Quando ver as cerejeiras no Japão

Quando ver as cerejeiras no Japão

3 de agosto de 2019 0 Por Passagem Comprada

Entre o final de março e o início de abril, o Japão inteiro fica mais colorido e animado em razão da floração das inúmeras cerejeiras espalhadas pelo país. O pessoal se reúne para fazer piquenique sob as árvores e praticar o “hanami”, que é a observação das flores de cerejeira (chamadas, em japonês, de “sakura”). Há feiras de rua, iluminações noturnas especiais, passeios de barco em meio às famosas árvores… Eventos não faltam! O único problema é que essas danadinhas ficam no auge da floração durante apenas uma semana, que varia de ano para ano, de forma que é necessário muito planejamento (e um tanto de sorte) para saber quando ver as cerejeiras no Japão.

Cerejeiras Chidorigafuchi
Cerejeiras iluminadas no canal Chidorigafuchi em Tóquio
Cerejeiras Yoyogi Park
“Hanami” no Yoyogi Park em Tóquio

O bom é que os japoneses levam tão a sério esse acontecimento que existe uma espécie de “previsão do tempo” que, em vez de mostrar a temperatura e as condições climáticas, traz previsões quanto às datas de floração das cerejeiras em cada cidade do país. Normalmente a primeira previsão é divulgada no final de janeiro e, partir de então, os especialistas seguem com suas análises e vão liberando novas informações a cada 15 dias e depois toda semana. No mês de março, as atualizações passam a ser quase que diárias!

O site mais detalhado, mostrando até a previsão para locais diferentes dentro de uma mesma cidade, é o Sakura Navi, que tem inclusive um aplicativo em inglês para celular (mas é pago). O site é em japonês, mas a tradução automática do Google funciona perfeitamente e eu já vou deixar aqui um link com o tradutor ativado.

Fora esse, existem vários outros sites de turismo no Japão, em inglês mesmo, que mostram versões e mapas resumidos com a previsão de floração das cerejeiras, tipo o Japan Guide, o site do JRPass, o Live Japan, entre outros.

Cerejeiras no Japão

Claro que quem tem que comprar passagem aérea nem sempre pode esperar esse tipo de previsão né, e por isso a minha dica é marcar para estar no Japão entre 20 de março e 10 de abril. Se você não tiver 20 dias, diminua um pouquinho na ida e um pouquinho na volta, mas não fuja muito desse período.

No meu caso, fiz exatamente isso: comprei as passagens ainda em novembro para estar no Japão entre 26 de março e 09 de abril e, conforme fui acompanhando a previsão da floração das cerejeiras, fui ficando cada vez mais feliz, porque parecia que eu ia pegar o começo da floração em Osaka e o auge em Quioto e Tóquio.

Qual não foi minha surpresa quando, já no Japão, acessei a previsão de floração e descobri que ela tinha mudado!!! Atrasou tudo e as árvores ainda não estariam carregadinhas em Quioto

Isso me desanimou um pouco, mas aí tentei aproveitar o máximo possível cada árvore que aparecia: às vezes, dentro de uma mesma cidade, algumas regiões ou espécies têm floração mais tardia do que outras, então sempre aparecia uma outra cerejeira bem bonita. No final das contas, isso até foi bem legal, porque eu ficava tão empolgada quando via uma árvore carregada de flores que acabava me animando ainda mais.

Cerejeiras no Japão
Olha que linda essa cerejeira bem cor-de-rosa no templo Fushimi Inari em Quioto
Cerejeira Nara
Essa foi a primeira bem lindona que vi, em Nara, onde o auge da floração ainda ia demorar uma semana para chegar

Mas a esperança de ver as árvores no auge da floração em Tóquio persistia e, quando os sites me mostraram uma previsão de que eu ainda encontraria uns quatro dias de Sakuras lindas por lá, reorganizei todo o meu planejamento e fiz um intensivo de passeios para ver as cerejeiras! Foi maravilhoso!!!

É tão lindo que a gente não consegue parar de olhar, tirar fotos, fazer vídeos… É difícil virar as costas e ir embora!

Cerejeiras no Japão

O legal é que acabei tendo a experiência completa de floração das cerejeiras!

Em Osaka, Nara, Kobe e Quioto, vi o comecinho da floração, com apenas algumas flores abertas e várias ainda em botão.

Quando ver as cerejeiras no Japão
Botões de flor de cerejeira em Osaka

Nos primeiros quatro dias em Tóquio, presenciei o auge da floração, o “full bloom”, o “migoro” (melhor momento para observação), e foi simplesmente mágico.

Cerejeiras Ueno Tóquio
Os passeios noturnos foram alguns dos pontos altos! – Parque de Ueno, Tóquio

E já no final da minha estada, tive o prazer de caminhar sob a chuva de pétalas (“sakura hanafubuki”), momento em que as árvores começam a perder suas flores, deixando o chão todo branquinho, como se estivesse cheio de flocos de neve.

Chuva de sakura
Todo mundo curtindo a “nevasca” de sakuras em Tóquio

Também descobri uma coisa bem interessante: os botões e as flores nascem e crescem em galhos “pelados”, sem qualquer folha. No exato momento em que as flores começam a cair, as cerejeiras se enchem de brotos bem verdinhos, que logo se transformas em folhas! A natureza é muito incrível!!!

Cerejeiras brotos
Olha como essa árvore à esquerda já está ficando toda verdinha!

Bom, no próximo post vou contar (e mostrar) quais os lugares mais legais para ver muuuuitas cerejeiras floridas em Tóquio, mas antes quero deixar só uma sugestão para que você tenha sucesso na sua busca pelas “sakuras”:

Depois dessa minha experiência de ter as datas prováveis de floração mudando apenas alguns dias antes, fiquei pensando que, se ver as cerejeiras é uma prioridade para você, vale a pena fazer todas as reservas de hotéis com cancelamento gratuito. Dessa forma, caso você perceba que a floração estará no auge em outra cidade, é possível mudar os planos, pegar um trem-bala, e trocar a ordem dos lugares que você pretendia visitar em seu roteiro. Afinal, é tão fácil se deslocar pelo Japão que não vale a pena perder a floração das cerejeiras estando no país, mas no lugar errado na hora errada. Ainda mais se você tiver comprado o JR Pass, que permite viajar de forma ilimitada de uma região para outra.

Fora isso, é sempre bom ter em mente que o Japão é maravilhoso e que as cerejeiras são apenas um presente da natureza para enriquecer o seu passeio. Se você não conseguir ver as flores de jeito nenhum, não deixe isso estragar o seu passeio! Aproveite todo o resto, porque o Japão sem as cerejeiras já é mais do que suficiente para valer uma viagem até o outro lado do mundo!!!

Se gostou das dicas e quiser ajudar o blog a se manter no ar, compre o seu JR Pass através desse link aqui. O valor para você será o mesmo, mas o blog vai receber uma pequena bonificação. Agradeço muito!

Leia também: