Lago de Thun: o que ver em um bate-volta de Interlaken

Lago de Thun: o que ver em um bate-volta de Interlaken

19 de setembro de 2022 4 Por Passagem Comprada

Interlaken, como o próprio nome diz, fica entre dois belíssimos lagos, que definitivamente merecem ser explorados por quem visita a região. Nesse post, vou mostrar em detalhes o meu roteiro de um dia em torno do Lago de Thun, passando pela ponte suspensa Sigriswil, pelo castelo Oberhofen e, ao final, pela bela cidade de Thun.

Faulensee
Faulensee no Lago de Thun

O trajeto

A ideia aqui é dar um passeio de carro costeando o lado norte do Lago de Thun e parando sempre que tiver vontade para visitar alguma atração ou para tirar fotos (todo o percurso é cênico, com vista constante do lago). O trajeto de Interlaken até Thun tem em torno de 30km, então calcule mais ou menos 50 minutos de deslocamento na ida e 30 minutos na volta (se quiser retornar pela autoestrada). Lembrando que esse é o tempo em que o carro está andando, sem considerar todas as paradas.

Não tem erro: é só pegar a Seestrasse em Interlaken e seguir por ela até chegar em Thun (com um pequeno desvio caso deseje conhecer a ponte pênsil Sigriswil).

mapa do Lago de Thun

Na primeira parte do caminho, você vai passar por algumas atrações que podem lhe interessar, como as Cavernas St. Beatus e o teleférico para a montanha Niederhorn.

St. Beatus Caves
Entrada das Cavernas St. Beatus

Eu deixei esses locais para uma próxima visita e segui adiante, parando apenas para tirar fotos em Merlingen, onde a água do Lago de Thun estava de um verde impressionante, apesar do mau tempo.

Niederhorn Lago de Thun

Sigriswil e sua ponte panorâmica

Chegando na cidade de Sigriswil, entre à direita na Sigriswilstrasse para ir até a ponte pênsil. A subida em direção à ponte tem apenas 3km, mas oferece uma paisagem bem bonita. Clique aqui para ver o local que você deve marcar no seu GPS.

A ponte panorâmica tem 340m de comprimento e liga Sigriswil a Aeschlen. Eu confesso que só ouvi falar nessa ponte porque ela aparece na série coreana Pousando no Amor, que tem algumas cenas filmadas na Suíça.

Sigriswil - Ponte de Pousando no Amor
Sigriswil Lago de Thun (2)

No fim das contas foi uma belíssima surpresa, porque eu nunca tinha vivido a experiência de caminhar sobre uma ponte pênsil tão grande assim, ainda mais cercada por uma paisagem alpina maravilhosa.

A ponte Sigriswil passa em cima do cânion Gummischlucht, com 182m de profundidade. Impossível não sentir um friozinho na barriga ao olhar para o fundo do cânion e escutar o barulhinho da água correndo forte lá embaixo.

Sigriswil gorge
Olhando para baixo

Mas o melhor de tudo é parar no meio da ponte para admirar a beleza do Lago de Thun e das montanhas que o circundam (dizem que é possível ver dali o trio mais importante da região – Jungfrau, Eiger e Mönch – mas eu só enxerguei as nuvens de chuva!).

Lago de Thun visto da Sigriswil

Do outro lado da ponte, você encontra um hotel/restaurante e um playground, além de várias casinhas suíças típicas (tudo embalado pela trilha sonora dos sinos das vaquinhas).

Lago de Thun Sigriswil
Lago de Thun Sigriswil (2)
Lago de Thun visto de Aeschlen

É cobrado o valor de 8 CHF para atravessar a ponte, ficando 7 CHF para quem tem o cartão de visitante de Interlaken (fornecido gratuitamente a todos que se hospedam na região).

Castelo Oberhofen

De volta à beira do Lago de Thun, continue por mais alguns minutos pela Seestrasse até chegar ao Castelo Oberhofen.

Ali, estacione o carro e coloque moedas suficientes no paquímetro para ficar entre 30 minutos e uma hora.

Você pode começar o seu passeio indo até o píer onde chegam os barcos que passeiam pelo Lago de Thun. De lá terá uma bela vista do Castelo Oberhofen, com um ângulo especial para observar e fotografar a pequena torre que fica literalmente dentro do lago.

Castelo Oberhofen (2)

Eu achei muito interessante.

Chama a atenção também a torre central, parte mais antiga do castelo, que teria sido erguida em torno de 1200.

Oberhofen no Lago de Thun (2)

Depois, siga para a entrada do castelo, onde poderá optar por visitar apenas o seus jardins magníficos na beira do Lago de Thun (passeio gratuito) ou por entrar no museu localizado em seu interior, que traz objetos históricos dos antigos habitantes (12 CHF para adultos).

Castelo Oberhofen

Eu estive lá em uma segunda-feira, dia em que o museu não abre, então conheci apenas os jardins (que valem ouro!!!).

O passeio é muito agradável, com dezenas de flores e plantas exóticas para admirar, sempre costeando o Lago de Thun.

Jardim Castelo Oberhofen
Jardim Castelo Oberhofen (2)

Adorei fotografar cada cantinho do parque, um mais pitoresco do que o outro!

Jardim Oberhofen
Jardim Castelo Oberhofen (3)

Cidade de Thun

Saindo do Schloss Oberhofen, segui direto para Thun, que apesar de ser uma cidade maiorzinha, tem um centro histórico muito simpático.

Optei por deixar o carro no estacionamento Parkhaus City Nord Grabengut, que pareceu ser o mais próximo da parte antiga. Depois descobri uma outra alternativa bem interessante para quem pretende visitar o castelo de Thun: o Parkhaus Schlossberg. A vantagem desse estacionamento é que ele fica na parte alta e conta com um elevador para ajudar no deslocamento entre o castelo e o nível do rio.

Bom, o primeiro lugar que visitei foi a Rathauplatz, ou “Praça da Prefeitura”, construída em torno de 1500, assim como a própria prefeitura. Todos os prédios em volta da praça são históricos e muito bonitos. 

Passeio no Lago de Thun

De lá, também temos uma ótima vista do castelo medieval de Thun, símbolo da cidade desde o século XII. 

Thun

Para chegar até ele a partir da praça, é preciso subir uma escada bem íngreme (dizem que são 100 degraus). O castelo abriga um museu e proporciona vistas muito bonitas do alto de suas quatro torres. Para valores de ingressos e horários atualizados, acesse o site oficial.

Escada Castelo de Thun
Castelo de Thun

No fundo da Rathauplatz, peguei a Obere Hauptgasse, uma rua toda bonita, com bandeiras coloridas e muitas floreiras. O que mais chama a atenção ali é que a rua tem “dois andares”: há calçadas elevadas em ambos os lados, permitindo que haja estabelecimentos comerciais tanto embaixo quanto em cima das escadas.

Obere Hauptgasse

O foco da Obere Hauptgasse são as pequenas boutiques, que vendem todos os tipos de produtos, muitos deles bem exclusivos!

Passeio no Lago de Thun 2

Chegando na Freienhofgasse, dobrei à direita em direção ao Aare, o maravilhoso rio de águas muito azuis que corta a cidade (é o mesmo que passa em Interlaken).

Volta no Lago de Thun

Nessa região, às margens do rio, você encontrará muitos bares e restaurantes com mesas na rua, especialmente na Mühleplatz. É um lugar super animado e agradável, perfeito para comer ou beber alguma coisa no meio do seu roteiro pelo Lago de Thun.

Thun

Caminhando por ali, você vai avistar a Untere Schleuse, uma ponte de madeira coberta, construída em 1726 e um dos principais cartões postais da cidade de Thun. Além de ligar o centro histórico à ilha do Rio Aare, ela funciona como eclusa, regulando a força da água para evitar inundações. 

Untere Schleuse Thun

O mais curioso é que, nos meses de verão, algumas pessoas aproveitam as “ondas” formadas pela eclusa para surfar em pleno Rio Aare, longe do mar e no meio da cidade! Impossível não lembrar dos surfistas do Jardim Inglês de Munique!

Surfistas Lago de Thun

Atravessei pela Mühlegassli para a ilha do Aare e caminhei por toda a Bälliz Promenade, um calçadão bem movimentado onde ficam todas as grandes lojas da cidade.

Thun

A ilha terminava bem pertinho do estacionamento onde deixei o carro, então acabei fazendo um roteiro circular bem fácil!

Se você estiver com tempo sobrando no seu dia, pode incluir no seu passeio por Thun o castelo Schadau e o parque que o circunda, com belas vistas do lago e das montanhas.

Também pode retornar a Interlaken pela margem sul do Lago de Thun e fazer outras paradas estratégicas para fotos ou para conhecer mais algum vilarejo (como Spiez, que tem um castelo medieval na beira do lago). Nesse caso, coloque no GPS os locais que quer visitar, senão ele vai mandar você pegar a autoestrada, pois o tempo de viagem é mais curto (são 45 minutos pela beira do lago e 30 minutos pela estrada).

Faulensee
As vantagens de pegar o caminho mais longo

E aí, gostou da minha sugestão de passeio pelo Lago de Thun? Conhece algum outro atrativo na região que eu deixei de fora? Conta aqui embaixo nos comentários!

Leia também: