Rota Ecológica dos Milagres: tudo que você precisa saber

Rota Ecológica dos Milagres: tudo que você precisa saber

29 de janeiro de 2022 0 Por Passagem Comprada

A Rota Ecológica dos Milagres é um paraíso ainda pouco explorado turisticamente que oferece aos visitantes praias quase desertas, com coqueirais a perder de vista, extensas faixas de areia e um mar de tonalidades caribenhas, com águas quentes e cristalinas. Ali você vai encontrar também algumas das piscinas naturais mais lindas e menos lotadas do nordeste, onde o contato com a vida marinha é um espetáculo à parte.

Rota Ecológica dos Milagres
Piscinas Naturais do Patacho

Onde fica a Rota Ecológica dos Milagres?

Ao contrário do que muita gente pensa (e escreve na internet), a Rota Ecológica não é só em São Miguel dos Milagres. Na verdade, ela é formada por três Municípios do Estado de Alagoas – Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras – sendo que cada um deles tem seus próprios atrativos.

Rota dos Milagres

E mais! Tudo isso é só um pequeno pedaço da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo (perde apenas para a da Austrália), que se estende do norte de Maceió até Porto de Galinhas, por quase 140km.

A Rota fica a aproximadamente 2h de carro de Maceió e a 3h30min de Recife.

Quem vem de Recife ou Maragogi, pode optar entre fazer um desvio por Porto Calvo (AL-465 e AL-460) para garantir uma viagem de 1h de duração, ou utilizar a balsa Japaratinga-Porto de Pedras, para uma viagem de 45 minutos (com sorte). Em horários de pico nos finais de semana e feriados, no entanto, essa última opção pode levar muito mais tempo, pois é normal a formação de longas filas para pegar a balsa.

Balsa Japaratinga

Então, dependendo do dia em que for fazer o trajeto, considere essas variáveis que falei (para mim, valeu a pena ir de Maragogi até a Rota por Porto Calvo e voltar a Recife pela balsa).

Ah, a balsa custa R$ 15,00 por carro e a travessia é bem rápida, menos de 10 minutos.

Balsa Japaratinga

O que esperar das cidades da Rota?

Pense em cidadezinhas do interior, com senhoras olhando o movimento na janela e proprietários de pequenos comércios sentados na calçada aguardando a clientela.

Rota ECológica dos Milagres

Por ali, você não vai encontrar grandes resorts e nem badalação (o único momento em que acontecem grandes eventos é o Réveillon).

Para se hospedar, escolha uma entre as diversas pousadas espalhadas pelas praias da Rota Ecológica dos Milagres, muitas delas pé na areia e com serviços completos de café da manhã, bar e restaurante.

Café da manhã pousada
Café da manhã na Pousada Villa Italiana, na Praia de Porto da Rua

Ah, e não espere poder contar com transporte público! Para se locomover por lá só de carro (ou fazendo passeio de buggy).

Onde comer na Rota Ecológica dos Milagres?

As opções gastronômicas por lá são bem reduzidas e alguns dos melhores restaurantes ficam justamente dentro de pousadas.

Fora da minha pousada, comi em apenas três restaurantes:

1. Restaurante do Enildo: na beira da praia de Porto da Rua. Serve todo o tipo de pratos com frutos do mar, mas nas mesas da areia só entrega os petiscos. Comi iscas de peixe que estavam muito gostosas.

Restaurante do ENildo

2. Restaurante No Quintal: localizado em meio ao verde, na rua de acesso à Praia do Toque. Gastronomia refinada, baseada em produtos colhidos na horta do própria restaurante (que aliás fica ao lado das mesas).

Restaurante No Quintal

Adorei o shot de maracujá com manjericão de boas-vindas e o suco de abacaxi com capim santo. Para comer, pedi lagostins grelhados na manteiga de ervas, mousseline de jerimum com gengibre e farofa de pão. Estava bem gostoso!

Restaurante No Quintal
Restaurante No Quintal Cardápio

No almoço o atendimento é por ordem de chegada, mas para jantar, é necessário fazer reserva.

3. Patrícia Bistrô: outro restaurante muito disputado de São Miguel dos Milagres. Fica em Porto da Rua e só funciona mediante reserva. O ambiente é muito agradável, com as mesas dispostas no jardim de uma casa, e a comida bem gostosa.

Restaurante Patricia Bistro
Entrada: pasteizinhos de moqueca de camarão! Uma delícia!

Minha escolha para o prato principal foi um peixe com crosta de castanhas, azeite de limão siciliano e purê de batata doce com baunilha e cumaru. O peixe estava divino e o purê muito interessante, pois trazia o sabor adocicado do cumaru mas sem ficar enjoativo.

Restaurante Patricia Bistro 2

Quando visitar a Rota Ecológica dos Milagres?

Apesar de ser sempre calor no nordeste, há uma estação chuvosa, que se estende de abril a agosto. Já de setembro a março, são muito boas as suas chances de encontrar o céu azul e, consequentemente, o mar claro e limpo (a chuva acaba deixando a água mais amarronzada). Mas se puder escolher, dê sempre preferência para os meses de outubro a janeiro, quando a chuva, se aparece, raramente dura mais de 5 minutos.

Rota ECologica tempo nublado
Sem o céu azul, a linda cor do mar não dá o ar da graça

Fora isso, é indispensável planejar sua viagem para uma semana de maré baixa, época em que o mar fica mais transparente e é possível aproveitar os passeios às piscinas naturais.

Mas afinal, como funcionam as marés?

As marés são diretamente influenciadas pela força gravitacional que o Sol e a Lua produzem sobre a Terra, então é na proximidade desses astros que os especialistas se baseiam para calcular a altura das marés.

Nas épocas de lua cheia e lua nova, ocorrem as marés baixas, enquanto nas fases crescente e minguante a maré é “morta”, ou seja, não tem alterações significativas, nunca ficando baixa o suficiente para permitir passeios às piscinas naturais, por exemplo.

Rota ECológica Maré ALta
Na maré alta, o mar não fica tão claro e tem mais ondas

Além disso, as marés possuem picos baixos e altos de seis em seis horas, de forma que sempre haverá, num mesmo dia, dois horários de maré baixa e dois de maré alta.

É no pico da maré baixa que ocorrem os passeios às piscinas naturais e que se formam os lindos bancos de areia nas praias de Alagoas.

Rota ECológica Maré Baixa
Na maré baixa, a água é cristalina e bem paradinha

E como saber a altura da maré?

Diversos sites na internet divulgam as tábuas de maré para todos os meses do ano, normalmente com base nas previsões divulgadas pela Marinha Brasileira.

Para Maragogi e Rota Ecológica dos Milagres, eu recomendo a consulta nesse site aqui, pois vem com uma legenda embaixo explicando os horários em que podem ou não sair os passeios às piscinas naturais.

tábua de marés
Essa é a tabela preparada pelo site www.maragogialagoas.com, que se aplica também à Rota Ecológica dos Milagres.

Procure sempre visitar as piscinas naturais nos dias e horários em que houver a flechinha verde apontando para baixo. A recomendação é sair para o passeio uma hora antes do pico da maré baixa e retornar até uma hora depois, ficando assim com duas horas de maré boa para aproveitar!

As tábuas de marés de um ano são divulgadas sempre no final do ano anterior, então, antes de comprar a passagem, escolha uma semana de maré baixa e, quando for organizar seus passeios, olhe detalhadamente a tábua para aproveitar as praias e piscinas naturais no auge da sua beleza!

O que fazer na Rota Ecológica dos Milagres?

A grande atração na rota são as praias e as piscinas naturais, cada uma mais linda que a outra.

Para ajudá-lo a organizar seu roteiro, escrevi alguns posts com detalhes sobre o que fazer na Rota Ecológica dos Milagres, cujos links você encontra aqui embaixo:

Rota ECológica

Leia também: