Roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas
Porto de Galinhas não é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros à toa! As lindas praias, piscinas naturais e o agito do centrinho garantem férias inesquecíveis tanto para famílias com crianças, quanto para casais e grupos de amigos. Por isso decidi compartilhar o roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas que fiz em dezembro de 2021 e que acho que pode ajudá-lo a organizar a sua viagem!
Dia 1
– Praia da Vila e Piscinas Naturais
No nosso primeiro dia em Porto de Galinhas, decidimos ir logo conhecer a praia mais famosa. Tomamos café com calma e chegamos de carro na Vila de Porto de Galinhas em torno de 10 horas da manhã. Conseguimos uma boa vaga para estacionar e seguimos até a praia, onde compramos nossos tíquetes para o passeio às piscinas naturais no quiosque da Associação dos Jangadeiros.
Fizemos o passeio de jangada, com permanência de aproximadamente uma hora nas piscinas naturais. Gostei muito da experiência, principalmente do snorkeling! Tinha uma variedade impressionante de peixinhos coloridos para observar.
Na volta, curtimos um pouco a Praia da Vila, que é a mais linda de Porto de Galinhas. O mar é bem clarinho, calmo e morno. Uma verdadeira piscina.
Infelizmente a faixa de areia é bastante cheia, com muitos vendedores incomodando os banhistas. Apesar disso, a Praia da Vila é um lugar que não pode faltar no seu roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas!
Clique aqui para ler um post inteirinho dedicado às Piscinas Naturais de Porto de Galinhas e à Praia da Vila, com todos os detalhes e dicas que você precisa para ter uma ótima experiência por lá!
– Muro Alto
Assim como Porto de Galinhas, a Praia de Muro Alto também fica no Município de Ipojuca, mas a 8km (ou 15 minutos de carro), da Praia da Vila.
Nós chegamos lá de carro e estacionamos em um acesso próximo ao Resort Nannai.
Há outros estacionamentos mais adiante, em locais com melhor infraestrutura para passar algumas horas relaxando em frente ao mar, com destaque para o Bar da Praia.
A Praia de Muro Alto tem quase 3km de extensão e é toda protegida por uma enorme barreira de corais, que faz da área de banho uma grande piscina natural, principalmente na maré baixa.
Nessa água bem calminha, é possível nadar, andar de caiaque, stand up paddle e mergulhar com snorkel para ver os peixinhos.
Logo após a primeira parede de corais, formam-se várias piscininhas bem rasinhas, cheias de ouriços do mar e peixes. De lá, consegui ter uma visão bem legal de toda a extensão de Muro Alto.
Dia 2
– Ilha de Santo Aleixo
No nosso segundo dia em Porto de Galinhas, fizemos um passeio até a Ilha de Santo Aleixo, que fica no Município vizinho de Sirinhaém, a 50 minutos de carro do centrinho de Porto.
É uma ilha linda e desabitada, de origem vulcânica, perfeita para passar o dia curtindo a praia paradisíaca e mergulhando com snorkel.
Para chegar até lá, é preciso contratar uma empresa que faça a travessia de barco. Eu escolhi a Monteiros Tour e tive uma ótima experiência.
Passamos 5 horas na ilha, preenchidas com trilha guiada, mergulho, banhos de mar e almoço.
Para saber todos os detalhes sobre o passeio à Ilha de Santo Aleixo, clique nesse post aqui.
– Centrinho de Porto de Galinhas
À noitinha, após um breve descanso, seguimos para o centrinho da Vila de Porto de Galinhas, onde todo o agito acontece a partir das 19 horas mais ou menos.
Minha dica é não chegar muito tarde para conseguir vaga na rua para estacionar com facilidade (um bom lugar é a Praça Nove, que costuma ter bastante espaço livre).
Você pode começar seu passeio pela esquina da Rua Beijupirá com a Rua Caraúna, onde funcionam todas as noites algumas banquinhas vendendo artesanato e comidinhas típicas da região.
À esquerda, você vai encontrar o Sabor da Casa Café, que fabrica bolos de rolo deliciosos nos mais variados sabores. Meu favorito continua sendo o tradicional de goiabada.
Ainda na Rua Beijupirá, fica a Feira de Artesanato de Porto de Galinhas, um emaranhado de lojinhas vendendo todo o tipo de lembrancinhas que você possa imaginar (a maioria delas baseada em galinhas coloridas, é claro).
Dali em diante, é só ir seguindo o povo! Tem diversas ruas para passear, cheias de lojas, bares, restaurantes e sorveterias. Você vai encontrar muitos souvenires de Porto de Galinhas, delícias nordestinas, roupas de verão e tudo para aproveitar alguns dias na praia.
Na Rua das Piscinas Naturais, bem perto do mar, fica uma das instalações mais famosas de Pernambuco: a Rua das Sombrinhas, uma área toda coberta por guarda-chuvas coloridos que fazem a alegria dos visitantes.
Mas aviso: periodicamente, as sombrinhas são retiradas para manutenção, então não fique triste se elas não estiverem lá no dia da sua visita (foi o que aconteceu comigo, infelizmente).
Por fim, não é demais destacar que, dependendo de onde você estiver hospedado e da sua disposição noturna, é provável que o centrinho vá estar presente em todas as noites do seu roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas!
Dia 3
– Pontal do Cupe
No terceiro e último dia em Porto de Galinhas, optamos por passar a manhã curtindo o serviço do nosso hotel, que ficava na praia de Pontal do Cupe.
Essa praia localiza-se entre a longa Praia do Cupe, famosa pelo mar agitado e perigoso para banho, e a Praia de Muro Alto, a mais ou menos 7km do centro de Porto de Galinhas.
Para encontrar os locais com estacionamento e infraestrutura, coloque no GPS Bar da Praia Pontal do Cupe ou Restaurante Pirajuba.
Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais por ali, garantindo um mar bem rasinho e boas oportunidades para mergulhar com snorkel. Também há caiaques e stand up paddle para alugar.
Quando a maré está mais alta, apesar de não aparecerem as piscinas naturais, essa é uma área em que é possível tomar banho de mar com relativa tranquilidade, pois os corais que estão escondidos impedem a formação de ondas muito fortes.
O Pontal do Cupe é muito mais tranquilo do que a Praia da Vila, mas há alguns vendedores ambulantes caminhando por ali.
– Praia de Serrambi
Logo após o almoço, partimos em direção à Praia de Serrambi, também pertencente ao Município de Ipojuca, mas localizada a 13km (mais ou menos 25 minutos) do centro de Porto de Galinhas.
Nosso destino era a área próxima ao Serrambi Resort, pois parecia ser a mais protegida por corais e a maré não estava muito baixa.
Pegamos a Av. Baía Formosa e, após passar (sem precisar parar) pela portaria de um loteamento de casas de veraneio, estacionamos em frente ao Beco do Surfista para acessar a praia. Apesar de dar a impressão de ser um condomínio fechado, não é. O acesso é público e livre.
A praia ali é totalmente deserta e com um mar bem calminho, perfeita para relaxar por várias horas! Só não esqueça de levar lanche e bebidas, pois não tem quiosques e nem ambulantes na região.
Caminhe um pouquinho para a direita, subindo um pequeno quebra-mar, e chegará à enseadinha em frente ao Serrambi Resort.
Ali se formam inúmeras piscinas naturais bem rasinhas, ótimas para a prática de snorkeling (inclusive para crianças que estão começando).
Vi muitos peixes coloridos e duas moreias lindas que fizeram a alegria do meu dia!
Achei a paisagem deslumbrante e fiquei encantada com a praia! Deu vontade de alugar uma casa e passar uns dias só relaxando ali na Ponta de Serrambi.
Um passeio totalmente gratuito para quem está de carro, com piscinas naturais e muita tranquilidade!
E para quem quiser conhecer um pouco mais, na próxima baía, após o resort, há outro longo trecho de praia, esse com o mar bem agitado.
– Pôr do sol em Maracaípe
Para encerrar o roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas, passamos no Pontal de Maracaípe na volta de Serrambi, para fazer um passeio de jangada ao pôr do sol.
O Pontal de Maracaípe fica a 15 minutos de carro do centrinho de Porto de Galinhas e é o melhor lugar de Ipojuca para ver um belo pôr do sol.
É possível deixar o carro em um estacionamento e ir até o Rio Maracaípe a pé para observar esse presente da natureza, mas nós optamos por fazer o famoso passeio de jangada, que inclui uma parada para observar os cavalos-marinhos que vivem nessa área de mangue.
O passeio custou R$ 40,00 por pessoa e foi um espetáculo, especialmente em razão das lindas cores do pôr do sol.
Era realmente o que estava faltando para fechar com chave de ouro a nossa estada em Porto de Galinhas!!
Clique aqui para ler o post completo sobre o pôr do sol em Maracaípe e o passeio de jangada para ver os cavalos-marinhos.
Bom, esse foi o meu roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas, que ocorreu em um período de marés medianas (entre 0.5 e 0.8).
A escolha de dias de maré baixa é muito importante para que você possa aproveitar ao máximo o seu passeio e conhecer as praias e piscinas naturais de Porto de Galinhas no auge da sua beleza.
No post “Piscinas Naturais de Porto de Galinhas e a Praia da Vila” eu explico direitinho como funciona essa questão das marés e dou todas as dicas que você precisa para consultá-las e não errar na hora de marcar sua viagem.
Ah, e quando estiver em Porto de Galinhas, pode também incluir em seu roteiro outros passeios bem populares, como um bate-e-volta à Praia dos Carneiros ou à Maragogi, e um passeio de buggy ponta-a-ponta (que acabei não fazendo por estar de carro).
Leia também:
- Galés de Maragogi e Caminho de Moisés de Lancha
- Salinas Maragogi: como é se hospedar no resort
- Rota Ecológica dos Milagres: tudo que você precisa saber
- Ilha de Santo Aleixo: tudo sobre esse paraíso
- Praia dos Carneiros: o que fazer em um dia
- Piscinas Naturais de Porto de Galinhas e a Praia da Vila
- Roteiro de um dia em Brasília (só com atrações gratuitas)