Shinjuku: compras, arranha-céus e muito neon
A região de Tóquio ao redor da Estação de Shinjuku (a maior do mundo, por onde passam mais de 2 milhões de pessoas por dia) merece ser explorada com calma, porque tem muito o que fazer por lá!
Em Shinjuku, você vai encontrar, de um lado, o centro financeiro e administrativo de Tóquio, com modernos arranha-céus, homens de negócios andando apressados, enormes lojas de departamentos e bons restaurantes, e, de outro, uma zona de entretenimento adulto, com bares, teatros, cinemas, casas de jogos (pachinko) e muito neon.
Mas afinal, o que fazer em Shinjuku?
Tokyo Government Building
A 10 minutos de caminhada da Estação de Shinjuku, os prédios do governo de Tóquio, além de ficarem muito bonitos à noite, quando são iluminados, possuem observatórios gratuitos de onde é possível ver a vista da cidade a partir do 45º andar (202m de altura).
Para mim, esse foi um programa indispensável em Tóquio, pois de lá enxerguei, a olho nu, o maravilhoso Monte Fuji!!! Destaco que subi na Torre Norte (pois a Sul estava fechada), em torno de 9h30 da manhã. Nessas condições, o Monte Fuji estava claro e à favor do sol.
O acesso é muito fácil: basta pegar o elevador localizado no 1º andar do prédio principal nº1. Há algumas placas apontando o caminho. Normalmente tem uma pequena fila em frente ao elevador, organizada por funcionários do governo.
Antes de ir embora, aproveite para visitar o excelente Centro de Informações Turísticas que fica logo ao lado da saída do elevador. Quando fui, estavam expostas ali as tocha olímpicas da Rio 2016, aguardando para dar início à Olimpíada seguinte: Tokyo 2020.
Para maiores informações sobre o Tokyo Metropolitan Government Building, incluindo horários de abertura atualizados, acesse o site oficial.
Shinjuku Gyoen National Garden
Um oásis em meio à selva de pedra que é Shinjuku e um paraíso na época das cerejeiras. Se tiver interesse, conto em detalhes sobre ele nesse post aqui.
Takashimaya e outras lojas de departamentos
Famosa loja de departamentos japonesa, a Takashimaya de Shinjuku tem uma das melhores “praças de alimentação” (depachika) de Tóquio. E não confunda as praças de alimentação japonesas com essas que você conhece dos shoppings do Brasil ou dos Estados Unidos, cheias de fast foods gordurentos!
A área de alimentação da Takashimaya ocupa um andar inteiro de subsolo e oferece a maior variedade de produtos gourmet que você possa imaginar, chegando a ser dividida entre uma área de doces e outra de salgados. É o verdadeiro paraíso das “bento boxes” (marmitas japonesas) e de todo o tipo de iguarias, que vão desde saladas variadas até sushis lindíssimos, passando, é claro, por pratos de arroz, macarrão, gyozas, espetinhos, frituras e sanduíches. A parte dos doces não fica nem um passo atrás da cidade de Paris inteira, com estandes das melhores confeitarias francesas, além de inúmeras opções de doces e bolos japoneses. Eu poderia morar lá dentro que nunca ia enjoar da comida…
O bom é que há um terraço com uma área para piquenique no 8º andar (R), onde você pode levar suas comprinhas da praça de alimentação para degustar (há muitas lojas de departamentos com grandes praças de alimentação que não oferecem nenhum lugar para comer… presumem que você vá levar a comida para casa…).
Além da Tashimaya há muitas outras lojas de departamentos em Shinjuku, como a Odakyu, a Keio e a Isetan, sendo que está última também tem uma praça de alimentação bem interessante.
Se quiser ler mais sobre as comidas que você encontra nas depachikas acesse o post “O que comer no Japão?“.
Lojas de eletrônicos
A região de Shinjuku também oferece muitas opções para compra de eletrônicos. Além das lojas gigantes, como a Yamada Denki, a Bic Camera e a Yodobashi Camera, há ainda uma região com lojas um pouco menores próxima à West Exit da Shinjuku Station.
Kabuki-Cho
Distrito da luz vermelha e do entretenimento adulto de Tóquio. Por ali, você vai encontrar bares, boates, cabines de karaokê, casas de jogos (tanto videogames quanto tipo cassino – pachinko) e restaurantes de todos os tipos – normais e temáticos, como o famoso Robot Restaurant.
Fora isso, chamam atenção os clubes de strip-tease e de acompanhantes, facilmente identificados pelas fachadas cobertas por enormes fotos dos “funcionários”, super trabalhadas no Photoshop. Pode não ser a região mais família à noite, mas definitivamente é curiosa.
Não deixe de olhar para cima de vez em quando à procura da famosa estátua do Godzilla, localizada no topo do Hotel Gracery Shinjuku.
A região rende ou não rende boas fotos noturnas?!
Golden-Gai e Omoide Yokocho
Duas pequenas regiões boêmias de Shinjuku, formadas por ruas estreitas, que se desenvolveram logo após a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje as ruelinhas são tomadas por minúsculos pubs (os famosos isakayas) e restaurantes tradicionais, muitos deles instalados ali desde os anos 50. Vale a pena passar por uma delas à noite para ter um gostinho de onde os japoneses saem para beber depois do trabalho (eles e outras pessoas do mundo todo, diga-se de passagem).
Confesso que simpatizei mais com a Omoide Yokocho.
Não preciso nem dizer que isso é só um resumão do que tem para ver em Shinjuku né? Por ali você também encontra lojas das principais marcas japonesas e internacionais e uma variedade incrível de bons restaurantes.
Uma curiosidade é que, como a região é Shinjuku é muito verticalizada, alguns restaurantes ficam em andares altos dos prédios – ou seja, você precisa saber que eles estão lá para encontrá-los (por isso é bom ter internet no celular!). Eu comi em um sushi de rede chamado Sushizanmai (bem bom e com preços adequados) que acho que ficava no 5º andar de um prédio comercial!
Se gostou das dicas e quiser ajudar o blog a se manter no ar, compre o seu passe de trens para usar no Japão, o JR Pass, através desse link aqui. O valor para você será o mesmo, mas o blog vai receber uma pequena bonificação. Agradeço muito!
Leia também:
- Odaiba: a região mais futurística de Tóquio
- O que fazer em Harajuku e Shibuya
- Onde ver as cerejeiras em Tóquio
- O que fazer em Tóquio em 7 dias
- Quando ver as cerejeiras no Japão
- O que comer no Japão?
- Como é viajar para o Japão?
- Como se deslocar no Japão: dicas para usar o transporte público
- Japão: curiosidades e costumes para saber antes de viajar
- O que fazer em Osaka (fora comer muito!)
- Quioto: o que fazer na capital histórica do Japão