Piscinas Naturais do Patacho: Passeio de Jangada

Piscinas Naturais do Patacho: Passeio de Jangada

30 de dezembro de 2021 2 Por Passagem Comprada

Assim como sua vizinha Maragogi, a Rota Ecológica dos Milagres também é muito bem servida de piscinas naturais de águas cristalinas, sendo até difícil escolher qual delas visitar. Nesse post, vou contar todos os detalhes sobre o passeio às Piscinas Naturais do Patacho, que ficam no Município de Porto de Pedras (onde estão, na minha opinião, as praias mais lindas da Rota Ecológica).

Para fazer esse passeio, escolhi a empresa Jangatur, que trabalha com jangadas bem grandes, com capacidade para até 12 pessoas. O jangadeiro me disse que, apesar de ter lugar para mais gente, levam apenas 6 pessoas por vez, de forma a garantir uma boa experiência aos passageiros.

Jangatur

Fiz a reserva com antecedência pelo Whatsapp (82 99620-5372), cujo link está disponível no Instagram da Jangatur. O valor do passeio, em dezembro de 2021, era R$ 100,00 por pessoa.

Um dia antes, recebi uma mensagem com todas as informações necessárias, inclusive dicas para chegar ao ponto de encontro.

As jangadas saem do Restaurante Sonhos do Patacho, que fica localizado na beira da Praia do Patacho. Lá há estacionamento (gratuito para clientes da Jangatur) e infraestrutura completa para passar o dia.

Sonhos do Patacho
Acesso à praia pelo restaurante Sonhos do Patacho

O passeio costuma ser agendado para 2 horas antes do pico de maré baixa, para que seja possível aproveitar ao máximo as piscinas naturais nas três paradas feitas pela jangada.

O trajeto de barco é bem curto mas muito confortável, pois a jangada é toda coberta, protegendo os ocupantes do sol escaldante do nordeste. A cada piscar de olhos, as cores do mar ficam diferentes, com tons de azul e verde mais e mais espetaculares!

Piscinas Patacho

A primeira parada nas Piscinas Naturais do Patacho é feita em um local bem raso, onde é possível relaxar em redes previamente instaladas pela empresa e tirar muitas fotos lindas.

Piscinas naturais Patacho rede

Ali também são disponibilizadas boias coloridas que garantem muitas curtidas no Instagram, com destaque para uma enorme em formato de melancia.

Piscinas Patacho Boia de Melancia

A dica aqui é pedir para alguém tirar a foto a partir do segundo andar da jangada, dando uma impressão de imagem aérea sensacional.

Eu tive a sorte de dividir o barco com um grupo guiado pelo Júnior, da JR Passeios Porto de Galinhas, que oferece o serviço de fotos com drone para os seus clientes. Ele fez algumas imagens muito legais minhas, tanto em foto como em vídeo!

Piscinas Naturais Patacho
Crédito: JR Passeios Porto de Galinhas

A segunda parada do passeio foi em piscinas naturais cheias de peixinhos, onde era possível mergulhar com snorkel ou simplesmente ficar de molho e tirar foto com o sargentinhos que vinham beliscar as mãos da gente em busca de petiscos.

Piscinas Patacho
Crédito: JR Passeios Porto de Galinhas
Piscinas Patacho
Olha a cor dessa piscina!!!

Eu como sou apaixonada pela vida marinha, preferi me afastar de onde a maioria das pessoas estava e fiquei mais de uma hora com a cabeça dentro d’água observando os peixes e corais coloridos.

Snorkel Patacho
Snorkel Piscinas do Patacho
Mergulho Patacho

Nesse momento, a maré chegou a 0.3, o que deixou muitos corais para fora d’água, formando piscininhas bem pequenas repletas de peixinhos que podiam ser vistos mesmo por quem nem quis entrar no mar!

Piscinas naturais do Patacho
Piscinas Patacho
Dá para ver os peixinhos mesmo de fora d’água!!!

Minha sugestão para esse passeio é levar um sapatinho de neoprene para caminhar com mais facilidade sobre os corais (mas sempre tomando cuidado para não danificar nada!).

Patacho

Por fim, a última parada da jangada é em uma área mais funda próxima às Piscinas Naturais do Patacho, onde os passageiros podem saltar do segundo andar (teto) do barco.

É beeem alto e dá muito medo!!!

Para quem não conseguir pular lá de cima, pode se jogar da parte baixa mesmo e ficar alguns minutos nadando naquele marzão maravilhoso sem ninguém em volta.

Piscinas naturais do patacho

Molhados, salgados e felizes, voltamos ao Restaurante Sonhos do Patacho após quase 3 horas de passeio muito bem aproveitadas!

Piscinas Patacho Jangada

*** Realizei o passeio de jangada às Piscinas Naturais do Patacho a convite da empresa Jangatur, mas todo o relato aqui apresentado traz as minhas impressões reais de viajante.***

Leia também: