Transporte na Suíça: tudo sobre o Swiss Travel Pass e outros passes
Certamente uma das melhores maneiras de explorar a Suíça é de trem, especialmente considerando a enorme e maravilhosa malha ferroviária do país. Para poder usar o sistema de transporte na Suíça sem ir à falência, os turistas estrangeiros têm a opção de adquirir alguns passes bem interessantes, que garantem o uso ilimitado de trens, ônibus e barcos por todo o país.
Os principais passes de transporte – e que você definitivamente deve avaliar e considerar ao planejar sua viagem – são o Swiss Travel Pass, o Swiss Travel Pass Flex e o Swiss Half Fare Card.
Mas quais as vantagens de cada um?
Swiss Travel Pass
Quem compra o Swiss Travel Pass pode utilizar livremente toda a rede de transporte público da Suíça em dias consecutivos (as opções são 3, 4, 6, 8 ou 15 dias). Isso inclui trens, ônibus, barcos e alguns teleféricos (no momento, Rigi, Stanserhorn e Stoos).
Dentre as opções, estão disponíveis inclusive os famosos trens panorâmicos suíços, com enormes janelas que permitem uma vista sensacional para as paisagens do país. O único ponto a ser destacado é que, em alguns desses trens especiais, é necessário fazer reserva de assento mediante o pagamento de uma taxa adicional.
Além disso, o Swiss Travel Pass garante acesso gratuito a mais de 500 museus e castelos espalhados pelo país, como a Maison Cailler (fábrica de chocolates), a Maison du Gruyère (fábrica de queijos), o Matterhorn Museum e muitos outros.
Um dos grandes benefícios do passe, na minha opinião, são os descontos de até 50% na grande maioria dos caríssimos passeios de montanha, que normalmente envolvem subidas de trem de cremalheira, funicular e/ou teleféricos. Aliás, de todas as montanhas que pesquisei, a única que não oferecia 50% de desconto era o Jungfraujoch, em Interlaken, onde o desconto era de 25%. Todas as demais garantiam os 50%!!!
Outra boa notícia é que menores de 25 anos têm desconto de 30% na compra do passe e crianças entre 6 e 16 anos acompanhadas de um dos pais (detentor de um tíquete do Sistema de Transporte da Suíça) viajam gratuitamente! Menores de 6 anos também não pagam!
Os valores para adultos, atualizados em 2022, são os seguintes:
Swiss Travel Pass Flex
O passe Flex oferece os mesmos benefícios do Swiss Travel Pass, mas nesse caso você pode escolher 3, 4, 6, 8 ou 15 dias avulsos dentro do período de um mês.
Explicando melhor: você compra o passe para um número determinado de dias (por exemplo, quatro) e dentro do período de um mês pode escolher em quais quatro dias vai querer usar o passe. Por exemplo, nos dias 16, 20, 21 e 24 de junho (os dias não precisam ser em sequência).
O passe sempre deverá ser ativado antes do dia escolhido, ou na própria data mas antes de embarcar em qualquer meio de transporte (se for um bilhete online, a ativação é feita pela internet, se for físico, é preciso escrever a data no tíquete).
Os preços do Swiss Travel Pass Flex para adultos, atualizados em 2022, são:
Assim como no Swiss Travel Pass normal, menores de 25 anos têm desconto de 30% e crianças entre 6 e 16 anos acompanhadas de um dos pais (detentor de um tíquete do Swiss Travel System) viajam gratuitamente! Menores de 6 anos também não pagam!
Swiss Half Fare Card
Outro passe bem interessante para turistas, e que tem um valor muito mais baixo, é o Swiss Half Fare Card.
Esse passe garante 50% de desconto no uso do transporte público na Suíça, inclusive na maioria dos passeios de montanha.
Pode ser uma opção excelente para quem não vai viajar muito de trem, mas pretende usar diversos teleféricos nos Alpes.
O Swiss Half Fare Card custa CHF 120.00 e tem a validade de um mês, aplicando-se as mesmas gratuidades dos demais passes para crianças menores de 6 anos e entre 6 e 16 anos.
Quer um exemplo de como é fácil fazer esse tíquete valer a pena mesmo que você não faça grandes deslocamentos de trem entre cidades?
Digamos que você queira fazer o passeio ao Jungfraujoch, uma das montanhas mais visitadas da Suíça. O bilhete custa CHF 235.80 ida e volta no mês de junho. Com o Half Fare Card, esse valor cai para CHF 117.90!
Agora vamos acrescentar ao cálculo também o passeio ao Gornergrat em Zermatt, para ver o famoso Matterhorn bem de pertinho. Essa experiência custaria CHF 126.00 sem nenhum passe, mas com o Half Fare Card vai sair CHF 63.00.
Ou seja, só nesses dois passeios você já teria CHF 180.00 de desconto (CHF 60.00 a mais do que o valor do passe)! Lembrando que é provável que você faça muito mais do que duas atividades de montanha durante sua viagem pela região alpina.
Todos os passes de transporte na Suíça (Swiss Travel Pass, Swiss Travel Pass Flex e Swiss Half Fare Card) são válidos da meia-noite do primeiro dia de validade até as 5h da manhã do dia seguinte ao último dia de validade.
Qualquer um deles pode ser comprado pela internet ou diretamente nas estações de trem da Suíça (tem que mostrar o passaporte).
Outra opção que pode ser útil para quem vai ficar mais focado em uma área específica da Suíça são os passes regionais Lago Genebra-Alpes, Tell – Suíça Central e Berner Oberland, cada um oferecendo uma ampla gama de benefícios de transporte e excursões de montanhas.
Para saber se algum dos passes vale a pena para você, simule as viagens pelo site da SBB, veja os preços das passagens e faça os cálculos e comparações.
Grand Train Tour of Switzerland
Você pode aproveitar o Swiss Travel Pass para fazer algum trecho do Grand Train Tour of Switzerland, uma rota com um total de 1.280km que leva os visitantes aos destinos mais populares do país.
O Grand Train Tour inclui todos os trens panorâmicos premium da Suíça, que são o Bernina Express (de St. Moritz a Lugano), o Glacier Express (de Zermatt a St. Moritz), o Gotthard Panorama Express (de Lugano a Lucerna), o Golden Pass Panoramic (de Interlaken a Montreux) e o Luzern-Interlaken Express (de Lucerna a Interlaken).
Nessas viagens panorâmicas, você estará dentro de trens desenhados especialmente com a finalidade de garantir a melhor experiência aos passageiros, com janelas que vão até o teto, opções gastronômicas e trajetos que passam pelos inúmeros lagos e montanhas que fazem da Suíça um dos países mais lindos do mundo em belezas naturais.
Nesse link aqui, você encontra informações detalhadas sobre cada uma das rotas dos trens panorâmicos premium.
Swiss Travel Guide
Uma ótima dica para organizar seu uso de transporte na Suíça é baixar o app Swiss Travel Guide. Com ele, você consegue traçar as melhores rotas de um destino a outro, consultar o mapa de validade do Swiss Travel Pass e das estações de trem da Suíça, ler sobre as principais atrações do seu roteiro e até receber alguns descontos e brindes.
Eu ganhei dois souvenirs lindos com os cupons do Swiss Travel Guide: um copo de bambu do Matterhorn Glacier Paradise e um boné do Monte Pilatus.
Independentemente do passe que você escolha ou dos trechos que vá realizar, andar de trem na Suíça é uma experiência maravilhosa, pois você estará diante de uma pontualidade incomparável, veículos impecáveis, muito conforto e novas paisagens deslumbrantes a cada curva dos trilhos!
Leia também:
- Gornergrat: a melhor vista do Matterhorn
- Matterhorn Glacier Paradise: como é o passeio em Zermatt
- O que fazer em Lucerna em 1 dia: roteiro completo
- Monte Pilatus: passeio imperdível em Lucerna
- Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken
- La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça
- Maison Cailler: fábrica de chocolates na Suíça
- Roteiro de 1 dia em Gruyères, na Suíça
- Schilthorn Piz Gloria: conhecendo a montanha do 007
- Roteiro de 20 dias entre Suíça e Itália de carro
Olá, parabéns pelo sua página!! Tenho uma duvida, gostaria de saber se posso reservar os assentos no glacial express com desconto, e adquirir o swiss travel pass depois, mais perto da data da viagem fev/25 ? Ou já preciso ter o swiss travel pass para fazer a reserva? Pois tenho medo de já comprar o swiss travel Pass com muito tempo antes, nao sei se tem reembolso em caso de cancelamento ?
Olá! Obrigada!
Sim, você pode reservar primeiro os assentos (de preferência exatos 93 dias antes da viagem, quando abrem as reservas, para garantir seus assentos) e adquirir o Swiss Travel Pass em outro momento. São coisas totalmente separadas.
O Swiss Travel Pass pode ser reembolsado, mas dependendo de onde você comprar, o prazo ou a taxa de cancelamento variam. O melhor é não comprar com muita antecedência, pois ela não é nada necessária.
Parabéns pelo Blog! Gostaria de saber se para reservar assento no galcial express (3meses antes para nao perder), já preciso ter comprado o Swiss Travel Pass para ter o desconto? Ou posso comprar o Swiss Travel Pass depois, mais perto da minha viagem em fevereiro/25. Outra duvida, no site do ssb, para comprar o o Swiss Travel Pass é melhor fazer o login? inclusive no site descreve em comprar como convidado mais depois diz que seria melhor fazer login, nao entendi ? E tem reembolso em caso de cancelamento da viagem?
Acho que respondi algumas das perguntas no outro comentário.
Quanto ao login, não saberia te dizer se faz diferença… Sei que não é obrigatório, mas não vejo prejuízo em fazer!
Olá, gostei do seu conteúdo. Estou com uma dúvida, pretendo viajar para,Suíça com minha filha de 16 anos, ela paga ou não no swiss pass family? Obrigada
Oi, Giuliana! Infelizmente o Swiss Family Card só vale até a pessoa completar 16 anos. Se ela já fez aniversário, terá que pagar normalmente.
Obrigada
Olá, Boa noite.
Parabéns pela página…. vou para a Suíça no começo de agosto. Ficarei 4 dias, estou considerando comprar o swiss pass travel, mas ainda não sei se vale a pena comprar ou se seria melhor comprar as passagens separadas. Qual a sua opinião? No roteiro tem algumas trilhas como a Stoos/fronalstock, harder Klum, First, alguns lagos e passeios por Zurich, Lucerna, Interlaken e Genebra.
Oi, Barbara! Para saber se vale a pena, tem que calcular direitinho o preço de todas as viagens de trem que você for fazer. Nesse link aqui você consegue simular tudo: https://www.sbb.ch/en
Para essas trilhas que você mencionou, irá subir as montanhas de teleférico? Se for usar vários meios de elevação e nem tantos trens, pode ser que valha a pena o Half Fare Card, que é mais barato que o Swiss Travel Pass.
Oi.
Muito esclarecedor a postagem.
Uma dúvida, vou ficar 20 dias na Suiça, posso comprar o Swiss Travel Pass de 15 dias consecutivos e posteriormente, comprar outro (estando lá) de 5 dias?
Obrigada
Oi, Viviane!
Que eu saiba, você pode sim comprar o de 15 dias e depois comprar mais um para completar o período da viagem. Infelizmente não tem opção de 5 dias, só de 4 ou 6, então você vai ter que calcular qual compensa mais.
Obrigada pelo comentário e tenha uma ótima viagem!
Boa tarde, parabéns pela página. É excelente!
Estarei na Suíça em abril de 2024 e sair de Montreux para Milão. Gostaria de aproveitar o Swiss travel pass para chegar até o limite mais próximo da Itália. Pensei em Lugano. Você acha uma boa opção ou me indicaria outra localidade limítrofe a Itália, partindo de Montreux?
Muito obrigada!
Olá! Obrigada pelo comentário! Fazendo uma consulta no site da SBB, me pareceu que a melhor opção para ter uma viagem mais curta (menos de 4 horas) é ir até Brig. Simulei uma conexão por Lugano e ficou quase 7 horas de viagem. Se quiser ver outras opções, faz as simulações no site https://www.sbb.ch/en. É muito bom! Espero ter ajudado! Um abraço e boa viagem!
Muito obrigada pela sua resposta. Eu gostaria de aproveitar algum trecho de um trem panorâmico, para aproveitar a experiencia e ao mesmo tempo me aproximar da Itália, usufruindo o swiss travel pass, pós Montreux. Mesmo levando mais tempo, creio que a experiência seja válida. O que você acha? Você me sugere alguma rota?
Tem trens panorâmicos por todo o lado e, se esse for o objetivo, dá para andar em vários só para ir até a fronteira com a Itália! Hehe!
Você poderia ir de Montreux a Interlaken com o GoldenPass Express, depois até Lucerna com Luzern-Interlaken Express, em seguida pegar o Gotthard Panorama Express (que começa de barco em Lucerna e depois vai de trem de Flüelen a Lugano).
Pronto, chegou na fronteira da Itália só com trens panorâmicos!
Claro que isso é meio complicado num único dia de deslocamento, pois os horários dos trens tem que bater, mas acho que você certamente conseguiria encaixar umas dessas 3 rotas que mencionei acima na sua viagem!
Olá! Obrigada pelas informações preciosas. Fiquei com dúvida quanto aos passes regionais que podemos pegar quando chegamos na Suíça. Pega no próprio hotel? É gratuito?
Oi, Marcia! Na verdade, esses passes regionais que eu mencionei rapidamente aqui no post são muito parecidos com o Swiss Travel Pass, mas funcionam apenas dentro de uma região específica. Você escolhe o número de dias que quer usar e compra o passe para aqueles dias. Nesse site aqui (https://www.myswitzerland.com/pt/planejamento/transporte-hospedagem/bilhetes/passes-regionais/) você encontra todas as opções disponíveis.
Algo gratuito que existe em algumas cidades é um cartão de visitantes oferecido aos turistas que se hospedam no local. Por exemplo, em Lucerna, se você ficar em um hotel dentro da cidade (ou em algumas vizinhas), poderá pedir na recepção esse cartão para usar o transporte público livremente dentro da área de abrangência (que tipo a “região metropolitana” de Lucerna).
Espero ter esclarecido um pouco melhor!
Um abraço
Muito obrigada! Sua ajuda está sendo fundamental!!!!
ola, preciso ir de zurich para st moritz, preciso reservar passagem no site do sbb para o trem? ou vou direto com meu swiss travel pass e entro no trem na classe comprada?
Oi, Manoel! Você só precisa reservar se for usar algum trem panorâmico. No caso dessa rota, existe a opção de pegar um trem panorâmico de Chur até St. Moritz (mas também é possível fazer o trecho com trem regional normal – nesse caso, sem reserva). Se for fazer todo o trajeto em trens comuns, é só entrar no vagão da sua classe, sem reservar nada.
top!!! melhor blog sobre o swiss pass que achei, estao de parabens!!
Ficamos muito felizes de ajudar!
Parabéns pela página.
Tenho uma dúvida, viajo para a Suíça em julho/24, estou organizando tudo com antecedência.
Será de 23 a 26 (apenas dois dias inteiros) as datas especificas, pretendo conhecer alguns pontos mais próximos (já com hospedagem comprada para chegada em Berna). Estou em dúvida se adquiro o Swiss Travel Pass, na verdade a minha questão é se compensa ($$) mais o swiss pass ou os bilhetes de trem “avulsos”, o que me indicaria?
Ou tudo depende do que e até aonde eu estou disposta a conhecer?! acho que sim né rs
Oi, Thuane! A melhor maneira de saber se o Swiss Travel Pass compensa ou não é calculando uma por uma as viagens de trem que você pretende fazer nesses dois dias. Passeios de montanha (teleféricos, trens de cremalheira) também influenciam bastante no cálculo, pois são bem caros e costumam ter 50% de desconto com o Swiss Travel Pass. Às vezes o Half Fare Card pode compensar mais também. Melhor você deixar o seu roteiro decidido, simular as viagens no site da SBB (https://www.sbb.ch/en) e então decidir sobre comprar o passe ou não. Qualquer dúvida, fico à disposição!
Um abraço!
Olá Marina, como vai?
Muito esclarecedora as informações. Parabéns pela pagina, fácil entendimento.
Tenho uma dúvida, comprei o Swiss Travel Pass para 3 dias consecutivos. Farei Genebra Zermatt e o panoramico até St. Morits, reservas de assentos ok no caso do panoramico, minha duvida está que, no ultimo dia valido do meu ticket irei para Milão. Como faço, com o trecho da Italia. Busquei em vários lugares e não consegui esclarecer. Acredito que o Swiss pass estará válido até na fronteira, como faço para não ser descartada (rsrsr) do trem na fronteira? Detqalhe, minha viagem já é na próxima semana….
Obrigada pela ajuda e mais uma vez parabéns!!!
Oi, Andreia! Obrigada pelo comentário!
Você vai precisar comprar um bilhete de trem separado para a parte italiana da viagem. Pode ser a partir da cidade italiana da fronteira (o Swiss Travel Pass vale até lá), por exemplo Tirano (acho que é por essa que um trem saindo de St. Moritz deve passar). Você consegue comprar pelo site da Trenitalia.
Espero ter ajudado.
Te desejo uma ótima viagem!
Olá…
Vou ficar somente 02 dias na suiça..
01 – zurique
02 – fazer lucerna com o passeio ao monte
nesse caso compro tudo na hora ????
Obrigada
Oi, Renata! Pode comprar na hora sim! É bem tranquilo!
Oi! Amei o post!
Gostaria de saber se o Swiss Travel Pass dá os tickets do bonde/teleférico para Schilthorn.
Oi, Vivian! O Swiss Travel Pass dá desconto em Schilthorn (o valor fica 42.80). Eu fiz um post sobre essa montanha, se quiser dar uma olhada (https://passagemcomprada.com.br/schilthorn-piz-gloria-suica/). Sugiro também consultar o site oficial, pois fiquei sabendo que estão ocorrendo várias obras por lá, o que pode afetar um pouco a sua experiência.
Olá, muito obrigada pelas informações valiosas do seu site.
Tenho uma viagem para Suíça no inicio de agosto e, após muitas contas e análises, optei pelo swiss pass half fare.
Mas, não ficou claro como posso utilizar para comprar os bilhetes normais de trem no site. Como faço para pagar os 50% que o pass dá direito? Só ficou claro pros passeios de Gornergrat e Top of the europe que eu já comprei de forma antecipada. Mas, os trechos internos que pretendo fazer de trem, não consegui entender como comprar de forma antecipada com desconto. Pode me ajudar?
Oi, Nívea! Tudo bem? No site da SBB tem a opção de selecionar o desconto Half Fare na hora de comprar (na verdade acho que ele até já aparece selecionado como padrão). Entre em https://www.sbb.ch/en/buying/pages/fahrplan/fahrplan.xhtml
Mas a verdade é que não há necessidade de comprar os bilhetes antecipadamente, a não ser nas rotas panorâmicas. Basta chegar na estação e comprar na hora mesmo. Bem tranquilo!
Você vai amar a Suíça!!!
Marina
Obrigada pelo retorno! Verdade, fiz a simulação no site e aparece a opção com desconto. Eu penso em comprar de forma antecipada pq não domino muito o idioma e não precisarei interagir nos guichês das estações de trem. Não vejo a hora de chegar à Suíça, em especial, Zermatt que eu decidi visitar a partir da leitura do seu post. Consegui sentir sua emoção de estar lá mesmo sem ter ido, espero sentir o mesmo na prática.
Vou ficar na torcida para que você pegue um dia de céu todo azul em Zermatt, que nem eu!!! E aproveite para falar português por lá, pois há uma enorme população de portugueses na cidade!
Um abraço e uma ótima viagem!
Muito obrigada! Volto aqui pra contar 🙂
Oie! Que conteúdo maravilhoso! Eu tenho tantas dúvidas e seus conteúdos tem me ajudado. Mas uma ainda não sei:
Viajo dia 30 de novembro e fico até o dia 3 (4 dias) e estou em dúvidas entre o swiss travel pass ou o half fare card. Eu estarei em interlaken e pretendo ir em zermatt (ir na montanha), em lauterbrunner, grindelwald (ir no topo da europa) e ir na fábrica de chocolate da lindt e no teleférico conversível (em rigi se não me engano, vi que é incluso no travel pass. Qual você acha melhor? Nesses planos? O swiss travel pass ou o half?
Se pudesse me ajudar, agradeceria muuuuito!
Oi, Taiane! Obrigada pelo comentário! Você teria que colocar no papel exatamente os trechos que for fazer e ir anotando os preços para ver o que compensa mais. Teria que ver se vai esquiar em Zermatt e qual montanha pretende ir também, se todos os trajetos serão ida e volta para Interlaken, se fará tudo de trem ou se terá carro. Mas posso te adiantar o seguinte: o desconto do half fare card é maior do que o do swiss travel pass no Topo da Europa. Nas montanhas de Zermatt ambos os passes dão 50% de desconto. Ah, e o teleférico conversível é o CabriO, que vai para Stanserhorn. Veja se é esse mesmo que quer ir.
Nesse link aqui você consegue simular todas as viagens de trem para ver os preços (aí divida ao meio o preço para o Half Fare Card e considere “grátis” com o Swiss Travel Pass): https://www.sbb.ch/en
Nos sites da montanhas tem os preços de cada tipo de passeio, você tem que ver quais vai escolher.
Aí é anotar tudo e somar aos valores do Half Fare Card e do Swiss Travel Pass para ver qual compensa mais!
Espero que faça uma ótima viagem!
Boa tarde!!
Meus parabéns pela excelente página!!
Estou com viagem marcada para a Suíça para início de Agosto!
Não comprei o swiss pass ainda. Estou querendo comprar lá na Suíça mesmo. Gostaria de saber quais os pontos de venda do Swiss pass nas cidades de Lucerna e Lugano e se é fácil de comprar lá.
Olá! Obrigada pelo comentário! Você consegue comprar o Swiss Travel Pass em todas as grandes estações de trem da Suíça. Parece que em Lucerna é vendido também no centro de informações turísticas!
Bom dia, parabens pelo trabalho. Conteudo valiosíssimo.
Comprei o Swiss pass pela internet para 4 dias, mas no ticket nao veio informação do passaporte. É assim mesmo?
Outra duvida, tem alguma informação sobre numero do passageiro, digo isso pois quando acesso o aplicativo SBB pelo celular, ao tentar vincular o ticket comprado, é solicitado esse numero, e eu nao o encontrei.
Oi, Luciana! Obrigada pelo comentário!
Eu usei o Swiss Travel Pass Flex e também não veio número de passaporte. Dei uma pesquisada agora na internet para te ajudar e vi alguns relatos de pessoas que compraram o passe normal (para dias consecutivos) e também não tinha informação de passaporte. Acho que depende da agência que a pessoa compra. Não posso te garantir, mas ACHO que não há problema em não ter o número do passaporte, pois já consta o seu nome completo (que vai bater com o passaporte, caso um fiscal peça para olhar).
Quanto à sua segunda pergunta, que eu saiba, não é possível vincular o Swiss Travel Pass ao app do SBB. O passe que pode ser vinculado é o SwissPass, exclusivo para residentes da Suíça.
Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida, fico à disposição!
Uma abraço,
Marina
Boa tarde!
O seu artigo é muito bem explicado.
Sabe me dizer se em janeiro chega a nevar muito a ponto de paralisar o transporte? Ou funciona normalmente?
Pretendemos chegar mais ou menos dia 05.01.24.
Minha filha terá completado 15 anos e li em alguns outros artigos que comprando o Swiss Travel Pass tenho que validar as viagens a cada trecho, é isso? Antes de entrar no trem.
Como entendi que não preciso comprar para ela, por conta da idade, caso algum fiscal me pare no trem basta eu apresentar o passaporte dela? Porque ela não terá um ticket validado para a viagem porque não terei comprado o Swiss Travel para ela.
É tranquilo viajar falando apenas inglês?
Me desculpa por tantas perguntas, mas será inverno e iremos para um país totalmente desconhecido, se puder nos ajudar te agradeço.
Obrigada, Helena
Oi, Helena! Obrigada pelo comentário!
Sobre a neve, os suíços estão bem acostumados com isso e tem um sistema muito eficiente para manter tudo funcionando apesar das condições climáticas. Eu nunca estive lá no inverno, mas pelas pesquisas que fiz, mesmo um atraso de 30 minutos é raro! Acho que paralisar o transporte é algo realmente excepcional.
Sobre a sua filha de 15 anos, você deverá solicitar o Swiss Family Card no momento que comprar o seu Swiss Travel Pass. É esse passe (Swiss Family Card) que deverá ser mostrado ao fiscal no trem, caso ele passe.
E não é necessário validar as viagens a cada trecho. Se você comprar um Swiss Travel Pass normal, é só marcar a data de início e não precisa fazer mais nada, é só entrar no trem direto. Só é necessário reservar antecipadamente (escolhendo assento) nos trens panorâmicos. Nesses casos, há inclusive uma taxa que deve ser paga para fazer a reserva.
No caso do Swiss Travel Pass Flex, precisa ativar o passe em cada dia que for usar (na verdade, você escolhe pela internet os dias que deseja ter o passe ativado). Pode fazer tudo de uma vez só, ou ajustar a cada dia da viagem. Você vai ativar o passe antes da primeira viagem do dia e depois pode usar quantas vezes quiser (sem ter que validar cada trecho). É só entrar no trem.
E sim, é tranquilo viajar falando inglês! Quase todo mundo fala, sem estresse!
Tenho certeza que sua viagem será perfeita!
Qualquer outra dúvida, fico à disposição.
Muito obrigada por responder e por estar disposto a ajudar!
Em nenhum lugar tinha lido sobre o Swiss Family Card e não saberia como fazer para não pagar o bilhete e ela poder viajar com a gente tranquilamente.
Vou dar uma pesquisada para saber como cadastro, mas se tiver alguma informação mais e puder me passar te agradeço.
Gosto sempre de buscar informações antes da viagem para não ter nenhuma surpresa durante o passeio.
Obrigada por contribuir com os futuros viajantes!
Eu nunca usei o Family Card, mas pelo que entendi aparece a opção de emiti-lo durante a compra do Swiss Travel Pass normal. Senão também dá para pedir nas bilheterias das estações de trem (pelo que diz na internet).
Muito obrigada novamente pelo retorno!
Olá tudo bem ? Primeiramente parabéns pela página… considero a melhor que vi até esse momento.
Gostaria de tirar umas dúvidas, vamos lá:
Hoje é dia 13/01 e vou viajar de Zurique para Zermatt no dia 28/02. Na data de hoje estou comprando pela internet o Swiss Travel Pass para 4 dias, com início de utilização no dia 28/02.
Dúvida 1: estando aqui no Brasil com o Swiss Travel Pass comprado e impresso em mãos, eu preciso reservar a passagem antecipadamente no site da companhia de trem ? Ou não preciso fazer absolutamente nada, ou seja, eu comprando agora o Swiss Travel Pass e imprimindo aqui na minha casa, basta chegar na estação de trem em Zurique e embarcar direto no trem sem ter que passar em nenhum tipo de guichê ?
Dúvida 2: Eu estou comprando para 2ª classe, é fácil identificar qual é a classe correta do tem para não correr o risco de entrar na 1ª classe por engano ?
Dúvida 3: Quanto aos assentos, ao entrar no trem eu posso sentar em qualquer assento ? Não preciso reservar 1 assento antes de viajar ?
Muitíssimo obrigado, e desculpe pelo monte de perguntas, mas com certeza vai ajudar muita gente.
Marcio
Oi, Marcio! Muito obrigada pelo comentário!
Respondendo às suas perguntas:
1 – Se você comprou um Swiss Travel Pass normal, para uso em 4 dias consecutivos, e já marcou a data de início (28/02), não precisa fazer mais nada, é só entrar no trem direto. Só é necessário reservar antecipadamente (escolhendo assento) nos trens panorâmicos. Nesses casos, há inclusive uma taxa que deve ser paga para fazer a reserva. Mas que eu saiba esse trajeto que você vai fazer, de Zurique a Zermatt, não incluirá trens panorâmicos.
2 – Em regra os vagões são identificados com números 1 ou 2 bem grandes, mostrando se é primeira ou segunda classe. Além disso, costuma ter uma faixa amarela no alto da porta de entrada da primeira classe ou sobre as janelas do vagão. E se ainda assim ficar inseguro, o melhor é perguntar para alguém e viajar bem tranquilo!
3 – Sim, pode entrar no trem e sentar em qualquer assento da segunda classe! Como falei antes, a reserva só é obrigatória em alguns trens panorâmicos. Pode acontecer, em raríssimos casos, de ter alguns assentos reservados por outras pessoas na 2ª classe (costuma haver uma indicação na poltrona). Mas mesmo que você sente nesses lugares por engano, o dono do assento vai chegar e pedir para você sair, sem estresse. Aí é só sentar em outro lugar.
O importante é sempre ter em mãos o Swiss Travel Pass e o passaporte para mostrar, caso o fiscal apareça! Com isso, você não terá nenhum problema e vai ser tudo perfeito!
Espero ter ajudado e fico à disposição para qualquer coisa mais que precisar!
Marina