14 de novembro de 2019 17 Por Passagem Comprada

É possível conhecer muita coisa em Dubai em 4 dias! No meu caso, foram dois dias na ida para o Japão e dois dias na volta, sendo que em cada ocasião me hospedei em uma região diferente para otimizar o tempo, já que as distâncias entre as atrações são bem grandes. Bom, quebrei muito a minha cabeça para conseguir fazer o máximo de atividades possível nesse tempo que tinha e, nesse post, minha intenção é compartilhar com vocês meu roteiro de 4 dias em Dubai!

Destaco que algumas atrações mereciam explicações mais detalhadas, por isso ganharam posts inteiros só para elas. Nesses casos, deixo os links respectivos para que você possa ler tudo com calma.

Roteiro de 4 dias em Dubai
A primeira visão do Burj Khalifa é o que traz a certeza de que chegamos em Dubai!

1º “stopover”: Hospedagem em Downtown Dubai

DIA 1

Paradinha rápida no Dubai Mall para tomar café da manhã, trocar dinheiro (há diversas casas de câmbio por ali) e pegar o metrô em direção à parte antiga de Dubai.

DEIRA E BUR DUBAI

Nesse primeiro dia, passei toda a manhã e início da tarde na região antiga de Dubai, onde ficam os típicos mercados do ouro e das especiarias, o canal de água salgada onde você pode andar de “abra” (um barquinho típico cujo bilhete custa apenas AED 1), o Museu de Dubai e o distrito histórico de Al Fahidi. Nessa região, é possível ter um gostinho de como era a cidade antes dos grandes arranha-céus e empreendimentos imobiliários milionários!

Parte antiga de Dubai
Mercados em Deira
Bur Dubai

Após um almoço delicioso no Arabian Tea House, fomos de metrô (uns 40 minutos) até o Mall of Emirates para pegar o ônibus em direção ao Dubai Miracle Garden.

Para mais informações e roteiro completo pela parte antiga de Dubai, CLIQUE AQUI.

MIRACLE GARDEN

Dubai é realmente megalomaníaca! Fora o maior prédio do mundo, o maior shopping e a maior moldura, tem também o maior jardim de flores do mundo: o Miracle Garden!

Miracle Garden

Nessa área de 72 mil metros quadrados, os visitantes encontram mais de 150 milhões de flores organizadas nos formatos mais variados possíveis: há arcos em formato de coração, animais, personagens da Disney, ambientes decorados com bancos e redes, e, o mais incrível, um avião A380 (o maior do mundo) da Emirates em tamanho original!

Dubai Miracle Garden

As fotos ficam sensacionais!!!

Miracle Garden

Chegar lá é um pouquinho contramão para quem está sem carro. Fora o táxi, a outra opção para fazer o deslocamento até o parque é o transporte público: basta ir de metrô até o Mall of Emirates e lá pegar o ônibus 105 que vai direto para o Miracle Garden! A passagem de ônibus para fazer esse trajeto me custou AED 5 por trecho e a viagem demorou cerca de 25 minutos.

O ingresso custa AED 50 e o parque fica aberto entre a metade de novembro e a metade de maio – as datas exatas para cada ano você encontra no site oficial.

Dubai Miracle Garden

Depois de passear por quase 2 horas no Dubai Miracle Garden, fizemos a longa viagem de volta até o hotel (25 min de ônibus até o Mall of Emirates e mais uns 25 min de metrô até Downtown Dubai), onde pudemos tirar toda a areia acumulada no corpo ao longo do dia (pois é, mesmo sem notar a gente vai ficando cheio de areia após passar o dia todo na rua).

DUBAI FOUNTAIN

A noite do primeiro dia foi para conhecer a famosa fonte de Dubai, a atração gratuita mais popular da cidade. Localizada entre o Dubai Mall e o Burj Khalifa, a fonte coreografada merece uma visita, especialmente se você conseguir ir mais para o final da noite, quando o número de pessoas tentando achar um bom lugar para ver o espetáculo já diminuiu.

Fonte de Dubai

Todos os detalhes sobre a Dubai Fountain estão no post: Downtown Dubai: Burj Khalifa, Dubai Mall e Show das Fontes.

DIA 2

BURJ KHALIFA E DUBAI MALL

O nosso segundo dia em Dubai começou com hora marcada: havíamos comprado ingresso antecipado para subir no Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, às 10h30. A fila andou rápido e em aproximadamente uma hora já havíamos terminado o passeio.

Vista do Burj Khalifa

Já que a entrada para o Burj fica dentro do Dubai Mall, aproveitamos o resto da manhã para conhecer com calma mais um dos superlativos de Dubai: o maior shopping do mundo. Conseguimos caminhar por quase todo ele, olhando vitrines e entrando em uma ou duas lojas (se seu objetivo for fazer compras, pode passar o dia inteiro lá dentro – mas já aviso que nada é barato…). O shopping em si é muito interessante, com corredores amplos e todo dividido em setores voltado para um tipo de produto específico. Além disso, lá dentro ficam o aquário de Dubai e uma pista de patinação no gelo em tamanho olímpico.

Dubai Mall

— CLIQUE AQUI para ler o post completo com dicas e informações sobre o Burj Khalifa e o Dubai Mall.

Antes de sair do shopping ainda almoçamos em um restaurante de culinária típica dos Emirados chamado Al Hallab. Além de a comida (kibe frito, coalhada e pão árabe) e a bebida (coquetel sem álcool multifrutas) estarem deliciosos, sentamos em um terraço com vista para o Burj Khalifa e para a fonte de Dubai. Recomendo muito!

Al Hallab
Burj Khalifa

LA MER BEACH

A tarde do segundo dia foi dedicada a um lugar que superou as minhas expectativas em Dubai: La Mer Beach!

La Mer Beach Dubai
La Mer Dubai

Um super complexo que reúne toda a estrutura de beira da praia (espreguiçadeiras, tendas, banheiros – novinhos, lindinhos e gratuitos), lojas e restaurantes de todos os tipos possíveis e imagináveis! Tudo num ambiente mega descolado, com murais, arquitetura alternativa e luzinhas penduradas por todo lado!

Dá para passar várias horas por lá.

La Mer Beach
Olha que show essas barracas de praia! E é tudo gratuito!
La Mer Beach DubaiLa Mer Beach Dubai
Banheiros lindinhos

O legal é ir à tarde, curtir um pouco a praia, tomar um sorvete (tem uma sorveteria incrível da Jelly Belly!), passear nas lojinhas e, no fim do dia, sentar em algum barzinho para tomar um aperitivo, fazer um lanche e ficar observando o movimento.

La Mer Beach

Para chegar lá, o melhor é ir de carro alugado ou táxi. Eu particularmente fui no shuttle oferecido pelo meu hotel, que fornecia vans gratuitas para algumas atrações de Dubai e entre elas estava o La Mer Beach. Achei uma mão na roda isso!

La Mer
La Mer Dubai

No fim do dia, deu tempo de dar mais uma volta pelo Dubai Mall, assistir a um novo show das águas dançantes (elas mudam a cada apresentação), jantar no meu restaurante de hambúrguer favorito de Nova York, o Shake Shack, e depois pegar as malas e ir para o aeroporto rumo à Osaka, no Japão.

— 2º “stopover”: Hospedagem na Dubai Marina —

DIA 3

Chegada no aeroporto de Dubai bem cedinho e maratona de transporte público para chegar até a Marina (primeiro metrô e depois o tram, que anda um pouco mais perto da praia – custou só AED 7,50, mas demorou mais de uma hora!).

DUBAI MARINA

A Marina é um ótimo local para se hospedar em Dubai em razão da badalação noturna e do fácil acesso à praia.

DUbai Marina
Vista do Hotel JA Ocean View (todos os quartos têm vista para o mar!)

São vários resorts na beira do mar, um ao lado do outro, com toda a infraestrutura de praia e piscina, conectados por um calçadão muito agradável cheio de lojas e restaurantes.

Marina Walk

Tem gente do mundo inteiro que vai lá para veranear mesmo (o que, em Dubai, se faz no inverno, porque o verão é insuportavelmente quente). Perdi a conta da quantidade de russos que vi, com a família inteira, indo da praia para piscina e da piscina para a praia!

Ah, e quanto às roupas de banho não precisa se preocupar em esconder o corpo e tal: nas praias e nas piscinas dos hotéis o biquíni é liberado, sem constrangimentos (vi gente inclusive de fio dental).

JBR Beach

Bom, depois de uma longa viagem de avião (e de 15 dias muito bem aproveitados no Japão), é claro que a nossa programação da manhã foi curtir um pouco a praia (JBR Beach) e caminhar pelo calçadão da Marina, tudo muito tranquilamente.

O almoço foi em um restaurante de culinária emirati que recomendo muito: o Seven Sands, onde comemos um churrasquinho árabe de frango e cordeiro de dar água na boca, acompanhado de dois tipos de arroz, vegetais, homus e pão quentinho. Tudo isso em uma grande varanda com vista para o mar. Precisa algo mais???

Seven Sands DUbai

SOUK MADINAT JUMEIRAH

À tarde, pegamos o ônibus número 8 (que passa a cada 30 minutos na rua atrás dos apartamentos e hotéis da praia) e fomos conhecer o Souk Madinat Jumeirah, uma opção bem interessante para quem não tem tempo de ir até a parte antiga de Dubai visitar os mercados típicos.

Localizado dentro do hotel Madinat Jumeirah, ele imita direitinho a aparência dos souks verdadeiros, mas tem como principal diferencial o fato de não haver comerciantes enlouquecidos atacando os clientes para tentar vender seus produtos. Os itens à disposição também são bem parecidos com aqueles que a gente encontra na parte antiga de Dubai, mas um pouco mais caros.

Souk Madinat Jumeirah

A parte externa também é bem bonita, com as construções iguaizinhas às da região de Al Bastakiya em Bur Dubai e um canal que busca reproduzir o Dubai Creek. Ali é possível fazer um passeio em barquinhos idênticos aos “abras” encontrados na parte antiga da cidade, mas com uma pequena (GRANDE) diferença: o preço! Enquanto no Dubai Creek a travessia de “abra” custa AED 1, no Souk Madinat Jumeirah, o valor estava em torno de AED 80!!!

Souk Madinat Jumeirah Dubai

Fora isso, há diversos restaurantes ao redor do canal e uma bela vista do famoso Burj Al Arab, aquele hotel extremamente luxuoso em formato de vela de barco e construído sobre uma ilha artificial no meio do mar.

Souk Madinat Jumeirah

Como dá para perceber, o Souk Madinat Jumeirah lembra muito os hotéis temáticos de Las Vegas!

DUBAI MARINA À NOITE

À noite, fizemos um novo passeio pela Marina, dessa vez com tudo iluminado, bares e restaurantes lotados e um clima de pura animação.

Dubai Marina
Bluewaters Island, um novo complexo de entretenimento da cidade, a poucos minutos a pé da Marina
Marina Walk

Caminhamos pelo calçadão bem na beira da praia, depois pelo Marina Walk e fomos até o Marina Promenade, um caminho na beira do canal de onde se tem uma visão incrível dos modernos edifícios de Dubai iluminados refletindo na água. Se quiser e tiver disposição, suba na ponte da Al Emreef Street para fotos ainda mais espetaculares.

Dubai Marina Promenade
Dubai Marina
Ponte da Al Emreef Street

Ah, e bem ali na frente da ponte fica a Mesquita Mohammad Bin Ahmed Al Mulla, uma visão e tanto com a sua iluminação noturna em tons de amarelo!

Marina Promenade

Como eu nem gosto de comprar produtos locais para levar para casa (hihihi), passamos ainda no supermercado W Mart e enchemos a sacolinha com vários homus enlatados, temperos árabes e caixas de tâmaras!

Se quiser ter uma ideia, a caminhada de uma ponta à outra da Marina demora em torno de 30 minutos (mais ou menos 2,5km), ou seja, ela é bem grandinha!

Roteiro de 4 dias em Dubai

DIA 4

Manhã na JBR Beach (praia na Marina de Dubai) e piscina do Hotel JA Ocean View.

Depois, almoço árabe no restaurante Al Bait Al Shami, com cardápio bem extenso (muuuitas opções) e comida deliciosa. Optamos por um lanche mais leve, já que iríamos sacolejar bastante no deserto à tarde, então comemos kibes frito com homus e pão árabe. De cortesia, o restaurante nos ofereceu uma tábua com diversos tipos de picles e uma sobremesa que lembrava um arroz de leite perfumado.

SAFÁRI NO DESERTO

Em torno das 14h30min do nosso último dia, partimos para uma das experiências mais legais de Dubai: o safári no deserto.

O motorista veio nos buscar no hotel de caminhonete na hora marcada e nos levou até o deserto, onde encontramos outros carros para iniciar o safári. A trilha off road pelas dunas é feita em comboio e dura uns 20min. Sacode bastante dentro do carro e dá até friozinho na barriga! É bem divertido!

Roteiro de 4 dias em Dubai

Fora isso, o passeio inclui sandboarding (surf na areia), visita a fazenda de camelos, passeio de camelo, foto com roupas típicas e com falcão, tatuagem de henna, oportunidade de fumar shisha, café árabe, chai, tâmaras, doces, jantar completo (com churrasquinho, homus, baba ganoush, vegetais e várias outras coisas) e shows de tanoura, malabarismo com fogo e dança do ventre.

Passeio de camelo Dubaii

Tudo isso por 60 dólares. Achei bem justo e me diverti bastante! Recomendo!

— A experiência completa está no post “Safári no Deserto em Dubai” (CLIQUE AQUI).

E é isso: esse foi o meu roteiro de 4 dias em Dubai, dividido em dois “stopovers” de dois dias. Fiz esse relato para dar uma ideia de como aproveitar o seu tempo na cidade e qual a duração média de cada atividade. É claro que existem muitos outros passeios disponíveis, como parques de diversões, parques aquáticos, bate-e-volta até Abu Dhabi e assim vai. Aí vai depender do seu estilo incluir ou não essas atividades no seu roteiro.

Além disso, preciso confessar que na volta do Japão já estávamos bem cansados, então fizemos algo que eu dificilmente me permito em viagens e ficamos meio parados curtindo a praia. De qualquer forma, já escolhemos o hotel com essa intenção: usar os dois dias da volta mais para descansar um pouco antes de volta a trabalhar na segunda-feira!  Mas admito: foi ótimo!!!