O que fazer em Porto de Pedras, na Rota dos Milagres

O que fazer em Porto de Pedras, na Rota dos Milagres

28 de janeiro de 2022 0 Por Passagem Comprada

Ao contrário do que muita gente pensa, a Rota Ecológica dos Milagres não se resume a São Miguel dos Milagres. Também fazem parte desse roteiro natural paradisíaco as cidades de Passo do Camaragibe e Porto de Pedras, esta última a que oferece o mar mais azulzinho e transparente de todas! Para te ajudar a não deixar nada de fora do seu roteiro, preparei esse guia com o que fazer em Porto de Pedras, uma verdadeira joia do Estado de Alagoas!

Praia do Patacho

A Praia do Patacho é conhecida por ser uma das mais lindas da Rota Ecológica dos Milagres.

Praia do Patacho

Localizada no Município de Porto de Pedras, ao norte de São Miguel dos Milagres, a praia é um verdadeiro paraíso de águas azul-esverdeadas, quentes e cristalinas.

Dão um toque ainda mais paradisíaco os coqueirais, areia branquinha e os quilômetros e quilômetros de praia totalmente deserta!

Praia do Patacho

Aliás, se quiser passar o dia por lá, sugiro que leve bebidas e lanche, pois dependendo da parte da praia que você fique pode não haver nadinha para comprar.

Os únicos lugares que achei para comer foram o Açaí do Luna, que é um food truck com bem poucas opções de lanches e uma consumação mínima de R$ 50,00 para usar as mesas, e o Restaurante Sonhos do Patacho, quase na divisa com a Praia da Laje.

Praia do Patacho

Esse restaurante é bem grande e com bastante infraestrutura, mas também é extremamente concorrido, então se prepare para lutar para ser atendido pelos garçons.

É do Sonhos do Patacho que saem os passeios às piscinas naturais do Patacho, experiência que eu contei em detalhes nesse post aqui.

Sonhos do Patacho
Restaurante Sonhos do Patacho de manhã cedo (ao meio-dia já não tinha mais nenhuma mesa disponível)

Para visitar a praia, você pode estacionar nas ruas de acesso ou no estacionamento do Sonhos do Patacho.

Praia da Laje

Muito semelhante ao Patacho, com mar de uma coloração deslumbrante, muitos coqueirais e ampla faixa de areia.

Praia da Laje

Também é praticamente deserta, sem ambulantes e com pouquíssimas opções de alimentação.

Túnel Verde do Patacho

Para chegar ou sair da Praia do Patacho, você pode passar por dentro do túnel verde, uma estrada de terra que é toda coberta por árvores formando um verdadeiro túnel.

É comum encontrar bugues parados por ali para os seus passageiros tirarem fotos.

Túnel Verde Porto de Pedras

A localização exata é essa aqui.

Lojinhas de Artesanato

Quando estiver circulando em Porto de Pedras pela AL-101, vai encontrar uma área muito simpática, cheias de lojinhas, na região de Tatuamunha (mais precisamente, no Povoado Palmeira).

Ali há diversas opções de lembrancinhas e artesanato típico do nordeste, com destaque para os trabalhos em filé. Alguns itens tinham bons preços, então não deixe de dar uma olhada se quiser levar um pedacinho da Rota Ecológica para casa.

Lojinhas Porto de Pedras

Associação Peixe-Boi

Ao lado das lojas de artesanato fica a Associação Peixe-Boi, fundada em 2009 com o objetivo de lutar pela preservação do mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil através de turismo de observação e educação ambiental.

Além de realizar ações nas escolas da região, a Associação conduz passeios pelo estuário do Rio Tatuamunha para observação dos Peixes-Boi, sempre guiados por condutores capacitados e credenciados a cada temporada de 2 anos.

Associação Peixe-Boi
Sede da Associação Peixe-Boi

Os passeios ocorrem todos os dias, das 10h às 17h (última saída às 15h30), sendo necessário agendar previamente por telefone ou e-mail (preferencialmente com 2 ou 3 dias de antecedência). Em 2021, o valor para a atividade, com duração de 1h30, era de R$ 70,00.

Lembrando que só é garantido o encontro com os peixes-boi que estão no recinto de readaptação à liberdade, sendo que para ver outros que estejam nadando pelo rio é necessário contar com a sorte.

Tatuamunha

O pôr-do-sol mais famoso da Rota Ecológica dos Milagres é na Foz do Rio Tatuamunha, que separa o Município de Porto de Pedras de São Miguel dos Milagres.

Para chegar lá, é necessário pegar uma estrada de terra que parte da AL-101, na altura das lojinhas de artesanato, e seguir por alguns minutos até o local onde o rio deságua no mar.

Você vai encontrar uma ampla área com sombra onde é possível estacionar e um bar de frente para o rio.

Pôr-do-sol no Rio Tatuamunha

Muita gente vai lá para aproveitar a água e há inclusive aluguel de bikes aquáticas para brincar no Rio Tatuamunha.

Infelizmente, encontrei um pouco de lixo jogado na praia e na área de estacionamento.

Outro lugar legal para passear em Tatuamunha são as pontes fluviais que atravessam o rio de uma cidade a outra. Elas estão bem novinhas e contam com alguns recuos para parar e admirar o manguezal e as águas do rio.

Tatuamunha

As cores no fim do dia deixam as fotos muito bonitas!

Tatuamunha Porto de Pedras

Farol de Porto de Pedras

A última atração da Rota Ecológica dos Milagres no sentido sul-norte, pouco antes de chegar na balsa para Japaratinga, é o famoso Farol de Porto de Pedras.

Você pode subir até a base dele por uma estradinha bem íngreme e, lá em cima, conseguirá ver o mar verde-água que banha Porto de Pedras e Japaratinga.

Farol de Porto de Pedras

Infelizmente o local não é nada preparado para o turismo, então há muita vegetação atrapalhando a visão. Para enxergar melhor, é preciso entrar a pé num caminho que ultrapassa alguns arbustos (só percebemos isso porque havia um senhor lá em cima que nos mostrou).

O farol em si é muito bonito, todo listrado de preto e branco, com 36m de altura (a sua lanterna de sinalização chega a uma altitude de 90m com relação ao nível do mar!).

Farol de Porto de Pedras

Você também consegue vê-lo de longe quando estiver na balsa que faz a travessia Porto de Pedras-Japaratinga.

E para completar o seu roteiro pela Rota Ecológica dos Milagres, vem nesse post aqui, onde conto tudo que tem para fazer São Miguel dos Milagres.

Leia também: