O que fazer em Interlaken – Suíça

O que fazer em Interlaken – Suíça

1 de outubro de 2022 0 Por Passagem Comprada

Interlaken é um dos principais destinos de férias da Suíça, pois fica em uma localização central para os passeios às montanhas e lagos da Região do Jungfrau. A cidade oferece diversas opções de hospedagem, além de fácil acesso de carro ou trem a inúmeras atrações. E para te ajudar a organizar seu roteiro por lá, preparei algumas dicas do que fazer em Interlaken e arredores.

Höhematte Interlaken

Então vamos lá!

O que fazer em Interlaken?

  • Caminhar na rua principal
  • Subir no Harder Kulm
  • Visitar o zoológico alpino
  • Conhecer o Schynige Platte
  • Passear em Lauterbrunnen
  • Subir em Schilthorn Piz Gloria
  • Visitar Grindelwald
  • Fazer um passeio no Lago Brienz
  • Fazer um passeio no Lago de Thun
  • Subir no Jungfraujoch

– Caminhar na rua principal

A principal rua de Interlaken, chamada Höheweg, conecta as duas estações de trem da cidade (Interlaken Ost e Interlaken West). Caminhando por ela, você vai passar por diversos hotéis, lojas, bares e restaurantes (o maior número de opções de alimentação fica próximo à estação West).

Um dos locais que mais chama a atenção na Höheweg é o enorme campo utilizado como local de aterrissagem dos paragliders (outra atividade muito popular na região). Chamado de Höhematte, ele merece alguns minutos do seu tempo pelos belos canteiros floridos que o cercam e pela vista maravilhosa das montanhas, inclusive do famoso Jungfrau.

O que fazer em Interlaken Paragliding

Eu fiquei em um hotel com vista para o Höhematte e foi uma experiência muito legal, tanto pela oportunidade de observar a descida dos paragliders da minha varanda, quanto pelo prazer de curtir as montanhas em diversos momentos do dia (elas ganham uma coloração alaranjada muito interessante ao pôr do sol.

Hohematte Interlaken

Na Höheweg, você poderá comprar todos os souvenires que precisar, além de alguma roupa que tenha faltado na sua bagagem (a maioria das lojas fica no último trecho da rua, perto da estação Interlaken West).

Souvenir de Interlaken
Souvenirs na loja da Jungfrau Railways

Passear na rua principal definitivamente não é uma atividade imperdível da lista do que fazer em Interlaken, mas pode ser uma boa opção para um dia chuvoso ou para um fim de tarde depois de voltar das montanhas.

– Subir no Harder Kulm

Para ter a melhor vista da cidade de Interlaken, com seu lindo rio verde esmeralda (Rio Aare) e os dois lagos que a delimitam, o passeio ideal é o Harder Kulm, que fica a 1322m de altitude.

Interlaken vista do Harder Kulm
Interlaken e o Rio Aare

Basta atravessar a Ponte Beaurivage, bem próxima a estação Interlaken Ost, e você já estará em frente ao local de embarque do funicular que leva até o topo da montanha.

Harder Kulm

É um passeio rápido, indicado inclusive para ser feito no final do dia, quando os turistas retornam à cidade após explorar as montanhas da região. São apenas 10 minutos de viagem e, ao chegar ao topo, você vai se deparar com o Lago de Thun à direita, o Lago Brienz à esquerda, Interlaken bem ao centro e, à frente dos olhos, o trio de montanhas mais famoso da área: Eiger, Mönch e Jungfrau.

Vista do Harder Kulm
Lago Brienz visto do Harder Kulm
Harder Kulm O que fazer em Interlaken
Interlaken e o Lago de Thun

– Visitar o zoológico alpino

Antes de subir ou logo após descer do Harder Kulm, dê uma olhada no zoo alpino que fica logo ao lado da estação de base. Ali você poderá conhecer as marmotas e as cabras alpinas (ibex) que habitam a região.

Zoológico Interlaken
Zoo - o que fazer em Interlaken

A entrada é gratuita e o passeio não demora mais de 10 minutos.

– Conhecer o Schynige Platte

Uma das minhas principais sugestões do que fazer em Interlaken é conhecer o Shynige Platte em um passeio de montanha muito bonito, feito em trem de cremalheira antigão, estilo Belle Époque. A estação do trem fica em Wigriswil, a menos de 15 minutos de Interlaken.

A viagem até o Schynige Platte demora pouco mais de 50 minutos e garante vistas espetaculares durante o caminho. No topo da montanha, a 2.099m de altitude, você poderá passear por um jardim com centenas de flores alpinas, fazer trilhas de nível médio e fácil e se maravilhar com algumas das paisagens mais lindas dos Alpes.

Schynige Platte

Além de Eiger, Mönch e Jungfrau, é possível ver Interlaken e os Lagos Thun e Brienz do topo das trilhas do Schynige Platte.

Interlaken visto do Schynige Platte
Interlaken vista do Schynige Platte

Outro atrativo bem interessante da montanha, é a apresentação dos tocadores de alphorn, que ocorre diariamente entre 11h e 14h.

Se quiser conhecer todos os detalhes do passeio, leia esse post que eu escrevi contando a minha experiência completa por lá.

– Passear em Lauterbrunnen

Vilarejo que inspirou J.R.R. Tolkien nas descrições da cidade élfica de Valfenda, Lauterbrunnen não pode ficar de fora do seu roteiro em Interlaken.

Com 72 cachoeiras caindo dos enormes penhascos que formam o Vale de Lauterbrunnen, o local parece mesmo saído de um livro de fantasia. Já imaginou passear por uma cidade e enxergar a todo momento, no fundo das casas, uma cachoeira de 297m de altura?

Lauterbrunnen - o que fazer em Interlaken

A partir de Interlaken, você pode chegar a Lauterbrunnen de trem ou de carro, sendo que ambas as opções demoram cerca de 20 minutos.

Lá, o principal programa é passear pelas ruas da cidade, curtindo o clima alpino e admirando a Staubbachfall, a cachoeira que cai logo atrás das casas. Não deixe de olhar a vista a partir do pátio da igreja de Lauterbrunnen e da área em frente ao Chalet Pironnet. Também há um caminho que leva até a parte de trás da cachoeira, com um pouco de subida.

Staubachfall - o que fazer em Interlaken
Bem à direita da foto dá para ver o caminho que vai até a cachoeira. Chegando lá, ainda há uma subida pela rocha.

Outra atividade muito procurada, especialmente pelos suíços, são as longas caminhadas pela região de Lauterbrunnen, que passam por outras das 72 cachoeiras e levam até vilarejos aonde os carros não chegam, como Mürren e Wengen.

Lauterbrunnen - o que fazer em Interlaken
Nessa foto

Por fim, um passeio que parece muito interessante é o das cachoeiras Trümmelbach, que caem por dentro de cavernas nas rochas. Para chegar até elas, é possível ir de ônibus, carro ou caminhando. São 2,5km do centro de Lauterbrunnen.

– Subir em Schilthorn Piz Gloria

Uma ótima opção para incluir no seu dia em Lauterbrunnen (e na sua lista do que fazer em Interlaken) é a montanha Schilthorn, que fica a 2970m de altitude.

A estação base do teleférico localiza-se em Stechelberg, a 10 minutos do centro de Lauterbrunnen, com fácil acesso por ônibus e carro.

Após uma linda subida de bondinho, com algumas escalas pelo caminho, você chegará ao topo da montanha, onde poderá apreciar, de um terraço panorâmico, inúmeros picos nevados dos Alpes.

Bondinho Schilthorn Piz Gloria

Além da paisagem maravilhosa, Schilthorn destaca-se pela sua relação com o mundo de James Bond, pois lá em cima foram filmadas diversas cenas do filme “007 – A Serviço de Sua Majestade”. Há muitas referências ao filme e até mesmo uma exposição bem legal com artefatos utilizados nas gravações.

Bond WOrld Schilthorn Piz Gloria

A principal atração, nos meses de verão, é sentar em uma mesa na janela do restaurante giratório Piz Gloria, e ficar curtindo a vista em 360° de algumas das montanhas mais famosas da Suíça.

Schilthorn O que fazer em Interlaken

Eu escrevi um post completo sobre Schilthorn, então se quiser saber mais sobre o passeio, clique aqui.

– Visitar Grindelwald

Outro vilarejo alpino muito simpático, Grindelwald fica mergulhado no meio das montanhas: para qualquer lado que se olhe, lá estão elas, especialmente a queridinha da cidade, a Eiger!

Grindelwald Eiger
Essa é a Eiger, que no inverno fica coberta de neve!
Grindelwald (2)

A paisagem é linda, e o vilarejo conta com diversas opções de hotéis, restaurantes e lojas. Aliás, eu considero Grindelwald uma boa alternativa à Interlaken, para quem quer se hospedar em um vilarejo mais típico e com clima de montanha.

Grindelwald - o que fazer em Interlaken

Em Grindelwald, é possível pegar teleféricos que levam até a cidade de Wengen e ao topo da montanha First, que conta com muitas atividades legais. São ótimas opções do que fazer em Interlaken.

Grindelwald

– Fazer um passeio no Lago Brienz

Reserve pelo menos meio dia do seu roteiro em Interlaken para fazer um passeio pelo Lago Brienz. Pode ser de carro ou de barco, o que importa é vivenciar um pouquinho a cor azul turquesa desse lago lindo e conhecer alguns dos vilarejos ao redor.

Lago Brienz

Iseltwald com seu clássico castelo sobre o lago, Brienz e suas casinhas de madeira típicas e as cachoeiras Giessbach, que terminam por desaguar dentro do Lago Brienz, são algumas das atrações que você encontrará pelo caminho.

Giessbach Grand Tour
Cachoeiras Giessbach

Para mais detalhes sobre esse passeio no Lago Brienz, dê uma olhada nesse post aqui.

– Fazer um passeio no Lago de Thun

O segundo belo lago de Interlaken também merece a sua atenção.

Apesar de ter uma cor um pouco menos intensa que a do seu vizinho, os arredores do Lago de Thun abrigam alguns locais muito interessantes, como o castelo Obenhofen, com seus maravilhosos jardins, a ponte suspensa de Sigriswil e a cidade histórica de Thun, sempre animada.

Castelo Oberhofen
Castelo Obenhofen

Para ler meu roteiro completo pelo Lago de Thun, clique aqui.

Subir no Jungfraujoch

E para encerrar as minhas sugestões do que fazer em Interlaken, tenho que registrar aqui o passeio mais famoso da região: o Jungfraujoch.

Localizado a 3.454m de altitude, é no Jungfraujoch que fica a estação ferroviária mais alta da Europa. Lá em cima, você vai encontrar neve o ano inteiro, além de lojas, restaurantes, um palácio de gelo e uma paisagem cheia de picos alpinos.

Jungfraujoch (2)
Top of Europe palácio de gelo

A viagem até o topo é longa, pode demorar 2h10 se feita toda de trem partindo de Interlaken, ou 1h30 com uma parte de teleférico. Há diversos locais pelo caminho onde se pode descer para curtir o clima dos Alpes, como a cidadezinha de Wengen e a estação Klein Scheidegg, onde efetivamente entra-se no famoso trem de cremalheira que sobe até o Jungfraujoch por um túnel de 7km de extensão.

Jungfraujoch

Uma dica é olhar os passes disponíveis no site, pois pode ser interessante comprar um bilhete que dá direito a diversas montanhas das “Ferrovias Jungfrau” por um preço quase igual ao da subida única ao Jungfraujoch.

Essas são as minhas sugestões do que fazer em Interlaken! Com 4 dias bem usados você consegue completar todo esse roteiro, mas nem sempre o tempo colabora na região alpina, então esteja preparado para lidar com momentos de chuva e nuvens cobrindo as montanhas.

Se puder ficar mais tempo, fique! Tem muitos outros passeios legais para fazer, montanhas para subir e lagos lindos para visitar perto de Interlaken! Eu espero poder voltar muitas vezes, porque deixei diversas coisas para uma próxima viagem.

Leia também: