Roteiro de 1 dia em Gruyères, na Suíça
Localizada no cantão de Fribourg, Gruyères é um dos vilarejos medievais mais típicos da Suíça. Com castelo, museus e experiências gastronômicas exclusivas, não faltam atividades para entreter os visitantes. E para que você não perca nada quando for para lá, preparei esse roteiro de 1 dia em Gruyères, com todas as dicas e informações que você precisa para aproveitar ao máximo a região.
1 – La Maison du Gruyère
Como não pensar em queijo ao ouvir o nome de Gruyères? A cidade é o berço de dois dos principais queijos suíços: o Gruyère AOP e o Vacherin Fribourgeois AOP (que, diga-se de passagem, fazem um fondue imperdível quando misturados meio a meio).
O local mais tradicional para degustar e aprender sobre a fabricação do queijo é a Maison du Gruyère, que fica aos pés do vilarejo medieval. Ali, você poderá ouvir todos os detalhes e curiosidades sobre a produção do leite e sua transformação em queijo, além de observar ao vivo a fábrica de Gruyère AOP em funcionamento.
Também gostei muito da mercearia com produtos regionais e do restaurante anexo, onde comi um dos melhores fondues da minha vida!
Esse pode ser o primeiro passeio do seu roteiro de 1 dia em Gruyères, pois fica bem em frente à estação de trem (mas também tem estacionamento baratinho).
Para mais informações sobre a visita e sobre a minha experiência na Maison du Gruyère, clique nesse link aqui.
2 – Caminhada pelo vilarejo medieval
Saindo da Maison du Gruyère, você pode subir até o vilarejo a pé (em torno de 15 minutos, mas com bastante inclinação), de ônibus ou de carro. Caso opte pela última opção, recomendo seguir até o Parking P1 – Chavonne, para chegar o mais perto possível do topo da colina. Resista à tentação de parar nos primeiros estacionamentos, pois a subida será bem puxada.
A cidadezinha é uma graça! Em mais ou menos 250m de rua principal, você vai encontrar cafeterias, restaurantes, lojinhas e hotéis, tudo muito bem cuidado, com floreiras nas janelas e “placas” de metal em estilo medieval.
Aproveite para tirar foto de cada cantinho e não deixe de se desviar um pouquinho até a muralha externa para poder observar a vista dos campos e montanhas da região de Gruyère.
Quase no topo do vilarejo, há dois museus que podem ser incluídos no seu roteiro de 1 dia em Gruyères, especialmente se você tiver um Swiss Travel Pass (garante entrada gratuita em ambos).
3 – Museu HR Giger
O primeiro é o Museu HR Giger, dedicado a obras do artista suíço Hans Ruedi Giger, que ganhou o Oscar de Efeitos Visuais em 1980 pelo seu trabalho no filme Alien.
Apesar de essa temática não parecer ter muita relação com o vilarejo de Gruyères, foi ali que o artista decidiu comprar uma “casa” (Castelo St. Germain), que hoje abriga uma enorme coleção de fotos, esculturas, móveis e outros objetos que remetem a um universo fantástico.
Os ingressos custam CHF 12.50 para adultos, mas é possível comprar o bilhete combinado com o Château de Gruyères por CHF 19. Para preços sempre atualizados, acesse o site oficial.
Vale a pena dar uma olhada também no bar logo em frente, todo decorado com temática de “Alien”.
4 – Tibet Museum
Logo após passar pelo Museu HR Giger, você estará no Tibet Museum, onde está exposta uma das maiores coleções de arte sacra budista no mundo. São mais de 350 obras de arte produzidas no Tibet, Nepal, Caxemira, norte da Índia e Birmânia entre os séculos VI e XVIII.
O museu pertence à Fundação Alain Bordier, que foi o responsável por colecionar todas as peças lá expostas.
Os ingressos para o Tibet Museum custam CHF 10 para adultos e também há opção de bilhete combinado com o Château de Gruyères por CHF 17. Acesse o site oficial na data da sua visita para confirmar os preços e horários de funcionamento.
5 – Château de Gruyères
Bom, agora vamos para um local que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de 1 dia em Gruyères: o seu famoso castelo, localizado no ponto mais alto da colina, a 830 m de altitude!
Construído nos anos 1270 pelos condes de Gruyères, o castelo passou pelas mãos de bailios (oficiais de justiça) de Fribourg, de prefeitos e das famílias Bovy e Balland de Genebra, antes de ser retomado pelo Cantão de Fribourg em 1938 e aberto ao público.
É claro que, ao longo de todo esse período, o Château de Gruyères foi passando por diversas modificações, de forma que a visita hoje em dia permite uma viagem por oito séculos de arquitetura e história.
Há salas e quartos de inspiração barroca, dos séculos XVII e XVIII, como a Sala dos Bailios.
Pinturas e decorações de inspiração romântica relembram o período em que o castelo foi habitado pelas famílias Bovy e Balland, que traziam seus amigos artistas para visitar (e trabalhar) por ali a partir de 1852. Destacam-se obras de Jean-Baptiste Corot e Barthélemy Menn.
Também gostei muito de passear pela área externa do castelo, especialmente a muralha do século XV e o jardim à francesa concebido pela família Balland no século XX.
O jardim é realmente muito bonito e as paisagens, com as montanhas da região de Gruyère ao fundo, são de tirar o fôlego!
Outro fato legal sobre o castelo é que ele costuma abrigar diversas exposições temporárias e eventos sazonais.
No final de semana da minha visita, estava ocorrendo a festa medieval de São João (que ocorre exatamente na mesma época que as nossas festas daqui). Foi muito interessante, pois havia dezenas de pessoas da comunidade vestidas com roupas típicas medievais e realizando atividades da época (luta de espada, danças e música típica, etc).
Também foi montada uma espécie de feira medieval, com barraquinhas oferecendo produtos que seriam tradicionais naquele período.
A visita dura entre 30 e 60 minutos e os ingressos custam CHF 12 para adultos, CHF 8 para idosos e estudantes e CHF 4 para crianças de 6 a 15 anos. Portadores do Swiss Travel Pass tem entrada gratuita. Acesse o site oficial para informações sempre atualizadas sobre valores e horários.
6 – Maison Cailler
Para encerrar o nosso roteiro de 1 dia em Gruyères, vamos sair do vilarejo e dar um pulinho na cidade vizinha de Broc, mais especificamente na Maison Cailler, que fica a apenas 8 minutos de carro ou aproximadamente 30 minutos de trem/ônibus.
Para quem sempre quis conhecer uma fábrica de chocolates suíços, esta é uma excelente opção!
A Cailler é uma das mais tradicionais marcas de chocolate da Suíça e sua fábrica, na cidade de Broc, recebe visitantes para uma experiência interativa e multimídia, na qual é contada toda a história do chocolate, demonstrado todo o processo de produção e oportunizada a degustação de cada um dos doces da Cailler.
Eu adorei a visita, a loja e o atelier que fiz com um chocolatier da marca, então recomendo leitura do post específico sobre a Maison Cailler, onde conto em detalhes toda a minha experiência por lá.
Para finalizar
Se cumprir esse roteiro de 1 dia em Gruyères, provavelmente encerrará suas atividades em torno das 17 ou 18 horas (a maioria das atrações fecha às 17h nos meses de inverno e às 18h nos meses de verão).
Caso se hospede na região, poderá ainda curtir um jantar tradicional nos restaurantes do vilarejo, de preferência algo com muito queijo!
Se não, terá tempo de sobra para se deslocar até a próxima cidade da Suíça que for visitar (eu,por exemplo, saí de Gruyères em torno de 18h30 e segui diretamente para Interlaken, onde dormi pelas quatro noites seguintes).
Leia também:
- O que fazer em Interlaken – Suíça
- O que fazer em Lucerna em 1 dia: roteiro completo
- Gornergrat: a melhor vista do Matterhorn
- Matterhorn Glacier Paradise: como é o passeio em Zermatt
- La Maison du Gruyère: visita à fábrica de queijos na Suíça
- Schynige Platte: paisagens deslumbrantes perto de Interlaken
- Lago de Thun: o que ver em um bate-volta de Interlaken
- Lago Brienz: água azul turquesa e típicas paisagens suíças
- Monte Pilatus: passeio imperdível em Lucerna
- Zermatt: o que fazer aos pés do Matterhorn
Adorei essa visita por Gruyere
É muito legal mesmo!