O que fazer em Lucerna em 1 dia: roteiro completo
Lucerna é uma cidade relativamente grande, com um centro histórico muito simpático, um lago deslumbrante e uma localização ideal para passeios bate-volta. Por isso, preparei aqui um roteiro completo do que fazer em Lucerna em 1 dia, perfeito para quem tem pouco tempo na cidade, seja por estar só de passagem, seja porque vai ocupar a maior parte dos seus dias em outros passeios pela região.
Onde ficar em Lucerna: dica para economizar
Antes de mais nada, queria deixar uma dica para quem pretende se hospedar em Lucerna mas está achando os preços um pouco acima do seu orçamento: procure acomodações fora do centro que fiquem próximas a estações de trem (ou paradas de ônibus).
Eu me hospedei em um hotel em Kriens, ao lado da estação Mattenhof, onde passavam trens a cada 15 minutos para a estação central de Lucerna. A viagem demorava apenas 6 minutos e a pontualidade, como podem imaginar, era suíça!
E não é só isso: todo mundo que se hospeda na região de Lucerna recebe um cartão de visitantes que dá direito ao uso ilimitado e gratuito do transporte público na zona 10 (que inclui algumas cidades vizinhas a Lucerna). Ou seja, mesmo que você fique um pouco fora do centro para economizar na hospedagem, vai conseguir chegar até lá rapidinho e sem gastar nada a mais por isso.
Roteiro de 1 dia em Lucerna
Bom, vamos partir então para as minhas sugestões do que fazer em Lucerna em 1 dia! Esse roteiro pode ser feito tanto em uma tarde (se você sair cedo de manhã para algum passeio nas montanhas ou no lago e voltar pouco depois do meio-dia) quanto ao longo de um dia inteiro, nesse caso com mais calma e tempo até mesmo para compras.
Todo o roteiro pode ser feito a pé e começa na estação de trem de Lucerna, onde recomendo passar no Centro de Informações Turísticas para pegar o guia oficial da cidade, que vem com mapa e alguns cupons de brindes (você tem que mostrar nas lojas respectivas para ganhar um souvenir).
Essa estação é bem nova, foi inaugurada em 1991 depois de o antigo prédio ter sido destruído pelo fogo em 1971. Mas ao sair da estação em direção ao rio, você poderá admirar um belo portal que sobreviveu ao incêndio e hoje dá as boas vindas a todos que chegam a Lucerna.
Logo ali em frente, na beira do lago, já há um embarcadouro onde é possível pegar barcos que fazem passeios pelo lago Lucerna. A ponte Seebrücke é um bom local para observar o vai e vem dos barcos.
Mas ainda não vamos atravessar a ponte.
Se você caminhar pela beira do lago para a esquerda, pela Banhofstrasse, chegará rapidamente até a Kapellbrücke (Ponte da Capela), principal cartão postal da cidade que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Lucerna em 1 dia.
Essa ponte de madeira foi construída no século XIV, mas apenas parte dela é original, pois um grande setor foi destruído pelo fogo em 1993. Caminhando por ela, você poderá observar em sua cobertura diversas pinturas do século XVII que ilustram a história suíça e local.
Bem no meio, chama a atenção a enorme torre octogonal, de 34,5m de altura, conhecida como Wasserturm (Torre da Água). Ela foi construída para proteção da cidade e hoje ajuda a embelezar ainda mais a paisagem sobre o Rio Reuss.
Seguindo pela beira do rio, a próxima parada é a Jesuitenkirche (Igreja Jesuíta), construída no século XVII com a finalidade de servir também como escola.
Foi considerada a mais bela igreja barroca da Suíça e, ao entrar lá dentro, você logo vai perceber o porquê. Ela é toda trabalhada em gesso rosa e branco e cheia de afrescos, sendo muito diferente da maioria das igrejas da Europa.
Caso você seja curioso com relação a locais históricos, faça um pequeno desvio pela Burgerstrasse até a Alte Suidtersche Apotheke, a farmácia mais antiga de Lucerna, que foi inaugurada em 1833 e funciona até hoje.
Confesso que eu achei mais interessante a praça em frente (Franziskanerplatz), do que a farmácia em si! Tem uma fonte bem bonita e florida e um bistrôzinho muito simpático.
Voltando à rota, pegue a rua comercial Pfistergasse até chegar a um túnel que leva diretamente à Spreuerbrücke (Ponte de Palha), mais uma ponte de madeira medieval, esta construída no século XV.
Diferente da Kappelbrücke, as pinturas na cobertura da Spreuerbrücke tem uma temática bem macabra, mostrando, em 67 obras, a chamada Totentanz, ou “dança da morte”.
Caminhando pela ponte você vai enxergar uma barragem de madeira que controla a água do rio Reuss, impedindo as cheias no Lago Lucerna. O nome dela é Nadelwehr (Barragem de Agulha) e é mais um local curioso para conhecer na cidade.
Do outro lado da Spreuerbrücke você estará na Mülhenplatz, uma praça com construções antigas e alguns bares com mesas ao ar livre. A partir dali, você vai caminhar por ruas comerciais exclusivamente voltadas para pedestres. Fique atento às construções à sua volta, pois elas são bem típicas e algumas contam com enormes pinturas coloridas nas fachadas.
Provavelmente, a primeira praça que aparecerá no seu caminho é a Weinmarkt, cheia de afrescos rebuscados em suas construções e com uma fonte lindíssima em estilo gótico no centro.
Não deixe de apreciar também as típicas pinturas das casas da Hirschenplatz e da Sternenplatz, com destaque para a fachada do Restaurant Fritschi.
Na Kronmarkt, você vai encontrar a Alte Rathaus, ou antiga prefeitura da cidade. O prédio de pedra em estilo renascentista italiano foi construído entre 1602 e 1606, e a torre do relógio que fica ao lado é do século XIV.
E para encerrar a lista de charmosas praças do centro antigo de Lucerna, vamos dar uma passadinha na Kappelplatz, onde fica a igreja mais antiga da cidade, a Peterskapell. Construída inicialmente em 1178, foi ela que originou o nome da Kappelbrücke, que começa logo em frente.
Nessa praça, localiza-se também a Fritschibrunnen, fonte toda colorida que é o ponto de partida do carnaval de Lucerna.
Se você gosta de fazer umas comprinhas, pode ter certeza que vai se divertir nas inúmeras lojas que estarão no seu caminho ao transitar entre todas essas praças!
E como estamos novamente bem pertinho do rio Reuss, que tal sentar em um dos vários restaurantes do Rathausquai, com mesas de frente para a água, e beber ou comer alguma coisa? Mas já aviso que em finais de semana conseguir um lugar por ali pode ser bem complicado!
Nós almoçamos no tradicional Pfistern, que tem um cardápio bem variado com pratos típicos suíços. Também é possível chegar até ele por uma escadaria ao lado da prefeitura (e aproveitar para admirar o visual de sua fachada toda pintada).
Se você ainda tiver tempo e quiser conhecer mais um ponto turístico bem famoso de Lucerna, caminhe (com um pouco de subida) ou pegue um ônibus (grátis com o seu cartão de visitante) até o Löwendenkmal (Monumento do Leão). Esse local é muito importante para os suíços porque foi criado para homenagear os soldados que morreram durante um ataque às Tuilleries em 1792. É impressionante o realismo da escultura, especialmente a expressão triste no rosto do leão.
Uma curiosidade: dizem que o artista responsável pela obra, Bertel Thorvaldsen, ficou sabendo no meio do trabalho que não haveria dinheiro para pagar o que lhe fora prometido. Como forma de protesto, alterou o formato da caverna onde o leão foi insculpido, fazendo suas bordas em formato de um porco. Se é verdade ou coincidência, eu não sei, mas olhando bem realmente parece que o leão está dentro de um porco!
Dali, é só descer em direção ao lago, que você passará pela Hofkirche St. Leodegar, a igreja renascentista mais importante da Suíça, e poderá caminhar tranquilamente pelas margens do lago de volta à estação de trem, para encerrar o seu roteiro de 1 dia por Lucerna.
Conclusão
Espero que você tenha gostado das minhas sugestões do que fazer em Lucerna em 1 dias! É claro que, dependendo do seu tempo por lá, tem muitas outras atrações para conhecer, mas esse é um roteiro mais curtinho, para quem só vai conseguir conhecer o centro histórico.
Lucerna também conta com alguns museus bem interessantes, como o Museu Suíço dos Transportes (o mais visitado do país e com várias outras atividades no mesmo prédio) ou o Jardim das Geleiras (Gletschergarten).
Outras opções muito populares de passeios partindo da cidade são as subidas ao Monte Pilatus, ao Monte Rigi e ao Monte Titlis, além de tours de barco pelo Lago Lucerna (alguns tipos estão inclusos no Swiss Travel Pass).
Leia também:
- Monte Pilatus: passeio imperdível em Lucerna
- Roteiro de 20 dias entre Suíça e Itália de carro
- Roteiro de 1 dia em Gruyères, na Suíça
- O que fazer em Interlaken – Suíça
- La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça
- Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken
- Lago de Thun: o que ver em um bate-volta de Interlaken
- Lago Brienz: água azul turquesa e típicas paisagens suíça
- Zermatt: o que fazer aos pés do Matterhorn
- Gornergrat: a melhor vista do Matterhorn
Oi! Por favor poderia me dar mais informações sobre o cartão de transporte para visitantes?
Olá! Se você ficar hospedada na cidade de Lucerna, vai receber da sua acomodação (por e-mail ou pessoalmente) o cartão de visitantes, que dá direito ao uso do transporte metropolitano (dentro da zona 10), descontos em algumas atrações e wifi gratuito em algumas áreas. Caso não receba automaticamente, pode pedir para a sua hospedagem. Com o cartão em mãos, é só andar no transporte livremente (não precisa comprar nem validar mais nada). Aliás, se você andar no transporte no dia de sua chegada e ainda não tiver o cartão de visitantes, a confirmação de reserva da acomodação serve como passe livre também. Se precisar de mais alguma informação, tem tudo explicadinho no site da cidade: https://www.luzern.com/en/information/useful-information/visitor-card-lucerne
Boa viagem!
Sabe dizer se há lockers para mala na estação de Lucerna? Tava pensando em passar o dia por lá e descer até interlaken depois.
Oi, Thiago! Tem lockers sim! Nesse link aqui você encontra todas as informações de horários e localização exata na estação: https://www.sbb.ch/en/travel-information/stations/find-station/lucerne-station/shopping/shop-detail.html/geo-gepaeckaufbewahrung-8f4a
Olá!
Gostei muito das informações dadas por vc. Levarei uma senhora de 82 anos para viajar. Um dos desafio que tenho é encontrar meios para que ela não precise andar tanto. Por exemplo, para chegar no monumento do leão, o city train não pára, só passa por lá; o tuk tuk achei caríssimo; o ônibus deixa perto, mas depois tem a subida. Como é o serviço de táxi ou uber em Lucerna?
Oi, Suzana! Também viajei com pessoas mais idosas, então fomos ao monumento do leão em um dia que estávamos circulando de carro. Realmente tem um pouco de subida. Infelizmente não tive a oportunidade de usar táxi e Uber em Lucerna, então não saberia dizer como é. Mas tudo funciona tão bem na Suíça que imagino que o mesmo se aplique aos táxis.