque elas se parecem com plantas em um jardim, presas à terra (infelizmente não estava com a câmera quando passei por elas, mas se você quiser entender do que estou falando, coloque “enguias de jardim” no Google, é bem interessante).

O naufrágio em si também é legal, coberto com vários corais-cérebro e habitado por alguns cardumes de peixes. Curiosamente, a pessoa que afundou o navio (porque, sim, ele foi afundado propositalmente) não conseguiu fazer o serviço bem feito, e o barco acabou ficando de cabeça para baixo (ou seja, com o casco para cima). Por essa razão, ele perdeu um pouco daquele atrativo dos navios naufragados, de ter portas, escotilhas e mastros para serem ocupados pela vida marinha e explorados pelos mergulhadores.

Black Sand Wreck Curaçao
Passeio de barco para snorkel Curaçao

Como não pudemos visitar o Blue Room, o capitão nos levou, em seguida, a outra gruta (esta beeem aberta): a Cave of Love. O snorkeling ali superou muito as minhas expectativas, pois vimos muitos corais altos, bem próximos da gente, de espécies que ainda não conhecíamos.

Cave of Love Curaçao
Passeio de barco Curaçao
Cave of Love

O destaque para mim foi um tipo alaranjado que brilhava muito no sol. Achei lindo!

Passeio de barco para snorkel Curaçao
Cave of Love Curaçao

Após uns 20 minutos curtindo a Cave of Love, fizemos uma paradinha estratégica na Playa Piskado, que estava com poucos visitantes às 16hrs. Ali pudemos encontrar mais algumas tartarugas faceiras com os restos de peixe que os pescadores jogavam na água.

Playa Piskado Curaçao

O passeio encerrou às 16h30 na Playa Kalki e foi bastante satisfatório, apesar da decepção de não poder entrar no Blue Room.Terei que deixar essa experiência para uma próxima visita à ilha!

Se você tiver interesse em fazer um passeio de barco para snorkeling em Curaçao, eu definitivamente recomendo a empresa Go West Diving.