Transporte na Suíça: tudo sobre o Swiss Travel Pass e outros passes

Transporte na Suíça: tudo sobre o Swiss Travel Pass e outros passes

24 de julho de 2022 48 Por Passagem Comprada

Certamente uma das melhores maneiras de explorar a Suíça é de trem, especialmente considerando a enorme e maravilhosa malha ferroviária do país. Para poder usar o sistema de transporte na Suíça sem ir à falência, os turistas estrangeiros têm a opção de adquirir alguns passes bem interessantes, que garantem o uso ilimitado de trens, ônibus e barcos por todo o país.

Os principais passes de transporte – e que você definitivamente deve avaliar e considerar ao planejar sua viagem – são o Swiss Travel Pass, o Swiss Travel Pass Flex e o Swiss Half Fare Card.

Mas quais as vantagens de cada um?

Swiss Travel Pass

Quem compra o Swiss Travel Pass pode utilizar livremente toda a rede de transporte público da Suíça em dias consecutivos (as opções são 3, 4, 6, 8 ou 15 dias). Isso inclui trens, ônibus, barcos e alguns teleféricos (no momento, Rigi, Stanserhorn e Stoos).

Passes de transporte na Suíça

Dentre as opções, estão disponíveis inclusive os famosos trens panorâmicos suíços, com enormes janelas que permitem uma vista sensacional para as paisagens do país. O único ponto a ser destacado é que, em alguns desses trens especiais, é necessário fazer reserva de assento mediante o pagamento de uma taxa adicional.

Além disso, o Swiss Travel Pass garante acesso gratuito a mais de 500 museus e castelos espalhados pelo país, como a Maison Cailler (fábrica de chocolates), a Maison du Gruyère (fábrica de queijos), o Matterhorn Museum e muitos outros.

Museus gratuitos com Swiss Travel Pass
Um dos museus que visitei sem pagar nada, só apresentando meu Swiss Travel Pass

Um dos grandes benefícios do passe, na minha opinião, são os descontos de até 50% na grande maioria dos caríssimos passeios de montanha, que normalmente envolvem subidas de trem de cremalheira, funicular e/ou teleféricos. Aliás, de todas as montanhas que pesquisei, a única que não oferecia 50% de desconto era o Jungfraujoch, em Interlaken, onde o desconto era de 25%. Todas as demais garantiam os 50%!!!

Schynige Platte - transporte da SUíça
Schynige Platte – um dos muitos passeios de montanha onde aproveitei o desconto de 50%

Outra boa notícia é que menores de 25 anos têm desconto de 30% na compra do passe e crianças entre 6 e 16 anos acompanhadas de um dos pais (detentor de um tíquete do Sistema de Transporte da Suíça) viajam gratuitamente! Menores de 6 anos também não pagam!

Os valores para adultos, atualizados em 2022, são os seguintes:

preços swiss travel pass

Swiss Travel Pass Flex

O passe Flex oferece os mesmos benefícios do Swiss Travel Pass, mas nesse caso você pode escolher 3, 4, 6, 8 ou 15 dias avulsos dentro do período de um mês.

Explicando melhor: você compra o passe para um número determinado de dias (por exemplo, quatro) e dentro do período de um mês pode escolher em quais quatro dias vai querer usar o passe. Por exemplo, nos dias 16, 20, 21 e 24 de junho (os dias não precisam ser em sequência).

O passe sempre deverá ser ativado antes do dia escolhido, ou na própria data mas antes de embarcar em qualquer meio de transporte (se for um bilhete online, a ativação é feita pela internet, se for físico, é preciso escrever a data no tíquete).

Transporte na Suíça

Os preços do Swiss Travel Pass Flex para adultos, atualizados em 2022, são:

preços swiss travel pass flex

Assim como no Swiss Travel Pass normal, menores de 25 anos têm desconto de 30% e crianças entre 6 e 16 anos acompanhadas de um dos pais (detentor de um tíquete do Swiss Travel System) viajam gratuitamente! Menores de 6 anos também não pagam!

Swiss Half Fare Card

Outro passe bem interessante para turistas, e que tem um valor muito mais baixo, é o Swiss Half Fare Card.

Esse passe garante 50% de desconto no uso do transporte público na Suíça, inclusive na maioria dos passeios de montanha.

Schilthorn Piz Gloria - transporte na SUíça
Schilthorn Piz Gloria – passeio com 50% de desconto com Half Fare Card

Pode ser uma opção excelente para quem não vai viajar muito de trem, mas pretende usar diversos teleféricos nos Alpes.

O Swiss Half Fare Card custa CHF 120.00 e tem a validade de um mês, aplicando-se as mesmas gratuidades dos demais passes para crianças menores de 6 anos e entre 6 e 16 anos.

Quer um exemplo de como é fácil fazer esse tíquete valer a pena mesmo que você não faça grandes deslocamentos de trem entre cidades?

Digamos que você queira fazer o passeio ao Jungfraujoch, uma das montanhas mais visitadas da Suíça. O bilhete custa CHF 235.80 ida e volta no mês de junho. Com o Half Fare Card, esse valor cai para CHF 117.90!

Jungfrau com Half Fare Card
Jungfrau

Agora vamos acrescentar ao cálculo também o passeio ao Gornergrat em Zermatt, para ver o famoso Matterhorn bem de pertinho. Essa experiência custaria CHF 126.00 sem nenhum passe, mas com o Half Fare Card vai sair CHF 63.00.

Matterhorn visto do transporte na SUíça
No trem para o Gornergrat

Ou seja, só nesses dois passeios você já teria CHF 180.00 de desconto (CHF 60.00 a mais do que o valor do passe)! Lembrando que é provável que você faça muito mais do que duas atividades de montanha durante sua viagem pela região alpina.

Todos os passes de transporte na Suíça (Swiss Travel Pass, Swiss Travel Pass Flex e Swiss Half Fare Card) são válidos da meia-noite do primeiro dia de validade até as 5h da manhã do dia seguinte ao último dia de validade.

Qualquer um deles pode ser comprado pela internet ou diretamente nas estações de trem da Suíça (tem que mostrar o passaporte).

Outra opção que pode ser útil para quem vai ficar mais focado em uma área específica da Suíça são os passes regionais Lago Genebra-Alpes, Tell – Suíça Central e Berner Oberland, cada um oferecendo uma ampla gama de benefícios de transporte e excursões de montanhas.

Para saber se algum dos passes vale a pena para você, simule as viagens pelo site da SBB, veja os preços das passagens e faça os cálculos e comparações.

Grand Train Tour of Switzerland

Você pode aproveitar o Swiss Travel Pass para fazer algum trecho do Grand Train Tour of Switzerland, uma rota com um total de 1.280km que leva os visitantes aos destinos mais populares do país.

Grand Train Tour
E em cada cidade que você parar, pode carimbar seu “passaporte” do Grand Train Tour

O Grand Train Tour inclui todos os trens panorâmicos premium da Suíça, que são o Bernina Express (de St. Moritz a Lugano), o Glacier Express (de Zermatt a St. Moritz), o Gotthard Panorama Express (de Lugano a Lucerna), o Golden Pass Panoramic (de Interlaken a Montreux) e o Luzern-Interlaken Express (de Lucerna a Interlaken).

Glacier Express
Glacier Express

Nessas viagens panorâmicas, você estará dentro de trens desenhados especialmente com a finalidade de garantir a melhor experiência aos passageiros, com janelas que vão até o teto, opções gastronômicas e trajetos que passam pelos inúmeros lagos e montanhas que fazem da Suíça um dos países mais lindos do mundo em belezas naturais.

Transporte na Suíça

Nesse link aqui, você encontra informações detalhadas sobre cada uma das rotas dos trens panorâmicos premium.

Swiss Travel Guide

Uma ótima dica para organizar seu uso de transporte na Suíça é baixar o app Swiss Travel Guide. Com ele, você consegue traçar as melhores rotas de um destino a outro, consultar o mapa de validade do Swiss Travel Pass e das estações de trem da Suíça, ler sobre as principais atrações do seu roteiro e até receber alguns descontos e brindes.

Eu ganhei dois souvenirs lindos com os cupons do Swiss Travel Guide: um copo de bambu do Matterhorn Glacier Paradise e um boné do Monte Pilatus.

Swiss Travel Guide
Dê uma olhada nos cupons que te interessam antes da viagem e salve nos favoritos do app. Assim, quando quiser usar o seu desconto ou ganhar brinde, fica fácil ativar o cupom, mesmo offline (após a ativação, ele só vale por 30 minutos).

Independentemente do passe que você escolha ou dos trechos que vá realizar, andar de trem na Suíça é uma experiência maravilhosa, pois você estará diante de uma pontualidade incomparável, veículos impecáveis, muito conforto e novas paisagens deslumbrantes a cada curva dos trilhos!

Leia também: